Tempo
|
A+ / A-

Nobel da Paz quebra silêncio sobre os rohingya

06 set, 2017 - 10:14

Aung San Suu Kyi estava a ser acusada de não falar em defesa desta minoria muçulmana perseguida. Mais de 140 mil pessoas tentam fugir a pé ou de barco do Myanmar depois da escalada de violência no país.

A+ / A-

A líder do Governo birmanês quebrou o silêncio sobre a crise da minoria rohingya. Aung San Suu Kyi critica o que diz ser o "icebergue de desinformação" e assegura que "protegerá" os direitos de todas as pessoas do país.

As garantias foram dadas durante uma conversa telefónica com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e tornadas públicas nesta quarta-feira.

Também hoje, uma fonte das Nações Unidas referiu que pelo menos 146 mil pessoas da minoria muçulmana rohingya, não reconhecida pelas autoridades birmanesas, cruzaram a fronteira com o Bangladesh para fugirem à violência.

A onda de violência sectária no oeste da Birmânia, uma região declarada "zona de operações" pelo exército, já provocou a morte a mais de 400 pessoas.

O conflito começou no dia 25 de Agosto, quando um milhar de efectivos do Exército de Salvação do Estado Rohingya atacou 20 postos governamentais no estado de Rakhine, levando os militares a responder a esses ataques.

Aung San Suu Kyi, Nobel da Paz e líder do país, estava a ser acusada pelos países ocidentais e pela ONU de nada fazer para proteger esta comunidade.

O Papa já anunciou que vai a Myanmar em Novembro.

Quem são os rohingya, que fogem aos milhares de Myanmar?
Quem são os rohingya, que fogem aos milhares de Myanmar?
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ussumany
    16 set, 2017 Paris 06:41
    Igor pelo visto tu es um idiota porque disse isso que ñ podes insultar todos os Muçulmanos só porque conheces um muçulmano ou nem por isso estes inocentes estão correr por todos os lados do mundo por budistas fanáticos e as suas casas estão sendo queimadas só por causa das crenças meninas e mulheres estão sendo violadas, ainda assim estas a dizer besteiras vai se informar primeiro e levar a tua boca pra falar dos muçulmanos...
  • couto machado
    06 set, 2017 porto 21:34
    então a "censura" ainda não se pronunciou sobre o comentário que enviei esta tarde ?? francamente
  • Igor
    06 set, 2017 Brasil 12:29
    infelizmente muçulmanos mentem tanto, que é igual ao filho mentiroso, mente tanto que quando fala a verdade é difícil se sensibilizar

Destaques V+