Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Tem que ver no Fim-de-Semana

Há livros, aviões e "txim, txim, pó, pó" nas sugestões para o fim-de-semana

01 set, 2017 - 18:18 • Maria João Costa

Livros e aviões no Porto, espectáculos nas ruas de Lisboa, uma noite branca em Braga e a exposição “Jazz em Portugal: 100 anos de txim, txim, pó, pó, pó, pó” são algumas das sugestões de lazer para os próximos dias, numa altura em que já começou a contagem decrescente para o final do Verão.

A+ / A-

Feira do Livro do Porto

Os Jardins do Palácio de Cristal acolhem a quarta edição da Feira do Livro do Porto, que este ano presta homenagem à poetisa Sophia de Mello Breyner Andersen. Um total de 130 pavilhões com 60 editoras, 20 alfarrabistas, 11 instituições e quatro distribuidores marcam presença na feira que conta também com um programa de debates, exposições, cinema e música.


Ases pelos ares

Dez anos depois da estreia em Portugal, a Red Bull Air Race World Championship regressa aos céus do Porto, este fim-de-semana. Tal como nas edições anteriores, a acção decorre sobre as águas do Rio Douro, entre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. A perícia dos pilotos vai permitir assistir a uma corrida de alta adrenalina.


Museus gratuitos

Porque este é o primeiro fim-de-semana do mês, no domingo a entrada é gratuita em todos os museus nacionais.


“Lisboa na Rua”

Arranca este fim-de-semana e decorre até 30 de Setembro o “Lisboa na Rua”. O programa inclui espectáculos como a monumental “Carmina Burana”, de Carl Orff, pelo Coro e Orquestra Gulbenkian, no dia 9; um ciclo de cinema ao ar livre no Jardim do Palácio Pimenta ou aulas de dança gratuitas, este sábado, no Parque Eduardo VII. Dias 7, 14, 21 e 28 há fado no Largo de São Carlos, com Hélder Moutinho, Cristina Branco, Cuca Roseta e Aldina Duarte.


Festival Internacional de Cascais

Até 30 de Setembro, a vila de Cascais acolhe mais uma edição do Festival Internacional de Cultura. Organizado pela Leya, em colaboração com a Câmara de Cascais, o festival conta este fim-de-semana com a presença da escritora indiana Arundhati Roy, autora do sucesso “O Deus das Pequenas Coisas”. Por Cascais, além de uma feira do livro, exposições, música, teatro e cinema poderá também ver autores como Paul Auster, Manuel Alegre, Hélia Correia, Lídia Jorge. No dia 30 há um encontro entre António Lobo Antunes e o ensaísta Eduardo Lourenço. A entrada é gratuita.


“100 anos de txim, txim, pó, pó, pó, pó”

A Biblioteca Nacional em Lisboa apresenta, até 15 de Setembro, a exposição “Jazz em Portugal: 100 anos de txim, txim, pó, pó, pó, pó”. Comissariada por João Moreira dos Santos, a exposição conta pela primeira vez a história do jazz que chegou a Portugal em 1916. Aberto de segunda a sexta das 9h30 às 17h30 e aos sábados entre as 9h30 e as 17h30. A entrada é gratuita.


Manta de música em Guimarães

A 11ª edição do festival Manta decorre até sábado no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. A despedida do Verão faz-se ao som da música. Por lá vão passar os portugueses Lula Pena e os Dead Combo, que regressam ao Manta depois de terem participado há 10 anos na primeira edição do festival. O duo Pedro Gonçalves e Tó Trips trazem consigo o baterista Alexandre Frazão. A entrada é gratuita.


Festival F em português

Em Faro, decorre o Festival F de artes e de cultura que tem um enfoque na música de expressão portuguesa. É uma iniciativa da Câmara de Faro, do Teatro Municipal de Faro, S.M., da Ambifaro e da produtora Sons em Trânsito. No sábado o cartaz conta com nomes como Miguel Araújo, Jorge Palma, os Orelha Negra, HMB, Noiserv ou a dupla Júlio Resende e Júlio Machado Vaz. Preço: bilhete diário 15 euros. As crianças até aos 12 anos (inclusive) não pagam desde que acompanhadas por um adulto.


Fado em Sagres

A fadista Mariza actua este sábado em Vila do Bispo, Sagres, no Algarve. O concerto, que tem entrada livre, começa às 22h15, na Rua Trovante na Praia da Mareta.


Noite branca de Braga

Este sábado decorre a Noite Branca de Braga. Às 21h00, a Orquestra Jazz de Matosinhos actua no palco principal de uma das mais concorridas festas bracarenses ao lado da cantora cabo-verdiana Mayra Andrade. Vão revisitar temas dos álbuns "Navega", "Stória, Stória" e do mais recente "Lovely Difficult". Às 22h00 é a vez do espectáculo do brasileiro Seu Jorge, seguido de DJ Ride, às 00h00. Entrada gratuita.


Azulejo em japonês

A exposição “Das Sombras de Quioto à Luz de Lisboa”, da japonesa Haru Ishii, mostra o trabalho desta artista que há 21 anos se apaixonou pelos azulejos portugueses. Ela desenvolve as obras em Tóquio, e mais recentemente em Quioto, para onde se mudou onde recolhe as encomendas dos clientes japoneses e depois vem executá-las a Palmela, no Espaço Fortuna. Para ver até 31 de Dezembro, no Museu Nacional do Azulejo.


Famalicão. Artesanato e Gastronomia

Até 10 de Setembro, Vila Nova de Famalicão acolhe a Feira de Artesanato e Gastronomia. Uma centena de artesãos trabalham ao vivo no certame que decorre no antigo campo da feira semanal. Há também vários restaurantes e tasquinhas onde pode degustar iguarias. Da cestaria à olaria, da tecelagem à ourivesaria, das artes ancestrais ao artesanato contemporâneo, tudo poderá ver nesta 34ªedição. A entrada é gratuita.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+