Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Yupido SA. O estranho caso da empresa que diz valer 28 mil milhões de euros

07 set, 2017 - 12:57

A empresa diz valer o equivalente a 15% da riqueza gerada em Portugal no ano passado, número nove vezes superior ao do valor de mercado do BCP. Ninguém sabe ao certo o que faz.

A+ / A-

Chama-se “Yupido SA” e no seu site declara-se como uma empresa “não tradicional”, mas aquilo que realmente a torna distintiva é o capital social: 28 mil milhões de euros.

Sediada nas Torres de Lisboa, a empresa que, até ao dia de ontem, não era conhecida dos portugueses, regista um capital social de precisamente 28.768.199.972 euros - o equivalente a 15% de toda a riqueza geral em Portugal em 2016.

O estranho caso da empresa que vale nove vezes mais do que o valor de mercado do BCP espoletou as atenções dos utilizadores da rede social Twitter, na quarta-feira, e saltou para as páginas dos jornais, com todos a questionarem-se como é possível uma empresa nacional desconhecida do público ter um capital social a rivalizar com as gigantes norte-americanas Apple ou Alphabet.

Mas o que sabemos sobre a Yupido SA? Constituída a Julho de 2015, já com um capital social superior a 243 milhões de euros, tem no seu conselho de administração duas pessoas: Torcato Caridade da Silva, como presidente, e Cláudia Alves, vice-presidente.

Como principais áreas de actividade, a Yupido diz dedicar-se à “prestação de serviços de consultoria para os negócios e gestão”, mas não só: “consultoria tecnológica e desenvolvimento de serviços de informação, bem como gestão e tratamento de informação”, “fornecimento de infraestruturas para domiciliação, serviços de processamento de dados e actividades relacionadas”, serviços de design, marketing, “domiciliação de páginas” ou “relações públicas e comunicação, publicidade” fazem parte das áreas de actuação da Yupido SA.

Apesar da área de actuação diversificada, o volume de vendas em 2015 e 2016 é… nulo. Segundo a publicação online ECO, a Yupido registou, em 2015 e 2016, um volume de vendas igual a zero, tendo, no ano passado, registado perdas que chegaram aos 21 570 euros.

Sabe-se ainda que é em 2016 que a empresa, que então registava um capital próprio de 243 milhões de euros, terá realizado um aumento capital em espécie, tendo justificado o valor de 28 mil milhões de euros como uma avaliação total dos “activos intangíveis” – ou seja, licenças de exploração, patentes ou marcas, por exemplo - geridos pela empresa.

Apesar dos activos intangíveis poderem representar activos em potencial que a empresa ainda não está a explorar - e não sendo público que activos intangíveis são estes - a dimensão relativa do capital social desta empresa não deixa de causar curiosidade, principalmente se tivermos em conta que o capital social da EDP, a título de exemplo, é de 3.66 mil milhões de euros.

Contactada pela Renascença através do formulário disponibilizado no site da empresa – a única forma de contacto disponível – a Yupido SA não respondeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    11 set, 2017 Viseu 21:47
    O que a dita empresa faz será em princípio aquilo que consta da escritura de constituição de sociedade e ou do CAE (S) ( Código de atividade económica que mencionou na declaração de início de atividade e que entregou num determinado Serviço de Finanças, se porventura se dedicar a qualquer outra coisa compete que tal seja averiguado pelas autoridades responsáveis, ou seja não parece à primeira vista que a questão seja assim tão complicada de descobrir, isto desde que para o efeito haja ordens superiores e vontade para o fazer, digo eu.
  • maria
    11 set, 2017 lx 12:37
    Escreva aqui o seu comentário... Cláudia Alves para ser mais preciso esteve na juventude pp entre 2014 e 2015
  • couto machado
    10 set, 2017 porto 20:04
    O que faz esta empresa ? Milagres....
  • virgiliosilva
    08 set, 2017 virgiliosilva334@hotmail.com 07:20
    GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO COM A EMPRESA YUPIDDO, S.A.
  • Bento Caeiro
    07 set, 2017 Lisboa 18:54
    Não é para levar a sério. Vejam que até no nome há engano, é Cupido. E, como tal, é apenas anzol a querer apanhar peixe graúdo. Espero bem que o consigam - apanhar os graúdos. Gente esperta e empreendedora, tal como os que se vão abotoar com as ajudas aos incêndios e aqueles que arrecadaram as ajudas da União Europeia. Só espero que Timor não caia no erro de enviar a sua ajuda - falo dos incêndios, incêndios. Não da Cupido, perdão, Yupido - não será, antes, "A you peço".
  • Joaquim Russo
    07 set, 2017 Prior Velho 15:11
    Já tentaram informação sobre - cpegerh - companhia portuguesa de economia e gestão de empresas, é a entidade detentora da marca yupido. Informação referente a 2012 : - Atos Societários, Dívidas Fiscais e Ações em Tribunal
  • Horagaita
    07 set, 2017 Azeitão 14:47
    Cheira a pó daquele que se vende em festivais.
  • Ernesto
    07 set, 2017 Lisboa 14:45
    Com tanta competência a Entupido deve estar a preparar-se para dar o golpe no baú.

Destaques V+