O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
A+ / A-

É Dia Internacional da Caridade. Ocasião para recordar “uma mulher terna e firme”

05 set, 2017 - 08:18

Assim foi definida Madre Teresa de Calcutá, que as Nações Unidas decidiram homenagear com um dia dedicado à caridade.
A+ / A-
Aura Miguel sobre madre Teresa de Calcutá, Dia da Caridade, Manha RR (05/09/2017)
Aura Miguel sobre madre Teresa de Calcutá, Dia da Caridade, Manha RR (05/09/2017)

“Uma mulher terna e firme ao mesmo tempo” – foi assim que Madre Teresa de Calcutá foi definida por uma das irmãs da sua obra.

É uma “dupla faceta” de uma “mulher tão pequenina e magrinha, mas tão forte e tão atractiva do ponto de vista da ternura de Deus”, comenta a vaticanista da Renascença, Aura Miguel.

Convidada a comentar a vida e obra daquela religiosa nascida na Macedónia, canonizada há um ano, Aura Miguel lembra “a maneira corajosa que [Madre Teresa] tinha para enfrentar a realidade mais incómoda, que são os mais pobres dos pobres, aqueles a quem tendencialmente viramos a cara para não enfrentarmos essa realidade”.

“Ela ia mesmo às lixeiras das ruas de Calcutá e andava pelas valetas à procura dos moribundos para lhes dar, ao menos, uma morte digna, uma vez que não tinham conseguido ter uma vida digna”, refere na Manhã da Renascença.

A sua fama era conhecida em vida e foi, ao lado do Papa João Paulo II (que depois a beatificou), uma das personalidades do século XX.

“A fecundidade da sua obra manifesta-se pelas Missionárias da Caridade, espalhadas pelo mundo inteiro, que vivem e acolhem os mais esquecidos e que mais sofrem nas realidades do mundo mais difíceis”, diz a especialista em assuntos religiosos, acrescentando que a sua obra “vai ao encontro também do estilo do Papa Francisco que, ao tê-la canonizado no ano passado, confirmou que esta mulher era um modelo a ser seguido por todos”.

Madre Teresa de Calcutá morreu a 5 de Setembro de 1997. Em 2012, as Nações Unidas decidiram instituir o Dia Internacional da Caridade nesta data.

Do Nobel da Paz à santidade. A vida de Madre Teresa de Calcutá
Do Nobel da Paz à santidade. A vida de Madre Teresa de Calcutá
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário João Castro
    05 set, 2017 São Mamede de Infesta 13:58
    Na sua fragilidade aparente, esta Mulher dotada de um Altruísmo ímpar, eleita e escolhida por D E U S , sabe que o seu exemplo tocou muitos e nesses me revejo. Em conjunto com o Santo Papa João Paulo II, tivemos a oportunidade de ver dois Santos em ação pelo Mundo. Quando se adensam as nuvens negras dos conflitos tresloucados entre pseudo lideres, seguir a Luz e os exemplos da Madre Teresa são desafio a manter. A sua Sabedoria tranquila e discreta foi inspiradora para mim e deveria ser para todos nós como a melhor Mestra na Arte de Amar o próximo como a si mesmo. Jamais seremos como ela, mas tentar imitar nos exemplos mais simples do dia a dia já é uma forma de honrar a sua passagem pelo mundo. Obrigado por acolheres os indigentes como Almas que buscam o Amor, a ternura, a doçura, o calor humano e o afeto que o mundo materialista recusa a quem tanto o procura e a esses dares um final de Vida com Amor incondicional ! Que sede de Amor tem o século XXI, adorando e bajulando deuses construídos, criados e alicerçados pelas mentiras da conveniência, servindo a um só senhor, satanás, que se faz de inocente fazendo sofrer tanta gente! Muitos precisam de abrir a Alma ao Bem com que cada Ser foi colocado no mundo, rejeitando, categoricamente, sem hesitar sequer, a corrupção e a MENTIRA !!! Desta forma, será restaurado o projeto de D E U S para a Felicidade da Humanidade.