07 set, 2017 - 12:57
Chama-se “Yupido SA” e no seu site declara-se como uma empresa “não tradicional”, mas aquilo que realmente a torna distintiva é o capital social: 28 mil milhões de euros.
Sediada nas Torres de Lisboa, a empresa que, até ao dia de ontem, não era conhecida dos portugueses, regista um capital social de precisamente 28.768.199.972 euros - o equivalente a 15% de toda a riqueza geral em Portugal em 2016.
O estranho caso da empresa que vale nove vezes mais do que o valor de mercado do BCP espoletou as atenções dos utilizadores da rede social Twitter, na quarta-feira, e saltou para as páginas dos jornais, com todos a questionarem-se como é possível uma empresa nacional desconhecida do público ter um capital social a rivalizar com as gigantes norte-americanas Apple ou Alphabet.
Mas o que sabemos sobre a Yupido SA? Constituída a Julho de 2015, já com um capital social superior a 243 milhões de euros, tem no seu conselho de administração duas pessoas: Torcato Caridade da Silva, como presidente, e Cláudia Alves, vice-presidente.
Como principais áreas de actividade, a Yupido diz dedicar-se à “prestação de serviços de consultoria para os negócios e gestão”, mas não só: “consultoria tecnológica e desenvolvimento de serviços de informação, bem como gestão e tratamento de informação”, “fornecimento de infraestruturas para domiciliação, serviços de processamento de dados e actividades relacionadas”, serviços de design, marketing, “domiciliação de páginas” ou “relações públicas e comunicação, publicidade” fazem parte das áreas de actuação da Yupido SA.
Apesar da área de actuação diversificada, o volume de vendas em 2015 e 2016 é… nulo. Segundo a publicação online ECO, a Yupido registou, em 2015 e 2016, um volume de vendas igual a zero, tendo, no ano passado, registado perdas que chegaram aos 21 570 euros.
Sabe-se ainda que é em 2016 que a empresa, que então registava um capital próprio de 243 milhões de euros, terá realizado um aumento capital em espécie, tendo justificado o valor de 28 mil milhões de euros como uma avaliação total dos “activos intangíveis” – ou seja, licenças de exploração, patentes ou marcas, por exemplo - geridos pela empresa.
Apesar dos activos intangíveis poderem representar activos em potencial que a empresa ainda não está a explorar - e não sendo público que activos intangíveis são estes - a dimensão relativa do capital social desta empresa não deixa de causar curiosidade, principalmente se tivermos em conta que o capital social da EDP, a título de exemplo, é de 3.66 mil milhões de euros.
Contactada pela Renascença através do formulário disponibilizado no site da empresa – a única forma de contacto disponível – a Yupido SA não respondeu.