Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Mentirómetro". ​Trump ultrapassou as mil declarações falsas ou enganosas

23 ago, 2017 - 16:24

"Washington Post" fez as contas e concluiu que o Presidente dos EUA falta à verdade cinco vezes por dia. “Obamacare”, negócios e Hillary Clinton dominam esta lista.

A+ / A-

O Presidente norte-americano, Donald Trump, proferiu 1.057 afirmações falsas, enganosas ou contraditórias nos primeiros 214 dias no cargo. A contabilidade é feita pelo “Washington Post”.

De acordo com o jornal, Donald Trump manteve um ritmo de cinco declarações falsas ou enganosas por dia desde que tomou posse em Janeiro.

Um vídeo do "Washington Post" que resume as principais conclusões desta análise

A primeira declaração contraditória foi registada a 21 de Janeiro, um dia depois de ter prestado juramento como 45.º Presidente dos EUA. “Eu não era um fã do Iraque. Eu não queria ir para o Iraque”, disse Trump, que no passado defendeu a invasão daquele país.

O tema que mais tem contribuído para esta lista é o “Affordable Care Act”, o plano de saúde conhecido por “Obamacare”.

O Presidente já anunciou por diversas vezes a morte do “Obamacare”, mas o programa que possibilitou a milhões de americanos o acesso a cuidados médicos continua em vigor por falta de consenso no Congresso.

Mentiras ou "factos alternativos"? Visão da Casa Branca contradiz o dicionário
Mentiras ou "factos alternativos"? Visão da Casa Branca contradiz o dicionário

Trump tem reclamado os louros pela prestação económica dos Estados Unidos, mas por vezes peca por excesso. De acordo com o “Washington Post”, vangloriou-se por algumas decisões tomadas ainda durante o anterior mandato de Barack Obama.

Em 42 ocasiões, disse ter garantido investimentos ou empregos para o país que, na verdade, já tinham sido anunciados anteriormente.

O Presidente garantiu ter sido ele o responsável pela redução do custo do caças F-35, apesar de o corte ter acontecido antes da sua eleição para a Casa Branca. Trump falou sobre o tema por 19 vezes.

De Hillary à Catalunha

Hillary Clinton, a candidata derrotada nas eleições presidenciais de Novembro do ano passado, é um dos alvos preferidos do milionário que fez fortuna no sector do imobiliário e que se tornou numa estrela de televisão com o programa “O Aprendiz”.

Donald Trump alega, erradamente, que Hillary Clinton deu à Rússia 20% do fornecimento de urânio americano ou que um antigo responsável do FBI recebeu 700 mil euros da antiga primeira-dama.

Uma das últimas histórias falsas contadas pelo Presidente norte-americano aconteceu na semana passada na reacção aos atentados na Catalunha.

Trump repetiu um episódio passado nas Filipinas, no início do século XX, que segundo os historiadores nunca aconteceu, em que um general norte-americano executou radicais islâmicos com balas embebidas em sangue de porco.

O jornal “The New York Times” também tem uma secção dedicada às “mentiras de Trump”, que regista as declarações enganosas do Presidente desde a tomada de posse.

De acordo com um barómetro publicado por este jornal, no início do mandato 53% dos norte-americanos consideravam que o Presidente não é honesto, um valor que tem vindo a aumentar nos últimos meses e que chega agora quase aos 60%.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dario
    24 ago, 2017 lisboa 10:04
    Resta saber se a tiragem deste jornal aumentou ou diminuiu
  • Fausto
    24 ago, 2017 Lisboa 00:31
    Realmente...esta continuação estilo....Trump fez isto...Trump disse aquilo...é uma coisa já meio...pirómana...
  • antonio
    23 ago, 2017 lisboa 18:53
    O aziómetro jornaleiro rebentou!! :)
  • Mário João Castro
    23 ago, 2017 São Mamede de Infesta 17:48
    Liderar nada tem a ver com o poder do dinheiro mas sim perceber e intuir o bem comum, estabelecer padrões comportamentais, onde a união permita, a todos, obter a realização de metas, anseios e sonhos. Um líder procura a dignidade, a VERDADE e jamais liderar pela intoxicação das mentes e das ideias, usando e abusando de ideais nefastos a curto, médio ou longo prazo. Um líder é um guardião de valores e acima de tudo dá o exemplo pela sua conduta. Lideres perfeitos nunca teremos, pois esse existe e É único no seu legado à Humanidade distraída e demasiado envolvida em exacerbadas idolatrias, doentias e fraturantes de uma sociedade tecnologicamente evoluída mas fragilizada e enfraquecida na relação humana. Um líder desafia as operações matemáticas. Se somar o potencial de todos, multiplicar o bem comum e subtrair a maldade e injustiça existente, está garantida a divisão do BEM e da Luz que nos encaminha para a Paz e Justiça, valores que são alavanca para a Felicidade e Respeito Sagrado por cada Ser vivente neste planeta sombrio, triste e doente, sobrecarregado de erros pela mão gananciosa do Homem. A mentira lança-nos, a TODOS, na escuridão das trevas onde o mundo se encontra mergulhado pelos tentáculos diabólicos do terrorismo. Resolver conflitos com armas, nada nos traz de novo, a não ser mais sofrimento e distanciamento entre todos. O que falta a um bom líder? S A B E D O R I A !!! Só D E U S é Aquele sábio que cada um de nós pode e deve tentar imitar.
  • Antonio Silva
    23 ago, 2017 Braga 17:42
    O clone de Paços Coelho!
  • fanã
    23 ago, 2017 aveiro 17:24
    Possas ....está a tirar o troféu aos nossos Pinóquios Portugueses , e eu a pensar que os nossos Políticos eram invenciveis !
  • Dias
    23 ago, 2017 mafra 17:12
    Continua o " bulliyng " mediático contra o Trump com fotos escolhidas a dedo.
  • Alberto
    23 ago, 2017 Funchal 17:08
    Mesmo assim, não "chega" ao Costa.
  • Maomé
    23 ago, 2017 Cuba 16:36
    Sangue de porto ou de porco?!

Destaques V+