Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Palácio de Lisboa vandalizado de madrugada

25 ago, 2017 - 18:09

Paredes, portas, janelas e cantarias do palácio Baldaia, em Benfica, foram pintadas e danificadas.

A+ / A-

O palácio Baldaia, em Benfica, Lisboa, que está a ser alvo de obras de recuperação, foi vandalizado na última madrugada, mas a sua reabertura ao público "não está comprometida", assegurou à agência Lusa a presidente da junta de freguesia.

O palácio, datado de 1840, tem estado nos últimos meses a ser reabilitado para que possa no dia 1 de Setembro ser reaberto ao público, depois de mais de um século de portas fechadas.

Neste espaço funcionou durante muitos anos o Laboratório Nacional de Investigação Veterinária.

Quando os técnicos de obras chegaram de manhã ao local verificaram que as paredes, as portas, as janelas e as cantarias tinham sido pintadas e danificadas, contou a presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Inês Drummond.

"Foi um revés com o qual não contávamos e que põe em causa meses de trabalho. Estou indignada, a população está indignada, mas extremamente motivada para dar a volta à situação e não comprometer a reabertura do palácio", sublinhou a autarca.

Inês Drummond referiu que os estragos no palácio ainda não foram contabilizados, mas explicou que o mais dispendioso será recuperar as cantarias, uma vez que são centenárias.

As obras de recuperação do palácio Baldaia foram estimadas em cerca de 400 mil euros e pretendem dotar o edifício de condições para se converter num "novo espaço cultural e de inovação", onde irá funcionar uma biblioteca, uma ludoteca, um espaço 'coworking' e a sede do programa Qualifica.

O espaço possui ainda várias salas multifunções, jardins, uma cafetaria, e estará preparado para acolher exposições, "workshops", tertúlias e pequenos concertos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+