Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal avalia eventual ameaça terrorista, mas mantém nível de segurança

31 ago, 2017 - 13:01 • Celso Paiva Sol

Grau de ameaça terrorista mantém-se "moderado", apesar de "rumores" sobre uma eventual ameaça, afirma a Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna. PSP vai reforçar segurança e vigilância em eventos de massa este fim-de-semana.

A+ / A-

Perante os "rumores" de uma subida dos níveis de alerta contra o terrorismo em Portugal, a Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna emitiu um comunicado em que refere que o grau de ameaça terrorista mantém-se o mesmo.

A Renascença sabe que a origem dos "rumores" e da divulgação do comunicado, pouco habitual quando o tema é terrorismo, está na reunião realizada esta quarta-feira na UCAT – Unidade de Combate Antiterrorista, na qual foram analisadas informações que chegaram esta semana a Portugal, sobre uma eventual ameaça terrorista.

De acordo com algumas fontes contactadas pela Renascença, as informações são preocupantes, mas outras consideram as ameaças pouco concretas e fundamentadas, não muito diferentes de outras que chegam com alguma frequência, fruto da cooperação internacional entre forças de segurança.

Na UCAT, têm assento as forças e os serviços de segurança portugueses, incluindo os serviços secretos. É na UCAT que, de forma periódica, são analisadas todas as informações sobre terrorismo.

O nível de ameaça terrorista mantém-se no 3, ou seja "significativo". A escala tem cinco níveis: acima de "significativo" estão os níveis "muito significativo" e "iminente".

A Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna garantiu, em comunicado, que Portugal não alterou o grau de ameaça terrorista e que este "se mantém em grau moderado".

"Portugal não alterou o grau de ameaça, que se mantém em grau moderado", informou em comunicado o serviço dirigido por Helena Fazenda.

A Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna informa ainda que "todas as forças e serviços de segurança que integram a Unidade de Coordenação Antiterrorismo estão a trabalhar em completa articulação e em cooperação com as suas congéneres, acompanhando o contexto internacional no âmbito da ameaça terrorista".

Contactada pela agência Lusa, Helena Fazenda explicou que o comunicado foi emitido porque estavam a circular "rumores" sobre a subida dos níveis de alerta contra o terrorismo em Portugal.

PSP vigia eventos de massas

O porta-voz da direcção nacional da PSP assegurou que "não há identificação de qualquer risco ou ameaça terrorista" em Portugal, apesar de medidas preventivas adoptadas devido a eventos de verão que se realizam este fim-de-semana. Sábado e domingo são dias de Red Bull Air Race, nas margens do Porto e Gaia.

"Da parte da PSP, não há identificação de qualquer risco ou ameaça em termos de terrorismo", disse à agência Lusa o intendente Hugo Palma.

Segundo o mesmo responsável, o que aconteceu foi que a direcção nacional da PSP decidiu "reforçar, a nível nacional, a atenção para as medidas preventivas nessa matéria", tendo em vista alguns eventos que se realizam durante o próximo fim-de-semana.

"Aproxima-se um fim-de-semana com muitos eventos", observou Hugo Palma, sublinhando que as medidas preventivas prevêem o alargamento dos perímetros de segurança em redor dos acontecimentos, com colocação de barreiras específicas.

O porta-voz da PSP diz que "não surgiu nada de novo" e que o objectivo é "recentrar a actividade policial" nos locais onde existe maior concentração de pessoas, nesta fase final do verão, altura do ano em que também são reforçadas o patrulhamento e a fiscalização rodoviária em todo o país.

Além das medidas referidas e do policiamento de segurança mais visível nesses eventos, estarão no terreno "equipas à civil" da PSP.

Câmaras reforçaram segurança

Várias autarquias portuguesas já reforçaram a segurança para evitar eventuais ataques terroristas.

Depois dos ataques na Catalunha, a Câmara de Lisboa colocou barreiras de segurança no Chiado, Rua Augusta e Belém – uma forma de evitar ataques com recurso a veículos, como o das Ramblas, a 17 de Agosto.

Antes disso, as câmaras de Coimbra, Albufeira e Portimão já tinham implementado medidas de segurança nas vias públicas, onde colocaram pilaretes.

No Porto, "houve um reforço de policiamento a todos os níveis" para a Red Bull Air Race, que se realiza nos dias 2 e 3 de Setembro e no qual são esperadas um milhão de pessoas. "Acho que não teremos riscos de maior. Está tudo controlado”, afirmou o presidente da Câmara, Rui Moreira, a 21 de Agosto.

Em Albufeira e Portimão, cidades com grandes aglomerados populacionais no Verão por causa do turismo, as autarquias não estão a ponderar adoptar medidas de segurança adicionais.

Em caso de atentado

“Fugir, proteger, ligar” são os procedimentos aconselhados pela PSP em caso de atentado terrorista.

"FUGIR. Esta é a melhor opção para se proteger. Não tente enfrentar, não tente negociar. Se não conseguir… PROTEGER. Esconda-se, barrique-se num edifício ou estabelecimento até que as autoridades cheguem ao local. Quando em segurança… LIGAR. Use o 112. A sua descrição dos acontecimentos pode ajudar a polícia. Se estiver escondido, diga onde se encontra, isso vai facilitar o seu socorro”, referiu a força de segurança em comunicado divulgado depois dos ataques na Catalunha.

A PSP garante que estão a ser implementadas “soluções compatíveis com o acesso rápido para eventuais operações de socorro [em Lisboa], em particular por parte dos bombeiros e ambulâncias”, e admite, no futuro, a colocação de barreiras de segurança noutros pontos da cidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DHSO
    31 ago, 2017 Santo Tirso 16:23
    As nossas forças de segurança não guardam os paióis do armamento, não guardam os bens das pessoas, não tratam bem os carros e as armas que lhes são distribuídas... Fazem umas missões lá fora porque dá muita nota e passam muitas multas...
  • rui rocha
    31 ago, 2017 lisboa 15:57
    preversa estatistica diz que os dias da semana que nao houve ataques foi as quarta feiras e Domingos.
  • cristiano
    31 ago, 2017 canada 15:15
    Portugal nao deve temer terror porque Portugal nao joga bombas em cidadoes inocentes ao redor do mundo. E mais se Portugal ficar fora dessa OTAN e sua mentirosa paranoi russa tudo sera melhor e economizaremos rios de dinheiro jogado fora com aparato militar desnecessario. Portugal e terra de paz e de um povo feliz.
  • Maria
    31 ago, 2017 Porto 14:48
    Depois de ser - já era....
  • Mesquita
    31 ago, 2017 porto 14:36
    ahahahahah e mais um FILME enfim
  • kika
    31 ago, 2017 Planeta Terra 14:08
    A ambulância que foi roubada já a recuperaram ou ainda não ? Nada como uma ambulância com todas as sirenes e luzes a brilhar para levarem tudo à frente.
  • Manel
    31 ago, 2017 Lisboa 13:54
    Assim como nâo é possível evitar que um individuo se suicide tb nâo é possível evitar a 100% atos terroristas.Muita preocupação com os citobetinhos mas aparentemente nos meses críticos vigilância ineficaz no terrorismo incendiário rural.
  • joa
    31 ago, 2017 Lisboa 13:18
    E fora das zonas turisticas?! Não se vê um pol´cia nas ruas, a fiscalizar as milhentas infrações e crimes de condução, como ultrapassagens nas passadeiras, com peões a passar! Que péssimo serviço presta a polícia!

Destaques V+