Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Desconvocada greve no SEF. "Um alívio para o país"

23 ago, 2017 - 19:20

Ministra da Administração Interna fala numa aproximação de posições. Governo aprova novo concurso para mais 100 novos inspectores.

A+ / A-

Foi desconvocada a greve dos inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que estava marcada para quinta e sexta-feira. O anúncio foi feito esta quarta-feira ao final da tarde pelo presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF, no final de uma reunião no Ministério da Administração Interna.

"Havendo uma posição de abertura estão reunidas as condições para podermos suspender a greve", disse Acácio Pereira aos jornalistas.

O sindicalista diz que a ministra da Administração Interna comprometeu-se com várias medidas e que "hoje mesmo foi assinado o despacho por parte do senhor ministro das Finanças para o concurso externo de novos 100 inspectores”.

O Governo promete reforçar as competências da investigação criminal, da parte de fronteiras e do sector da documentação, sublinha.

Segundo a ministra Constança Urbano de Sousa, a desconvocação da greve é um "alívio para o país".

O sindicato defendia a contratação de 200 novos inspectores, mas o Governo, para já, só vai contratar uma centena. Acácio Pereira acredita que os restantes entrarão para o SEF no próximo ano. "Quando partimos para uma negociação pretendemos sempre o pleno. Foi o acordo possível e tivemos em conta o interesse do país e o interesse da segurança nacional", declarou Acácio Pereira.

A paralisação dos inspectores do SEF, que estava marcada para esta quinta e sexta-feira afectaria, sobretudo, os aeroportos de Lisboa, Porto e Faro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    24 ago, 2017 Famoes 11:06
    100 inspectores são insuficientes tendo em conta as eminentes reformas de 200 inspectores. O SEF é essencial para quw se mantenha uma politica de imigração controlada e de segurança adequada às novas ameaças. Quem não percebe isto só pode não ter nada na cabeça ou muitos psicotrópicos...
  • Armand0
    24 ago, 2017 09:50
    "O sindicato defendia a contratação de 200 novos inspectores". Será que é função do sindicato indicar quantos trabalhadores são necessários? É só o que faltava serem os sindicatos a gerir os assuntos de Estado. Há qualquer coisa que não bate certo.
  • COSTA PANTOMINeiro
    23 ago, 2017 lX 23:09
    Governo nas suas cedências habituais perante os sindicatos e os tugas a pagar esta agenda da esquerda folclórica e, por isso, a dívida pública chega já aquase aos 250 mil milhões de euros....Costa, o pantomineiro, com um governo em gestão corrente, com navegação à vista e sem estratégia. Costa um encantador de serpentes que baixa as calças a sindicatos patrocinados pelo PCP e pelo BE...
  • Joao
    23 ago, 2017 Leiria 21:34
    Não sei bem o que isto significa mas 100 inspectores são muitos inspectores assim de repente. Não quem sejam necessários, Mas se até agora não eram, em que situação estava o SEF? Não entendo
  • Napoleon Bonaparte
    23 ago, 2017 Lisbon city 21:14
    Onde desencantam esse título?!
  • Isabel Passos Sousa
    23 ago, 2017 Loures 21:13
    Contrata... certo?
  • José Seco
    23 ago, 2017 Lisboa 19:49
    Vão trabalhar porque há gente à espera do visto de residência há já demasiado tempo!
  • Teixeira Simões
    23 ago, 2017 Almada 19:48
    É pá,estes meninos estão constantemente a meter água e agora iam fazer greve porquê!!! está um país bem entregue está.Tenham mas é vergonha e vão vergar o aço...

Destaques V+