Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Três furacões em simultâneo

06 set, 2017 - 22:11

"Irma", "José" e "Katia". A última vez que houve três furacões em simultâneo foi em 2010.

A+ / A-

Neste momento são três os furacões que avançam no Atlântico. Para além do “Irma”, que segue no grau cinco, já se formaram também o “Jose” e o “Katia”.

Nos seus boletins de informação mais recentes, às 22h00 de Lisboa, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) indicou que os ventos do José atingem os 120 quilómetros horários (categoria 1 de uma escala de 5) e que progride a 26 quilómetros por hora na direcção oeste-noroeste. Esta direcção deve ser mantida durante as próximas 48 horas.

O NHC espera que o "José", que está "a ganhar força rapidamente", aproxima-se da categoria 3, correspondente à de "furacão importante", com ventos entre 178 e 208 quilómetros por hora.

O "José" encontra-se a cerca de 1.700 quilómetros do arquipélago das Pequenas Antilhas, mas ainda não foi emitido qualquer alerta.

Do outro lado do Golfo do México, 300 quilómetros a nordeste da cidade mexicana de Veracruz, está o furacão "Katia", com ventos de 120 quilómetros horários, que devem aumentar nas próximas 48 horas.

Este furacão está a deslocar-se lentamente, a seis quilómetros por hora, para o sudeste, e a sua trajetória deve manter-se nas próximas horas.

Segundo o NHC, o governo do México decretou uma "vigilância furacão" para uma parte do litoral no Estado de Veracruz, entre Tuxpan e Laguna Verde. Esta medida significa que os ventos do furacão devem chegar à zona em questão em 48 horas.

A última vez que houve três furacões em simultâneo foi em 2010.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+