Tempo
|
A+ / A-

Iraque declara vitória sobre o Estado Islâmico em Tal Afar

31 ago, 2017 - 22:22

Primeiro-ministro al-Abadi promete perseguir os jihadistas até serem expulsos do Iraque.

A+ / A-

O primeiro-ministro iraquiano, Hayder al-Abadi, declarou esta quinta-feira a vitória sobre o autoproclamado Estado Islâmico na cidade de Tal Afar e em toda a província de Nínive.

“Tal Afar foi libertada”, declarou o chefe do Governo de Bagdad, em comunicado.

“Dizemos aos combatentes do Estado Islâmico: onde quer que estejam, nós vamos atrás de vocês, não têm outra escolha que não seja rendição ou morte”, avisou Hayder al-Abadi.

Os terroristas do Estado Islâmico estão agora entrincheirados na pequena cidade de al-Ayadiya, a dez quilómetros de Tal Afar, a única que ainda controlam na província de Nínive.

Os jihadistas estão a perder território no Iraque. Antes de Tal Afar já tinham sido derrotados em Mossul, onde em 2014 foi declarado o “califado”.

Mas ainda controlam zonas na fronteira entre o Iraque e a Síria, nomeadamente a cidade de Hawija, que fica situada entre Mossul e a capital Bagdad.

Hawija será o próximo alvo das forças da coligação internacional.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José
    01 set, 2017 Oeiras 10:28
    “Dizemos aos combatentes do Estado Islâmico: onde quer que estejam, nós vamos atrás de vocês, não têm outra escolha que não seja rendição ou morte”. Acho que não devem aceitar rendições.

Destaques V+