Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tempo de espera por uma cirurgia é o maior dos últimos seis anos

29 ago, 2017 - 07:49

Mais de 200 mil pessoas aguardam por uma operação e 31 mil foram operadas fora do prazo. Presidente dos Administradores Hospitalares diz que falta mais dinheiro e pessoas nos hospitais.

A+ / A-

Fizeram-se mais cirurgias, mas o ano terminou com 211 mil portugueses a aguardar por uma intervenção e com os piores tempos médios de espera desde 2011 – ou seja, mais de três meses.

Os dados são divulgados esta terça-feira pelo “Jornal de Notícias”, que cita o relatório de Acesso aos Cuidados de Saúde de 2016, já entregue no Parlamento.

Segundo o jornal, o tempo de espera dos portugueses por uma cirurgia é o maior dos últimos seis anos, tendo 31 mil pessoas sido operadas fora do prazo. Além disso, quase 15% dos inscritos ultrapassaram os tempos máximos de resposta para cirurgia definidos na legislação.

De salientar ainda os 22 mil doentes que furaram a espera para a cirurgia. No relatório, o Ministério da Saúde admite que o número de doentes inscritos e operados no mesmo dia continua elevado, apesar de estar a baixar desde 2012 (considerado o pior ano).

Segundo o documento, no ano passado foram realizadas 568 mil cirurgias, o número mais elevado desde que existe o Sistema Integrado de Gestão de Inscritos em Cirurgia (SIGIC, criado em 2004), o que ainda assim não terá sido suficiente para responder ao aumento da procura.

O relatório só não explica porque é que uns doentes passam à frente de outros, furando o critério da prioridade e antiguidade das listas de espera.

Tempos de espera diminuem, mas é preciso dinheiro e pessoas

“O Ministério da Saúde decidiu reduzir o tempo normal de espera por cirurgia dos nove para os seis meses no próximo ano”, anuncia o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares na Renascença.

Aumenta, assim, a “possibilidade de transferência de doentes e de estes terem um acesso mais rápido à cirurgia”, explica, considerando que “este factor vai ter um impacto muito grande na redução” do tempo de espera.

Mas falta mais. “Sem termos um aumento dos níveis de investimento e sem dar autonomia aos conselhos de administração com vista a criar melhores condições de trabalho aos profissionais e mecanismos de motivação, dificilmente conseguiremos responder às necessidades das populações”, cada vez mais crescentes.

Alexandre Lourenço diz que, “ao contrário de outros serviços públicos, os de saúde vão ter cada vez mais procura”, devido ao “envelhecimento populacional, ao aumento das expectativas dos cidadãos e até à tecnologia”.

Por isso, o “aumento do número de doentes em espera resulta também do aumento da procura”.

Ainda assim, destaca, “desde 2010 até agora, aumentámos praticamente em 100 mil doentes operados no [Serviço Nacional de Saúde] SNS”, sendo que, em 2016, os hospitais realizaram “o maior número de cirurgias de sempre”.

Quanto aos 22 mil doentes que furaram a lista de espera foram operados no mesmo dia da inscrição, o presidente dos Administradores Hospitalares diz que representam “4% da actividade cirúrgica”.

“Em muitos casos, os hospitais, para maximizar tempos de bloco, chamam alguns doentes para serem operados no mesmo dia”, explica, adiantando que, nos casos em que tenham havido “ultrapassagem da antiguidade por outro tipo de motivos”, deverão ser “instaurados os procedimentos necessários para encontrar as respostas para isso e, se for necessário, tomar os devidos procedimentos disciplinares”.

No sentido da autonomia dos hospitais, Alexandre Lourenço apoia a criação de centros de responsabilidade integrada, anunciada no início do ano “como uma prioridade” e deseja agora que se encontrem “plataformas de entendimento com os sindicatos e os profissionais, para que [estes centros] sejam uma realidade”.

“Por outro lado, é necessário que existam cada vez mais recursos humanos no sistema. Por exemplo, ao nível da anestesiologia continua a existir uma restrição enorme que limita a capacidade dos hospitais em operar, por falta destes profissionais”, explica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • vaca voadora
    30 ago, 2017 00:07
    A minha esposa entre trocas de hospitais por recusa de um e novas consultas noutro já lá vão mais de dois anos à espera de uma cirurgia a um pé, entre propaganda e realidade vai de facto muita distância!.
  • Mark paulo
    29 ago, 2017 Coimbra 11:48
    O sistema nacional de saúde está mal por causa de má gestão dos políticos que por ali passaram no ministério da saúde. Não existe falta de dinheiro nem de meios, existe sim uma completa desorganização que beneficia privados e interesses instalados na ordem...posso dar exemplo que com mesmo número de operacionais e o mesmo valor monetário fazem se mais cirurgias na Suíça ou num Reino unido do que em Portugal... Basta de desculpas! Basta de manipulação! Trabalhem sejam profissionais com ética e moral e vão ver os serviços melhorarem 60%....
  • FS
    29 ago, 2017 LOURES 11:32
    Ai e tal , o governo do Passos, os bandidos, os fascistas, e tal, blabla blabla, queriam acabar com o SNS......... !
  • COSTA PANTOMINEIRO
    29 ago, 2017 Lx 11:05
    Eu estou à espera há mais de um ano kamaradas....Andama destruir o Serviço de Saúde os kamaradas da geringonça. Será das cativações e dos calotes ás empresas fornecedoras de bens e serviços. Conheço algumas que ainda não receberam facturas do ano passado quanto mais deste ano...Parece que a geringonça anda a estabelecer a táctica do congelador e do calote como fazia o Sr. Pinto de Sousa esse grande socialista que nos deixou mais o seu governo socialista de tanga....É só manipulação e fantasia do vendedor da bnah da cobra que dá pelo nome de kamarada Costa...
  • XUXAS MANIPULADORES
    29 ago, 2017 lx 11:00
    A esquerda a destruir o Serviço Nacional de Saúde...Ai kamaradas que vossas senhorias andam a destruir aquilo que Abril trouxe...Fica mal aos esquerdelhos destruir o SNS, porra... São as cativações de mais mil milhões, são os calotes ás empresas fornecedoras do SNS, aos prestadores de serviços e por aí adiante...Assim se vê a força da geringonça a destruir as "conquitas de Abril...".É só ria kamaradas...Já agora lguém assumiu as responsabilidades das mortes em Pedrógão? Do roubo vergonhoso e escandaloso de Tancos? Das cativações feitas e em que ministérios? Népia kamaradas... São uns manipuladores da opinião pública...Mas não façam os tugas de parvos.....
  • Carlos Martins
    29 ago, 2017 Paredes 10:44
    Efeitos colaterais das famosas cativações.
  • SALAZAR
    29 ago, 2017 LX 10:38
    MAS DEPOIS OS HOSPITAIS PRIVADOS (CORRUPTOS) FACTURAM MILHÕES PARA ENCHER OS MELLO E AMIGOS.
  • Maria
    29 ago, 2017 Porto 10:38
    Quando os Governos têm outras prioridades....
  • Alberto de Lima Tele
    29 ago, 2017 S. Pedro do Sul 10:33
    Falta muita gente no Hospital S. Teotónio eu estou á espera de uma pequena cirurgia a uma pálpebra daqui a pouco á 18 meses, cortar verbas pondo em causa a qualidade de vida das pessoas, isso é desastroso, assim tb eu equilibro as finanças, este Ministro da saúde já se deveria ter demitido á muito
  • joao leite
    29 ago, 2017 Aveiro 10:08
    mais um situação em que o governo do Costa é o melhor.....mas a canção do costa é outra tudo bem

Destaques V+