Tempo
|
A+ / A-

Terroristas da Catalunha planeavam 2.ª fase de atentados com mochilas-bomba

28 ago, 2017 - 12:36

Ataques a grandes concentrações de pessoas seriam idênticos ao da Arena de Manchester, no Reino Unido.

A+ / A-

A célula que levou a cabo os dois atentados na Catalunha estava a planear levar a cabo vários ataques idênticos ao que aconteceu na Arena de Manchester, no Reino Unido, que fez 22 mortos e 59 feridos. Os alvos seriam grandes concentrações de pessoas, que seriam atacadas com mochilas-bomba.

A notícia é avançada pelo jornal espanhol “La Razon”, que cita fontes da luta antiterrorista.

Os terroristas compraram no dia 16, na localidade de San Carlos de Ràpita, na Catalunha, 15 fronhas de almofada e outro material que pode ser usado no fabrico de mochilas-bomba, idênticas às utilizadas pelo terrorista em Manchester, a 22 de Maio.

O peróxido de acetona, que pode ser tão potente como o TNT, iria para o fundo das fronhas e seria incluído um detonador, alimentado por uma pilha, descreve o jornal espanhol. Para causar o maior dano possível seriam colocados no interior das bombas pregos, roscas e parafusos.

A célula responsável pelos ataques era constituída por 12 homens, oito dos quais foram abatidos e quatro detidos após os ataques.

Segundo o jornal, Abdelbaki Es Satty, o imã de Ripoll apontado como o cérebro da célula dos atentados na Catalunha, não tinha intenção de se suicidar durante a primeira fase. Pelo contrário, iria dirigir uma segunda vaga de ataques.

Espanha foi alvo de dois ataques terroristas, em Barcelona e em Cambrils, na Catalunha, que fizeram 16 mortos e 135 feridos. A lista de vítimas mortais do ataque em Barcelona incluiu duas portuguesas, uma de 74 anos, residente em Lisboa, e a sua neta, de 20.

Em Barcelona, o ataque ocorreu na quinta-feira à tarde, dia 17, nas Ramblas, uma avenida muito frequentada por turistas. Na madrugada de sexta-feira, dia 18, cinco homens num automóvel atropelaram um grupo de pessoas em Cambrils, uma estância balnear a cerca de 100 quilómetros de Barcelona, fazendo um morto e cinco feridos.

Os dois ataques foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

No final da passada semana, o autodenominado Estado Islâmico voltou a ameaçar Espanha. Num vídeo divulgado pelo jornal "El País", o grupo terrorista celebrou os últimos ataques na Catalunha e glorifica o autor, Younes Abouyaaqoub.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • O Crítico
    28 ago, 2017 Açores 14:51
    É bom que essas noticias vão saindo cá para fora. Pois idiotas como uns engraçadinhos da RFM a fazer chacota de Trump por este querer proibir a entrada de refugiados que todos sabemos que são realmente invasores islâmicos terroristas. Estas bombas deviam era limpar o cepo a idiotas do politicamente correcto e tolerantes betinhos, estamos fartos de tanta parvoíce.
  • tuga
    28 ago, 2017 Lisboa 14:27
    Escancarem mais as fronteiras, deem nacionalidade, como quer o PCP e o BE, subsídios a todo o lixo que nos quer invadir, depois queixem-se, quem sofre com este multiculturismo com as fronteiras aberta é o povo inocente. mas abram os olhos em vez de andarem com esta escumalha ao colo, revoltem contra este lixo que ainda sustentamos através dos nossos impostos.
  • ac
    28 ago, 2017 lx 14:09
    E ainda há por cá muta gente que os desculpa, os percebe e que quer facilitar ainda mais e sem qualquer controlo, a entrada de mais imigrantes

Destaques V+