Tempo
|
A+ / A-

Misericórdias dizem que estão a "gerir bastante bem" donativos para Pedrógão

05 set, 2017 - 18:20 • Henrique Cunha

Perante a polémica, o presidente das Misericórdias diz que "ninguém consegue controlar" os fundos sem relação com o REVITA. Marcelo pede que sejam dadas explicações aos portugueses.

A+ / A-

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) garante que está a gerir em estreita colaboração e articulação com as entidades públicas os cerca de 1,6 milhões de euros que angariou até ao momento para ajudar as vítimas dos grandes incêndios deste Verão.

Em declarações à Renascença esta terça-feira, o presidente da UMP, Manuel Lemos, assegurou que a gestão dos donativos está a ser feita com muito critério.

“A União está a gerir o melhor que pode e sabe e acho que estamos a gerir bastante bem. O montante que temos para gerir é um milhão e 600 mil euros, até ao momento. Continuamos a receber quase todos os dias mais alguns pozinhos”, afirma.

Em declarações à RTP, na segunda-feira, o presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, mostrou-se preocupado com a forma como os fundos de apoio à região estão a ser geridos e garantiu que vai “desafiar os colegas de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos para participar e informar o Ministério Público".

O autarca afirmou que foram abertas contas de apoio cujo destino se desconhece. Valdemar Alves denunciou ainda que há pessoas a receber subsídios em duplicado.

O presidente da UMP tem uma explicação para as polémicas declarações do Presidente da Câmara de Pedrógão. “Há vários fundos pequeninos – do que deram a bombeiros, a cada uma das misericórdias ou associações recreativas, etc. – e estes fundos pequeninos estão fora do REVITA, não estão a ser geridos nem pelo REVITA nem em articulação com o REVITA. Esses, acho, ninguém consegue controlar. E penso – para não dizer que tenho a certeza – que era disso que o senhor presidente da câmara estava a falar”, afirma.

Manuel Lemos revela também onde está a ser aplicado o dinheiro. “Depois do levantamento feito pela CCDR [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional] Centro e pelo IHRU [Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana] das casas ardidas, e depois do REVITA [fundo de apoio às populações e à revitalização das áreas afectadas pelos incêndios de Junho] – e muito bem, como entidade coordenadora – passou à distribuição das casas”, diz.

“Nesse contexto, nas nossas casas, naquelas que eram pequenas e médias reparações, em muitas delas, as obras estão em curso. Depois, há aquelas que arderam completamente para as quais o processo é mais lento. Contudo, estamos a trabalhar na procura de orçamentos controlados”, conclui.

O Presidente da República aconselhou esta terça-feira que sejam dadas explicações aos portugueses sobre como e quem está a gerir as verbas para apoiar as vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande. "Era bom que os portugueses soubessem quem gere o quê", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

A vice-presidente do PSD Teresa Morais exigiu esta terça-feira esclarecimentos adicionais ao Governo sobre os donativos privados às vítimas dos incêndios florestais da região Centro, em Junho, considerando o valor apurado "ridiculamente baixo".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Alves
    05 set, 2017 Sintra 22:25
    Acredito que estara a ser bem gerido mas seguramente que nao chegara a quem.dele necessita para quem.foi doado. Vai para as contas dos ditos provedores e amortizar as dividas resultantes das más gestao destes.
  • José António
    05 set, 2017 Setubal 21:33
    Atenção!...as misericórdias, cáritas diocesanas e afins, também fazem cativação de verbas/donativos!
  • Rui Ribeiro
    05 set, 2017 FIÃES VFR 20:47
    Foram entregar o dinheirinho aos maiores gatunos de Portugal (a seguir aos políticos... ou antes dos políticos)
  • FR
    05 set, 2017 Portugal 20:03
    Boa tarde eu sou a misericórdia da regiao centro a doação é 30mil, os outros 300 mil são para custos administrativos e material de apoio assim seja um apartamento, um range rover, um bmw serie 7 para termos condições de tratar dos assuntos supramencionados. Gratos pela compreensão. Para ajudar as vitimas podem doar para este NIB:EUFICOCOMTUDOEDOU10%
  • Ana Fernandes
    05 set, 2017 Setubal 19:50
    IHRU = ex- Fundo Fomento da Habitação = ex- Igaphe. Os nomes é que vão mudando com o tempo...
  • Confiam?
    05 set, 2017 Port 19:39
    No Bideirinha?...
  • Confiam?
    05 set, 2017 Port 19:38
    No Bideirinha?...
  • alberto sousa
    05 set, 2017 portugal 19:27
    Esse dinheiro está a ser gerido pelas misericórdias? Já foste, pouco chegará ao destino.
  • vitor
    05 set, 2017 o.az 19:24
    O problema de sempre.alguns ganham com o sofrimento dos outros. Todas as ajudas teriam que ser geridas por uma comissão formada em Pedrogão para esse efeito.No próprio terreno e de certeza que existem pessoas credíveis para esse efeito. Pois como sabemos estes valores são de DONATIVOS do cidadão comum. Obs:Vejam quem de direito. que não transportem os donativos com a janela aberta porque vai perder algum pelo caminho. e depois a culpa é da empregada de limpeza.
  • Alberto Martins
    05 set, 2017 Viana do Castelo 19:14
    Foi preciso acontecer tragédias destas para eu ficar a saber que existem comissões e institutos que até aqui nem fazia ideia que existiam, tal como a CCDR e o IHRU. Imagino quantos mais não existem!!!

Destaques V+