Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fundo tem mais de dois milhões de euros para Pedrógão Grande, Figueiró e Castanheira de Pera

05 set, 2017 - 13:22

Fundo criado pelo Governo está também a gerir donativos em espécie e serviços.

A+ / A-

O Fundo Revita, criado para gerir os donativos para apoiar as vítimas do incêndio que começou em Junho em Pedrógão Grande, conta com mais de 20 entidades aderentes, num total de cerca de dois milhões de euros recebidos, informou esta terça-feira o Governo.

"Até à data, aderiram ao fundo mais de duas dezenas de entidades, com donativos em dinheiro, em espécie e em prestação de serviços, tendo sido entregues donativos em dinheiro no valor de cerca de dois milhões de euros", afirma o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) num comunicado enviado às redacções.

No comunicado, o Ministério sublinha que os donativos apenas são entregues ao Revita "por decisão dos doadores", sendo que o Governo e o Conselho de Gestão do fundo têm também cooperado com a Cáritas Diocesana de Coimbra, a União das Misericórdias Portuguesas e a Fundação Calouste Gulbenkian, que agregaram outros donativos.

Na segunda-feira, em declarações à RTP, o presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, exortou o Ministério Público a abrir uma investigação às contas bancárias que foram abertas para receber donativos que seriam encaminhados para as vítimas dos incêndios de Junho, sem referir nenhum caso concreto.

O MTSSS explica que o fundo Revita foi criado com o objetivo de gerir os donativos entregues no âmbito da solidariedade demonstrada, "em estreita articulação com os municípios de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande".

"A competência do Conselho de gestão do Revita cinge-se aos donativos entregues ao Fundo Revita, sendo que estes donativos destinam-se prioritariamente à reconstrução das habitações afetadas pelos incêndios e ao seu apetrechamento, bem como ao apoio aos agricultores", frisa o ministério, no comunicado.

O incêndio que começou em Junho em Pedrógão Grande provocou 64 mortos e mais de feridos, sendo apenas extinto uma semana depois. Alastrou a Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pampilhosa da Serra, Penela e Sertã.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    06 set, 2017 aveiro 16:01
    Na grande confusão deste verão quente e ardente , é que os chicos espertos das diversas instituições conseguem dar algum rumo a uma parte desses ditos milhões . Ficando "em termos contabilísticos" praticamente impossível de comprovar seja o que for . E a culpa é de quem ????........ morre solteira !
  • pipas
    05 set, 2017 lisboa 14:11
    com a maioria dos donativos a serem entregues a instituições da igreja, estão á espera de que? vai desaparecer a maior parte e o que não desaparecer vai chegar convenientemente atrasado para ver se dá um lucrozinho entretanto
  • SÓCRATES E VARA
    05 set, 2017 Lx 14:11
    Não me digam que o Pinto de Sousa também usurpou estes dois milhões pois dem-lhe fazer falta para pagar os blogues, os assessores de imprensa e os advogados patuscos que tem...Pinto de Sousa devolve a massa e além dessa tudo o resto que te faz ter uma vida boa kamarada e a gozar com o pagode...

Destaques V+