Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Furacão Harvey é um dos maiores desastres na América"

28 ago, 2017 - 21:14 • Liliana Monteiro , José Carlos Silva

Governador do estado do Texas fala em cenário de catástrofe e mostra-se impressionado com a forma como todos estão a responder ao temporal. A Renascença falou com um climatólogo norte-americano, segundo o qual o país aprendeu com as tragédias do passado.

A+ / A-
EUA. Furacão "Harvey" transformou as ruas de Houston em canais
EUA. Furacão "Harvey" transformou as ruas de Houston em canais

O furacão, que depois passou a tempestade, “Harvey” é um dos maiores desastres naturais da história dos Estados Unidos, declarou esta segunda-feira o governador do estado do Texas, Greg Abbott.

O temporal deixou um cenário de destruição, provocou pelo menos seis mortos, deixou milhares de pessoas desalojadas e o pior ainda não passou, uma vez que são esperadas mais cheias.

“Este não é o maior, mas é um dos maiores desastres que a América já enfrentou. Mas a resposta pronta das autoridades não teve paralelo”, declarou o governador do estado do Texas, em conferência de imprensa.

Greg Abbott agradece a todas as pessoas que estão a ajudar e anunciou que o México ofereceu auxílio ao estado do Texas.

“Cada vez que vejo os desafios colocados ao Texas, fico sempre impressionado com a forma como todos respondem. Tiram os barcos de casa, ajudam… Há tantos heróis em Houston”, assinalou o governador.

Depois da passagem do “Harvey” pelo Texas, 30 mil pessoas terão de ser realojadas temporariamente em centros de acolhimento.

A cidade de Houston, a quarta mais populosa dos EUA, com 4,5 milhões de habitantes, é a mais atingida pelo temporal.

O governo federal já revelou que vai cobrir 75% do custo de algumas medidas de protecção.

Depois do Texas, o Louisiana está em estado de emergência por causa da tempestade “Harvey”, que regista o nível 4 numa escala de 5.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, promete “total apoio” para a recuperação da destruição provocada pelo furacão “Harvey” no estado do Texas.

Em conferência de imprensa esta segunda-feira na Casa Branca, Donald Trump garantiu que vai colocar todos os seus activos e meios à disposição dos responsáveis do Texas e do Louisiana, os dois estados afectados pelo pior temporal dos últimos anos.

Trump visita o Texas esta terça-feira e no sábado desloca-se à Louisiana, outros dos estados no caminho do "Harvey", um furacão que agora passou a tempestade tropical.

A culpa é das alterações climáticas?

A Renascença falou com Barry Keim, o climatólogo oficial do estado da Louisiana, que descreve a dimensão do furacão “Harvey”, que depois passou a tempestade.

“Não voltámos a ter um grande furacão e, quando digo grande, digo nível 3 ou maior. Não tivemos um grande furacão desde 2005, altura em que tivemos o ‘Katrina’, no Louisiana. Entre as três tempestades de maior dimensão está também a ‘Wilma’, em Outubro de 2005. Foi a primeira vez que tivemos um grande furacão a atingir a costa dos Estados Unidos."

A cidade de Houston, com quatro milhões e meio de pessoas, é a quarta maior dos EUA e a mais atingida pelo temporal "As ruas estão inundadas e a as pessoas isoladas em casa porque as inundações eram muitas”, refere Barry Keim.

O estado do Louisiana foi um dos mais afectados, há mais de uma dezena de anos, pelo “Katrina” e está agora muito melhor preparado para enfrentar o furacão “Harvey”, garante o especialista.

“Absolutamente, estamos melhor preparados do que há 15 anos. Tivemos a repetição de várias tempestades e, como resultado, melhorámos as evacuações e a reacção a estes casos.”

Sobre se o “Harvey” será ou não o primeiro teste ao Presidente Donald Trump, que rejeitou o acordo de Paris sobre alterações climáticas, Barry Keim é diplomático.

“Se me pergunta se isto tem a ver com as mudanças climáticas, a minha resposta é: não sei. Temos uma longa história de grandes tempestades e furacões. Cada um é único e tem as suas características. Este, por exemplo, traz com ele mais chuvas e os danos vão ser provocados por isso. Há algumas circunstâncias ligadas às alterações climáticas, mas repito que temos uma longa tradição de tempestades fortes”, refere Barry Keim.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Parvalhão
    28 ago, 2017 Lisboa 23:18
    ... Pedrógão é o maior desastre de Portugal e da incompetência da Protecção Civil nomeada por este governo...! E passou impune !!!!!!!!

Destaques V+