Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Clima anormal está a alimentar furacão "Irma", diz meteorologista

07 set, 2017 - 17:00

Em declarações à Renascença, Manuel Costa Alves fala numa rara conjugação de eventos, potenciada pela temperatura anormalmente quente da água do mar.

A+ / A-
"Irma" faz 10 mortos e deixa rasto de destruição nas Caraíbas
"Irma" faz 10 mortos e deixa rasto de destruição nas Caraíbas

Ainda é cedo para dizer que a formação de três furacões em simultâneo no Atlântico resulta das alterações climáticas, mas, à Renascença, o meteorologista Manuel Costa Alves considera que algo de muito anormal se está a passar.

O “Irma” avança pelo Atlântico a uma velocidade média de 26 quilómetros por hora em simultâneo com outros dois furacões, o “Katia” e o “José” progridem para a América Central.

Manuel Costa Alves fala numa rara conjugação de eventos, potenciado pela temperatura anormalmente quente da água do mar.

“Num ano normal de actividade ciclo-genética no Atlântico raramente se verifica uma situação de um outro ciclone tropical acompanhar a trajectória do primeiro. Ainda não estamos em condições de dizer que são consequências do aquecimento global, mas cada vez mais temos sinais de anomalias - quentes - da temperatura da água do mar em zonas atlânticas inesperadas e, nas zonas propícias ao desenvolvimento de ciclones tropicais, temos indicações de que têm maior durabilidade as zonas de águas mais quentes que alimentam a formação destes turbilhões.”

O “Irma, um furacão de nível máximo na escala Saffir-Simpson, dirige-se agora para a República Dominicana, depois de ter espalhado a destruição em várias ilhas das Caraíbas e feito pelo menos uma dezena de mortos.

O furacão mantém grau 5 de intensidade há vários dias e é o mais forte alguma vez registado na bacia do Atlântico.

O meteorologista Manuel Costa Alves explica que o “Irma” está a obter energia na sua progressão através de “águas muito quentes do Atlântico”.

“São anomalias quentes naquela zona que permitem a realimentação contínua do turbilhão ciclónico na sua evolução durante tanto tempo”, sublinha.

“Este grau 5 é, realmente, uma situação anómala. Nos últimos anos, temos verificado que se constituem situações anómalas deste tipo até em latitudes diferentes daquelas em que normalmente os ciclones evoluem”, explica o meteorologista Manuel Costa Alves.

Os cinco furacões que mais mataram nos EUA
Os cinco furacões que mais mataram nos EUA
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marco Chapita
    07 set, 2017 Lisboa 21:21
    entao onde anda o Trump??? que disse que as alteraçoes climaticas eram uma mentira e não existiam??? deviam no por lá no meio do furacao.
  • 07 set, 2017 20:39
    É perguntar aos coreanos e à China o que é que eles andam a fazer.,,
  • Aquecimento global
    07 set, 2017 Porto 19:01
    Bem uma coisa é certa. Será que o sr pr dos states vai agora mudar de opinião quanto ao aquecimento global. Uma coisa é certa. Convem que mude de opinião, pois aquelas zonas por varias circunstancia normais são as mais atingidas, e ele deve de ponderar, pelo menos dormir com a consciência tranquila que fez alguma coisa para inverter a situação do clima. Só todos nos empenhando é que se pode fazer algo.
  • Lurdes
    07 set, 2017 Maceira 17:23
    Como eu disse num outro site sobre este assunto, o homem quer ser mais forte do que a natureza e tem destruído tudo à sua volta. A terra está FURiosa. Está na hora de começar a reparar tanto mal que tem sido e está a ser feito ao nosso lindo planeta.

Destaques V+