Tempo
|
A+ / A-

Costa acusa PSD de só acordar para a floresta com "tragédia" de Pedrógão

26 ago, 2017 - 22:34 • Eunice Lourenço

Na Festa de Verão do PS, o primeiro-ministro criticou Passos e citou Marcelo para dizer que "é tempo de parar com tricas políticas".

A+ / A-

António Costa considera que é tempo de acabar com a "trica política" à volta do combate aos incêndios e da política florestal, mas acusou o PSD de só acordar para estes assuntos devido à "tragédia" de Pedrógão e criticou Passos Coelho por "todos os dias critica os bombeiros".

Foi já na parte final do seu discurso na Festa de Verão do PS, que decorreu este sábado em Faro, que o primeiro-ministro e líder socialista falou da questão que tem dominado o Verão. "Foi preciso chegar a tragédia para que outros se juntassem ao debate » sobre a reforma florestal que o Governo tinha lançado em Outubro do ano passado, disse António Costa, acrescentando: "Não acordámos para a floresta a 17 de Junho."

Para o primeiro-ministro, neste momento, a prioridade continua a ser apagar os fogos e apoiar as famílias que têm sido afectadas, mas a "grande prioridade" da próxima década tem de ser a reforma florestal para que a floresta seja uma riqueza do país e não uma causa de desgraça. E convocou para esse trabalho a líder do CDS, que foi ministra da Agricultura durante quatro anos, e "o antigo primeiro-ministro que todos os dias critica os bombeiros". Na Festa do Pontal, Passos coelho tinha responsabilizado o primeiro-ministro pelas falhas no sistema de comunicações de emergência, o Siresp, dizendo que este sistema tem a cara de Costa.

Depois das criticas à oposição, o primeiro-ministro citou o Presidente da República para dizer que "é tempo de parar com as tricas políticas" nestes assuntos e avançar "com coragem" para as reformas que foram aprovadas no Parlamento em Junho, nomeadamente a revisão do registo cadastral.

Já à chegada a esta Festa de Verão, o líder do PS tinha falado sobre os fogos para criticar o PSD por querer conclusões e consequências antes de a comissão independente terminar o seu trabalho. Costa reconheceu que têm sido identificadas falhas no combate aos incêndios, mas garante que estão a ser resolvidas.

Outro aspectos em que o primeiro-ministro criticou o líder do PSD, ainda que sem o nomear, foi no que diz respeito aos estrangeiros. Na Festa do Pontal, há duas semanas, Passos Coelho tinha criticado as alterações à lei da nacionalidade por permitir que "qualquer um" fixe residência em Portugal. Este sábado, António Costa salientou o lugar de Portugal como país de "cruzamento de culturas", onde turistas vêm fazer férias, estudantes vêm de fora para estudar nas universidades e investidores se instalam porque há um clima de confiança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    27 ago, 2017 aveiro 15:25
    O que tem haver os políticos com o dinheiro ????????.................................................................................Resposta- ambos são sujos e metem nojo !
  • mendes
    27 ago, 2017 braga 12:58
    o costa tens a memoria mais curta do que o meu cavalo---ja te esqueceste que foste tu que acabaste com os guardas florestais e com os cantoneiros como 1 ministro ja devias ter pedido ou mandado os juizes e as policias o obrigarem os incendiarios a falarem e a dizerem quem lhe paga porque se nao houve-se interesses das industrias de combate aos incendios os incendios acabavam devias mudar de casete porque essa de culpar os outros ja esta velha
  • Alberto
    27 ago, 2017 FUNCHAL 10:50
    Sabe quem foi o Ministro da Administração Interna no Governo de Sócrates e o que comprou o SIRESP? Se não se lembra...é melhor marcar Consulta Médica!!
  • Zé Brasileiro
    27 ago, 2017 Apendurada 00:22
    Lá conversa tem o Sr. Costa . Viver não custa . Custa é saber . Parabens .
  • vitor lopes
    27 ago, 2017 Cacém 00:18
    ò antónio costa. Não vale fazer as criticas que são merecidas a você aos outros. pois o presidente vai ao cenário dos incendios e voce?? e a sua ministra que se diz da administração interna?? Tá quieto!!! Que isso faz perder votos! Mas o seu discurso de todo o mal do país é do governo ppd/psd cds/pp já começa a cheiral mal... E já agora saia da sombra do presidente e seja homenzinho e assuma aas suas responsabilidades...
  • Bela
    26 ago, 2017 Coimbra 23:51
    Venha o Diabo e escolha, um e outro... Tantas promessas e ...

Destaques V+