Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump no Texas: "Harvey" pode ser o furacão mais caro de sempre

29 ago, 2017 - 22:28

O Presidente norte-americano visitou zonas afectadas pelo temporal e prometeu uma resposta exemplar à tragédia. Número de mortos aumentou para 16.

A+ / A-
"Harvey". Trump visita Texas em registo de campanha eleitoral
"Harvey". Trump visita Texas em registo de campanha eleitoral

Os estragos provocados pelo furacão “Harvey” poderão ser os mais elevados de sempre nos Estados Unidos, admite o Presidente Donald Trump.

De visita às zonas assoladas pelo temporal no estado do Texas, Donald Trump disse que a reconstrução vai demorar muito tempo e que, “provavelmente, nunca houve nada tão dispendioso na história do nosso país ou algo tão histórico em termos de estragos e ferocidade”.

O "Harvey" e as inundações que se seguiram estão a causar estragos avultados, mas ainda longe da devastação provocada pelo furacão "Katrina", em Agosto de 2005.

Os custos dos estragos provocados até agora pelo Harvey foram estimados em 42 mil milhões de dólares (35 mil milhões de euros). A confirmar-se o valor avançado pelo fundador da agência de modelização Enki Research, Chuck Watson, os custos podem ficar entre os cinco maiores alguma vez registados nos EUA.

O Presidente norte-americano prometeu esta terça-feira uma resposta exemplar à tragédia e vai trabalhar para que o Congresso desbloqueie fundos.

“Queremos fazê-lo melhor do que nunca”, declarou Trump, que esta terça-feira visitou as cidades de Corpus Christi e de Austin.

Harvey. Sobe número de mortos e há mais cheias previstas
Harvey. Sobe número de mortos e há mais cheias previstas

Perante um grupo de pessoas directamente atingidas pelo temporal, o chefe de Estado elogiou a resistência dos texanos perante a adversidade.

“Esta tempestade… O que aconteceu é épico. Mas aconteceu no Texas e o Texas conseguem enfrentar qualquer coisa”, afirmou.

Cerca de três mil pessoas já foram resgatadas nos últimos dias e o número de vítimas mortais aumentou esta terça-feira para 16, avança o jornal "Washington Post". Cerca de 30 mil pessoas terão de ser realojadas devido às inundações.

O furacão “Harvey”, que passou a tempestade tropical, é a pior catástrofe natural a atingir o Texas nos últimos 50 anos e paralisou Houston, a quarta maior cidade dos EUA.

As autoridades pediram esta terça-feira aos residentes da zona sul de Houston, no Texas, para que abandonarem as suas casas após as chuvas da tempestade tropical Harvey terem causado brechas num dique.

"O dique de Columbia Lakes cedeu. Partam imediatamente", escreveram as autoridades do condado de Brazoria na sua conta da rede social Twitter.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+