Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Juiz deixa suspeito dos ataques na Catalunha sair em liberdade

24 ago, 2017 - 13:33

O dono de um cibercafé na localidade de Ripoll, na Catalunha, fica sujeito a apresentações semanais às autoridades e não pode deixar Espanha.

A+ / A-

Veja também:


Salh el Karib, um dos suspeitos de envolvimento nos ataques na Catalunha, vai aguardar o desenrolar do processo em liberdade condicional, decidiu esta quinta-feira o juiz da Audiência Nacional.

O dono de um cibercafé na localidade de Ripoll, na Catalunha, fica sujeito a apresentações semanais às autoridades e não pode deixar Espanha.

De acordo com o juiz Fernando Abreu, as provas recolhidas contra Salh el Karib não são "suficientemente sólidas" para aplicar a medida de prisão preventiva, como tinha pedido o Ministério Público.

Karib é um dos quatro homens detidos na sequência dos atentados da semana passada em Barcelona e Cambrils, que provocaram 15 mortos e mais de uma centena de feridos. Entre as vítimas mortais estão duas portuguesas, avó e neta.

Na terça-feira, a Audiência Nacional decidiu colocar outros dois suspeitos - Mohamed Houli Chemal e Driss Oukabir - em prisão preventiva.

Um quarto detido, chamado Mohamed Aalla, vai aguardar o desenrolar do processo em liberdade, com apresentações semanais às autoridades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sempre atento
    28 ago, 2017 Beira Interior 14:46
    Um juiz que apenas deve ter estêrco na cabeça, e está uma nação entregues a estes mânfios.
  • P/Pedro
    25 ago, 2017 RQTParta 02:25
    Não haver bom senso é morrer gente inocente por terroristas e quando estes são apanhados mandam-lhes para casa por falta de provas. Mas tem sido sempre assim. A justiça está cheia de idiotas, tal como tu e os teus comentários. Aliás, a justiça tem sido tão eficaz que mesmo grande parte destes terroristas que matam já tinham sido sinalizados. E vens para aqui te armar em mais inteligente do que os outros? A verdade é que é porcausa de inteligentes como tu que não falta gente inocente que tem perdido a vida. Quanto ao isis ganhar esta guerra de terror, pois é claro que ganha, com gente a pensar como tu eles só poderão ficar mais fortes e matar sempre que queiram, mesmo que já estejam sinalizados. Só espero que este que foi libertado não venha a fazer nenhum atentado, porque nesta altura vou-me lembrar de ti e te chamar todos os nomes....
  • ac
    24 ago, 2017 lx 18:06
    Quem pode entender esta sentença? Depois não se admirem. Se passar a mensagem de impunidade mais atentados irão acontecer Terá a ver com apolítica de imigração existente na Catalunha apoiada pela esquerda espanhola?
  • João Barros
    24 ago, 2017 Angra do Heroismo 18:06
    E que tal se fossem todos aprender a escrever? Em vez de ficarem a grunhir sobre coisas que desconhecem?
  • ..
    24 ago, 2017 Barcelona 18:06
    O cagaço decidiu...!
  • Pedro
    24 ago, 2017 Guarda 17:54
    Agrada-me saber que apesar de todo este terror, ainda existe bom senso na justiça, não se pode prender pessoas só porque sim! Qualquer um destes idiotas que fizeram estes comentários pouco inteligentes poderiam/podem ter algum tipo de relação com terroristas, nem que fosse a vender parafusos! Com certeza que gostariam que os Juízes vos ilibassem caso não houvesse provas contra vocês! Esse tipo de atitudes só fazem com que o ISIS ganhe esta guerra de terror!
  • Jorge Silva
    24 ago, 2017 Lisboa 16:58
    Há que ter em conta que o rapaz precisa de continuar o seu trabalho...mandando cruzados ter com Deus!
  • Para refletir...
    24 ago, 2017 Almada 16:53
    Alguns falam, mas em geral não percebem o verdadeiro problema. O poder eleito democraticamente faz as leis com um determinado objetivo bem claro, mas depois não verifica como a lei é aplicada, um problema grave. Depois quem aplica da lei introduz subjetividade e uma lei passa a ser várias. Neste caso o MP entendia que as provas eram suficientemente sólidas, mas o Juiz não. Penso que eles estudaram na mesma faculdade e ensinaram o mesmo a ambos. Falta aqui definir objetivamente o que são provas sólidas e isto não pode ficar ao gosto de cada um. Falta também transparência e fazer perguntas para obter respostas a que as pessoas têm direito. Essa deve ser a principal função da comunicação social, não divertir o povo ou publicar carradas da informação insignificante para manipular as pessoas
  • Alberto Nunes
    24 ago, 2017 Lisboa 16:37
    Lá tal como cá.... Se tivesse andado a 200 na autoestrada ia preso....
  • josé
    24 ago, 2017 s.miguel 16:30
    Daqui a uns tempos este que foi libertado mata uma centena. Depois quero ver o que é que vai acontecer a este palhaço que o libertou? Que europa é esta que se mete em causa a vida dos cidadãos dos seus países para acolher gente retrograda, revoltada, assassinos... tudo em nome de uma politica nojenta que acha que os muçulmanos são todos pessoas que merecem respeito e dignidade, mas que se lixe as pessoas que depois perdem as suas vidas. Depois volta-se a repetir tudo, já tinha sido identificado, vamos combater o terrorismo, e não temos medo...Depois é até ao esquecimento, se é que dará tempo. Isto precisava de uma revolução. Estes políticos não têm o direito de acolher esta gente para que muitos deles venham matar os cidadãos do país. Que nojo que isto dá!

Destaques V+