Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jerónimo. Portugal precisa de se “libertar do fantasma” das agências de rating

02 set, 2017 - 20:19

Líder comunista insiste que “quem pode decidir é o povo português".

A+ / A-

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defende que Portugal precisa de se "libertar do fantasma" das agências de rating, que "aparece como algo supremo que determina a vida colectiva".

À margem de uma vista ao Espaço Ciência, na Festa do Avante, a rentrée política do PCP, Jerónimo de Sousa foi questionado pelos jornalistas sobre o anúncio da Moddy´s de que mudou a sua perspectiva sobre a dívida pública portuguesa de estável para positiva, mantendo, por outro lado, o seu 'rating' em Ba1.

"Precisamos de nos libertar desse fantasma que aparece como algo supremo que determina a nossa vida colectiva. Não decidem nada, quem pode decidir é o povo português", respondeu o líder comunista, no Seixal.

Para o secretário-geral do PCP, "mesmo sem querer", acaba-se por "dar crédito, credibilizar essas agências", apesar de se saber "ao serviço de quem estão".

"São o capital multinacional, as transnacionais que determinam essas agências, que, além dessas considerações e dos conceitos, geralmente sempre acompanharam de recados em relação aos direitos dos trabalhadores e do povo português", condenou.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, num comunicado emitido na sexta-feira, considerou que "esta decisão da Moody's vem juntar-se a um crescente reconhecimento por parte de vários atores institucionais e privados quanto à solidez da economia portuguesa".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • zé tuga
    16 set, 2017 Conchinchina 18:33
    Quem não precisa das agencias de rating é a Coreia do Norte porque ninguém quer lá investir.
  • Joaquim Soares
    16 set, 2017 Famalicão 15:35
    Eu não sou politico, mas também não entendo as afirmações do A. Costa e do Jerónimo que estão do mesmo lado. O primeiro afirma que a subida do rating vai permitir melhores condições de financiamento, ou seja estamos mais desafogados, o segundo afirma libertar do fantasma das agencias de rating, que vá o diabo entender???
  • Sondal
    03 set, 2017 Seire 19:39
    Ó Jerónimo o fantasma ÉS TU! Estás velho, tão velho como o teu paleio! O melhor é que ainda faltam dois anos até cair a máscara! E quanto mais o tempo passa mais se percebe quem é a gentalha da geringonça!
  • António
    03 set, 2017 Oeiras 12:23
    Concordo, mas é necessário que a poupança em Portugal suba muito, para que o país possa dispensar o financiamento externo, sem o qual só haveria fome e miséria
  • Aldra
    03 set, 2017 Braga 09:59
    O discurso desta gente é ligeiramente diferente, mas o conteúdo é igual ao pós 25 de abril. Segundo estes sr.não o a divida é para não pagar, no entanto vivem à custa dos emprestimos.
  • joao123
    03 set, 2017 lisboa 09:25
    A dívida do estado já atingiu 250 mil milhões de euros com este governo , ainda não parou de aumentar. Pois está claro que têm de pôr a culpa em alguém, talvez no próximo que vier que tenha de mandar apertar o cinto por causa dos disparates feitos por quem lá está agora...? Onde é que eu já vi este filme...?
  • César santos
    02 set, 2017 Porto 23:12
    Comparadas com o que tu defendes Jerónimo, as agências de rating são umas santas...
  • José António
    02 set, 2017 Setubal 22:06
    É assim mesmo, JERÓNIMO, portugal tem de seguir o caminho da VENEZUELA!!!!
  • iFernando
    02 set, 2017 Porto 22:01
    Simplesmente ridículo! As agências de rating são bens reais e influenciam o investimento em Portugal. Dizer que não existem é enganar o povo.
  • Eborense
    02 set, 2017 Évora 21:41
    Um ignorante dizer estas barbaridades, não é admiração para ninguém.

Destaques V+