Tempo
|
A+ / A-

Tribunal Europeu decide que Bruxelas pode obrigar Estados a receber refugiados

06 set, 2017 - 12:13

O Tribunal de Justiça da UE rejeitou os recursos que tinham sido apresentados pela Hungria e pela Eslováquia contra as quotas obrigatórias para a distribuição de candidatos a asilo.

A+ / A-

Bruxelas pode mesmo obrigar Estados-membros da União Europeia (UE) a receber refugiados. O Tribunal de Justiça da UE rejeitou os recursos que tinham sido apresentados pela Hungria e pela Eslováquia contra as quotas obrigatórias para a distribuição de candidatos a asilo.

Depois de alguns Estados terem encerrado fronteiras, milhares de pessoas viram-se encurraladas na Grécia e em Itália. Agora, a mais alta instância judicial da UE conclui que Bruxelas pode forçar os governos nacionais a aceitar as quotas que foram decididas pelo Conselho Europeu para a repartição dos candidatos a asilo.

“O tribunal rejeita as acções apresentadas pela Eslováquia e a Hungria contra o mecanismo provisório para a recolocação obrigatória de candidatos a asilo”, indica um comunicado divulgado esta quarta-feira pelo tribunal europeu com sede no Luxemburgo.

Na opinião de Carlos Coelho, eurodeputado do PSD, a Hungria e a Eslováquia devem aceitar “as regras do jogo” e "ajudar a Europa no seu todo a resolver este problema”.

Em declarações à Renascença, o eurodeputado considera que a Hungria se está “a portar mal” e que se encontra “de mão estendida a dizer: ‘Eu só quero receber da União [Europeia] e não quero ajudar’".

Se algum Estado não assumir as responsabilidades que lhe competem, “está-se a colocar fora do Direito da União e põe-se ao alcance de sanções”, avança Carlos Coelho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    06 set, 2017 Lx 19:27
    Os 5 paises que se opuseram não vão receber ninguém e não é uma instituição estrangeira que vai mandar nestes paises soberanos ainda para mais depois dos atentados consecutivos que aconteceram nos paises que receberam refugiados!!Com este tipo de decisões a UE tem os dias contados!!Ainda estou à espera de um referendo para poder dar a minha opinião sobre se quero ou não pertencer à UE, ao Euro ou a Schengen por exemplo!!
  • Para refletir...
    06 set, 2017 Almada 16:00
    Alguns ainda não perceberam que vão votar e depois quem manda são os tribunais e não o poder que resultou das eleições. Ou seja existe um governo paralelo dos tribunais que tem mais poder que o que resultou de eleições.
  • Filos
    06 set, 2017 Castelo Branco 15:16
    Mas que grande novidade! Claro que o Tribunal Europeu nunca poderia ir contra a “agenda” político/social da União Europeia de “implantar” definitivamente o Plano Kalergi, que ajudados pelo Lobby financeiro islâmico, Sunita/Wahabita, da Arábia Saudita estão a fazer todos os possíveis e impossíveis para destruir a Europa e de criarem mais instabilidade em países muçulmanos (de onde maioritariamente vêem os ditos refugiados/migrantes económicos) …não é por “acaso” que, infelizmente o ocidente “preferiu” aliar-se à Arábia Saudita, a serpente cascavel Sunita/Wahabita do islão - A VERDADEIRA DITADORA (com uma interpretação mais fundamentalista, extremista, ultra conservadora, medieval do Islão), em detrimento de por ex. o Irão Xiita e a Síria Xiita/Alauita, com um presidente multicultural, laico, ocidentalizado, culto, em que existia liberdade até das mulheres conduzirem o seu carro, liberdade de andarem sozinhas na rua se quisessem, liberdade religiosa, etc., com uma família lindíssima, principalmente a mulher Asma al-Assad (que faz "inveja" a muitas mulheres, até no ocidente) e em particular às muçulmanas Sunitas da Arábia Saudita -e diz uma islamofóbica - com muito ORGULHO, mas que sabe ver as diferenças dos moderados e dos radicais . É mil vezes melhor para a Síria e em particular para o resto do mundo um Xiita/Alauita, do que mil sunitas da Arábia Saudita! Os Sunitas são cerca de 80% dos muçulmanos e uma parte deles (dos mais poderosos) pretendem aniquilar os restantes 20%.
  • Rui Alves
    06 set, 2017 Sintra 14:56
    Vai ser lindo vai... A Europa já está pejada de porcaria, ainda mais, afunda!!
  • Manuel
    06 set, 2017 Lisboa 14:33
    Sr. Carlos Coelho, vamos meter pessoas destas cá dentro para depois acamparem nos jardins que a CML se tem empenhado em arranjar? Verdade seja dita se não forem eles são os cães que vão lá fazer as necessidades. Vejam o que tem acontecido nas outras cidades europeias. Gostariam de ver o parque eduardo VII, o campo grande a alameda d. afonso henriques pulverizada de tendas de campismo para além dos cócós dos cães? Apoiar os refugiados sim, mas na terra deles.
  • Miguel
    06 set, 2017 lisboa 14:29
    Então agora vamos ser obrigados a receber terroristas de braços abertos?👐😀👐👳👳👳👳👳👳💣💣💣💣💣💣

Destaques V+