Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo. Combate aos fogos é causa nacional

26 ago, 2017 - 00:53

Chefe de Estado visitou Oleiros e confirmou que a situação no terreno está a melhorar.

A+ / A-

O Presidente da República diz que a problemática dos incêndios e as florestas são causas nacionais e que este é um momento de congregar esforços para combater os fogos e não para fazer análises políticas.

Em Oleiros, distrito de Castelo Branco, Marcelo Rebelo de Sousa inteirou-se dos fogos que lavram desde quarta-feira naquele concelho e disse aos jornalistas que o combate está a correr bem e que o "panorama é mais simples" do que nas noites anteriores.

Questionado sobre as responsabilidades políticas nos incêndios que têm atingido Portugal este verão, nomeadamente sobre a responsabilidade da ministra da Administração Interna, Marcelo disse que chegou a hora de virar a página relativamente aos incêndios e que há um tempo em que a prioridade é o combate ao fogo e "não estar a analisar, debater, fazer balanços, comparar com outros anos ou outras situações".

"Estamos mais próximos do fim [da época dos incêndios], mas ainda estamos nesse momento de combate e temos de congregar esforços até ao final", apelou.

Marcelo disse que o Presidente da República deve estar nos locais dos incêndios, "na medida possível", de forma a poder "agradecer aos portugueses e instituições que estão a lutar por uma causa nacional".

"É uma causa nacional, mas tem de ser em todos os períodos do ano, como são as florestas e a criação de condições naturais para preparar o futuro", alertou.

O Presidente da República, que ainda hoje vai estar também no posto de comando de Castelo Branco, disse esperar que este período dos incêndios acabe em "poucos dias" e elogiou a "coragem dos portugueses, que tem sido testada em vários pontos do país".

Ladeado pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, e pelo presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge, Marcelo Rebelo de Sousa visitou o posto de comando localizado em Orvalho -- localidade onde arderam oito casas -- e disse estar mais descansado quanto ao desenrolar do combate a este incêndio específico.

Os dois incêndios que começaram na quarta-feira neste concelho já destruíram mais de 15.000 hectares de floresta, além de terem ferido seis bombeiros.

Às 00h30 de hoje, o combate aos dois incêndios estava a ser feito por 1.082 operacionais, apoiados por 361 viaturas.

As chamas já entraram também no concelho de Castelo Branco e é por esse motivo que Marcelo Rebelo de Sousa ainda se encontra hoje com o presidente daquele município, Luís Correia.

A Protecção Civil está a reforçar os meios terrestres no combate aos dois fogos que lavram no concelho de Oleiros com o objectivo de dominá-los durante a madrugada.

"Estamos a reforçar os meios terrestres para tentar que estes incêndios fiquem dominados pela manhã", disse à agência Lusa o oficial de operações e de emergências da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) Carlos Pereira, advogando que "os grandes incêndios tentam-se dominar durante a noite".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mendes
    26 ago, 2017 braga 12:29
    a ultima coisa que este pais precisava era de um pr choramingas e de beijinhos--este pais precisa e de um pr agressivo no bom sentido que exiga do governo e dos juizes uma lei dura para oa incendiarios e seus mandantes um pr que diga ao povo quanto ganham os donos dos avioes e simliares um pr que se imponha e nao um pr que seja um pau mandado do governo
  • Rabello do Sousa
    26 ago, 2017 Porto 10:17
    O ubíquo. Tem as forcas armadas em frangalhos. PP democracias destas.
  • José Pereira
    26 ago, 2017 cartaxo 10:17
    Tenho 62 anos e nunca me lembro de tamanha vaga de incêndios. Sempre houve imenso calor, sempre houve incêndios mas penso que nunca com esta imensidão. Tem que haver mão pesada para os alegados incendiários e averiguar-se o que está ou quem alegadamente está por detrás de surgirem tantos incêndios e muitos a horas bastante estranhas.
  • Madala
    26 ago, 2017 Évora 09:24
    O bombeiro da geringonça. Está sempre a defender o governo mesmo quando algo corre mal. Ele interrompeu as férias, mas achou bem que Costa as continuasse. Está-se a fazer ao segundo mandato....
  • 26 ago, 2017 LX 09:13
    O Pinhal de Leiria, mandado plantar pelo D. Dinis, também é considerado uma "floresta"? Se sim percebe-se o porquê de também se chamar de "floresta" aos imensos eucaliptais (com pinheiros á mistura) espalhados pelo país fora ...
  • George Baker
    26 ago, 2017 08:52
    E uma causa cronica num lixo que nao ha leis severas para punir os bandidos..!! Num pais verdadeiro......nao num lixo.... que houvessem leis com "corporal punishment " a tragedia tinha acabado ha decadas..!! Mas como o sitio nao e pais,continua-se a destruir a natureza,e os insurretos dos politicos impavidos e serenos assistirem a destruicao da economia...!! Tiremo lixo da Europa..!!
  • Mario
    26 ago, 2017 Portugal 03:36
    Sim e causa nacional mas isso todos os portugueses sabem pergunta e o que voces governo fazem para evitar esta pouca vergonha anual NADA falarem muito fazerem NADA......
  • rosinda
    26 ago, 2017 palmela 02:18
    Estar disposto a ir alem da troika nao e para qualquer um e para corajosos!

Destaques V+