Tempo
|
A+ / A-

Paulo Rangel culpa Governo pelas mortes em Pedrógão Grande

01 set, 2017 - 12:02

O Executivo do PS é acusado de estar a destruir aos poucos o estado social para cumprir as metas europeias.

A+ / A-

Para o eurodeputado social-democrata os problemas nos serviços públicos, na educação, na saúde e na protecção civil devem-se aos cortes na despesa do Estado para cumprir as metas do défice. Paulo Rangel vai mais longe e culpa o governo pelas mortes em Pedrógão Grande.

"O que lamento é que, para cumprirmos as metas europeias e criar a tal ilusão do Estado salarial, tenhamos criado condições de deterioração, de degradação dos nossos serviços públicos essenciais que já causaram vítimas e não foram poucas, é isto que eu lamento", disse, numa referência implícita às vítimas mortais (pelo menos 64) dos incêndios que começaram em Pedrógão Grande.

"Eu não tenho qualquer dúvida de que o caos que se viveu na época de incêndios tem a ver com os cortes", acrescentou.

Na universidade de Verão social-democrata, em Castelo de Vide, Rangel disse que o executivo está a destruir o estado social em troca de aumentos salariais e das pensões.

Governo dá com uma mão e tira com outra

Para o antigo líder parlamentar do PSD, o caminho de devolução gradual de rendimentos, defendido pelo anterior Governo, "não comprometia nem a vida, nem a integridade física, nem a segurança dos portugueses".

"Não há milagres: se há um governo que, num ano só, procura aumentar os pensionistas e funcionários públicos para níveis anteriores aos do resgate, quando aumenta a despesa e consegue reduzir o défice é porque está a fazer cortes radicais, brutais, em algum lado", afirmou, defendendo que nos anos da troika o Governo PSD/CDS conseguiu manter os serviços essenciais.

Para Paulo Rangel, o perfil do "Governo Costa" é "dar com uma mão" um aumento de dez euros aos pensionistas, mas atrasar cirurgias essenciais.

"O que se ganha com a troca? Se um reformado está à espera de uma cirurgia, com mais dez euros não consegue a cirurgia em lado nenhum, se tivesse menos euros, teria a cirurgia a tempo no Serviço Nacional de Saúde", exemplificou.

"Confundir Estado social com estado salarial”

Além dos incêndios deste Verão, Rangel referiu-se também ao assalto de material de guerra em Tancos, à falta de condições de funcionamento dos tribunais e até ao aumento de mortes nas estradas, pela primeira vez nos últimos anos, que considera deverem-se a cortes na prevenção rodoviária.

"O que nós estamos a assistir é a um desinvestimento brutal nos serviços aos cidadãos. Com o Governo Costa, os serviços essenciais na saúde, na educação, na protecção de pessoas e bens falharam e falham clamorosamente", atacou, acusando o executivo de fazer uma "destruição molecular, tijolo a tijolo" dos serviços essenciais.

"O governo Costa está a desmontar os pilares do Estado social porque ele julga que é um estado salarial", acusou.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eurico
    01 set, 2017 Queluz 20:13
    O PSD depois dos anos da PAF devia ter vergonha de falar em cortes que causaram mortos. Deviam estar para sempre calados com estas coisas. Revoltam uma pessoa.
  • Será esta ave?
    01 set, 2017 lx 20:08
    O sucessor do Passos como líder do PSD?...Continuam a ficar bem entregues!
  • Carlos Silva
    01 set, 2017 Mem Martins 18:28
    É com esta maneira de fazer política que querem que a abstenção baixe ? Será que alguém se lembra do sofrimento das famílias? Será que ainda pensam que os portugueses têm tempo a perder com essa classe
  • Jorge
    01 set, 2017 Seixal 17:15
    Quando o pafioso passos coelho era 1º ministro, alguém do povo chamou-lhe ladrão, foi agarrado identificado e levado a tribunal, agora não há ninguém que faça este energúmeno sentar o cú no mocho pelas alarvidades que lhe saem da boca. Quando um eurodeputado Português, diz mal do seu governo e do seu País pelos corredores de Bruxelas, na minha opinião é um traidor à Pátria. É vergonhoso o aproveitamento político deste senhor com as mortes no incêndio de Pedrogão Grande, mais vergonhoso ainda o local e a plateia escolhida para o dizer. Será que aquele grupelho de jovens, alguns licenciados, acredita neste individuo quando verborreia (Em psiquiatria: necessidade excessiva de falar, comum em certos doentes mentais) tanta mentira….
  • troc
    01 set, 2017 evora 17:06
    "E burro sou eu em perder tempo a falar de burros dos outros e, ... que continuam a olhar para esse mundo como se os outros fossem cegos surdos e mudos". ...Realmente estas afirmações vindas de que vem, de um politico, que se entretém em piar , seguindo o morto e de burros como ele que se servem da desgraça, se um dia lhe batem á porta com a desgraça dos outros quero ver onde para o inapto .
  • António
    01 set, 2017 Lisboa 17:04
    Mas este doutor Paulo Rangel é completamente destituído de vergonha, por muito liberal que queiramos ser em matéria de luta política. Passa a vida a agitar freneticamente o papão da "asfixia democrática", ele que fez parte de um governo (Santana Lopes), que, com êxito, pressionou a TVI a despedir o comentador Marcelo Rebelo de Sousa. Piou então? Ninguém ouviu. Concorre com a Maria Luís Albuquerque pelo título de maior mentiroso, mas faço-lhe a justiça (pelo menos é a minha opinião), de lhe atribuir o segundo lugar, já que a desfaçatez da Luís é constante, ao nível da mentira mais canhestra (a devolução da sobretaxa em 2015, por exemplo). Mas este homem, que ao menos tirou um curso numa universidade a sério e, pese embora esta personalidade política, é uma pessoa inteligente e culta, tem um melhor domínio dos decibéis, que a amestrada CS portuguesa gosta de ampliar. A única pessoa que o conseguiu pôr em sentido foi a Joana Amaral Dias, num programa de debate na agora RTP 3, que se sentava ao lado dele e lhe devia dar uns bons apertões debaixo da mesa (pelo menos sempre desconfiei disso...)
  • Rui
    01 set, 2017 Lisboa 15:55
    É mais uma situação manhosa do PSD em relação às vítimas de Pedrogão tentando explorar ao máximo a tragédia para atacar o governo é lamentável chega a ser bizarro.
  • António dos Santosc
    01 set, 2017 Coimbra 15:25
    É estrondoso os convidados para a universidadesinha do psd, ter tanta caca do congressistas (Cavaco Silva, Paulo Rangel e outros). Gostava de perguntar o que fez a porcaria do governo de Passos Coelho, pela protecção civil. Está na altura dos psd's deixarem de ter azia e trabalharem para o bem comum!
  • Carlos Manuel Rodrig
    01 set, 2017 Tprres Novas 15:16
    Eu sei que os politicos estão habituados a dizer tudo e mais alguma coisa. Mas este, pelo menos desta vez, penso que ultrpassou todas as barreiras. Será que não irá ter a devida resposta de quem de direito?
  • Eborense
    01 set, 2017 Évora 14:20
    Ó Rangel! Você não tem razão. Olhe para este título "Dívida pública sobe para novo recorde e aproxima-se de 250 mil milhões". Portanto, não diga que o Governo está a cortar em alguma coisa. Na verdade está a dar com uma mão, mas não demora muito que alguém (A geringonça, não) vai ter que tirar com as duas mãos e com os dois pés.

Destaques V+