Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

APAF chocada com castigo a Jorge Sousa

23 ago, 2017 - 12:46

Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol fala de um precedente gravíssimo.

A+ / A-

O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros, Luciano Gonçalvos, está chocado com o castigo ao árbitro Jorge Sousa. O juiz portuense foi suspenso por três jogos pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, após dirigir impropérios ao guarda-redes do Sporting B, Vladimir Stojković.

Luciano Gonçalves, em nome da arbitragem fala da abertura de um precedente gravíssimo.

"Estou incrédulo. A arbitragem está incrédula. Como é que é possível um árbitro ser castigado em três jogos por ter utilizado uma linguagem grosseira, quando em mais nenhum agente que utiliza e tem estes comportamentos, acontece esta disparidade de penas. É inadmissível, não conseguimos compreender e não faz qualquer sentido. Não estamos a pôr em causa a questão de se devia ter utilizado aquela linguagem, o que não concordamos é em relação a um castigo que vai abrir um precedente no futebol português de três jogos a um árbitro por utilizar este tipo de linguagem e, naturalmente, a arbitragem não pode estar satisfeita, de forma alguma, com esta pena", referiu a Bola Branca.

E se Jorge Sousa decidisse retirar-se, Luciano Gonçalves não se admiraria, até porque o árbitro ficou descontente e desiludido.

"Sei perfeitamente que ele não está nada satisfeito. Para ele também é uma desilusão toda esta situação. Jorge Sousa é um profissional que tem 24 anos de carreira. Por um dia menos bom, e em que as coisas tenham sido retiradas de um contexto, como foi o caso do jogo com o Sporting, naturalmente que ninguém fica satisfeito de ver isso a acontecer", explicou.

E tal como o presidente do Conselho de Arbitragem, também a APAF exige a partir de agora uma igualdade de castigos.

"É claro que a arbitragem vai exigir que as molduras penais dos árbitros sejam iguais às de qualquer outro agente, obviamente que iremos fazer essa exigência", concluiu Luciano Gonçalves, visivelmente insatisfeito.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nhecos
    23 ago, 2017 Nhecolandia 17:01
    Os censores da RR, não são para brincadeira. Só publicaram o ultimo comentário? o conteudo do primeiro não interessa. Falava em 24 anos de carreira, com este comportamento ou este comportamento é apenas para jovens jogadores ou jogadores do Sporting; palavras tiradas do contexto (onde o contexto é um jogo de futebol).
  • Filipe
    23 ago, 2017 Baixa da Banheira 16:44
    Chocado ficamos nós pelo silêncio da apaf quando surgiu esta situação e nem uma palavra tiveram de repúdio não pelo vocabulário mas pela forma agressiva e descabida. Procedente seria ficar impune pelas factos que aconteceram. Não é com este tipo de comprativismo que se dignifica a classe e a verdade desportiva. Quem erra tem que se sugeitar às suas consequências, como acabou por acontecer, errou paga com os 3 jogos de castigo. Quase de certeza que este juiz não teria a mesma atitude se o jogador fosse um jogador de um outro estatuto. Talvez tenha ficado revoltado por ir arbitrar na segunda divisão e descontou a sua raiva num jovem ainda em formação o que torna um caso mais grave.
  • observer
    23 ago, 2017 aqui 16:20
    "Chocados", é uma das formas mais ligeiras (entre muitas outras) que os adeptos de futebol português podem classificar e tem assistido de há (quase) quarenta anos a esta parte, do vergonhoso pântano corporativista corrupto dos vouchers, mails, tráfico de influências, alteração da verdade desportiva, prendinhas e etc e tal, perpetrado pela quadrilha dos amigalhaços do apito, sempre e sistematicamente a favor do colinho do clube do regime o tal fócócarnide. Haja decência e vergonha porque de resto é sabido que não há justiça nem coragem para mudar o sistema, porque anda muita gente "graúda" e engordar e bem há conta do regime de corrupção instalado. PS:- Coluna vertebral perdeu-se , agradece-se a quem encontrar (mesmo ao mau estado) é favor de a entregar naquela dita cuja "APAF"
  • 23 ago, 2017 Lisboa 15:14
    Este gajo é arbitro?? Então podem chamar-me astronauta!! Pobre futebol.
  • José Sobrinho
    23 ago, 2017 Porto 15:11
    A APAF está chocada com o castigo ao árbitro Jorge Sousa. Mas não fica chocada com os erros grosseiros de alguns árbitros, Por exemplo, a bárbara entrada de Eliseu sobre um jogador do Belenenses.
  • Nhecos
    23 ago, 2017 Nhecolandia 14:36
    O vinho da Anadia é muito bom e há um, que tem sabor a morango. Não deve ser bebido com a testa. Em relação ao Video-Arbitro, os dois erros a apontar, beneficiam o mesmo clube. - Porque será? ou - Que passou-se?
  • Luis
    23 ago, 2017 Amsterdao 14:33
    Realmente este castigo nao faz qualquer sentido. O arbitro apenas usou linguagem agressiva, e nao se ouve o que o guarda redes disse antes. Futebol da treta 'e o que 'e. Ainda por cima da segunda divisao. LOL.
  • zita
    23 ago, 2017 lisboa 14:11
    Pois agora os jogadores que se cuidem quando mandarem o árbitro para algum lado!
  • Carlos Manuel
    23 ago, 2017 lisboa 14:02
    Há Senhores que só comentam as coisas dos outros clubes, primeiro estamos comentando uma ssunto de arbitragem, eu concordo com os jogos porque um árbitro tem os cartões para castigar os jogadores eponto fimnal, se não concorda com uma situação dum jogador, só tem que castigar o jogador com o cartão seja ele amarelo ou vermelho, já vi no Estádio jogadores em frenre ao árbitro mandar este para lugares pouco adequados, devia era haver coragem para certas coisas, coisas que não há, já vi o Luisão, o Adrien e jogadores do Porto portanto todos com telhados de vidro, ninguem veio falar quando o guarda-redes do Rio Ave no último jogo defendeu a bola fora da grande área com as mãos, que é feito do VAR, nada se disse e quanto muito mda se fez
  • José Carvalho
    23 ago, 2017 F. C. Rodrigo 13:50
    É de facto estranho que ainda possa haver pessoas que achem anormal a aplicação de um castigo, um campo de futebol não é propriamente uma qualquer tasca de, local aonde os impropérios são algo normal, já não deveria ser normal dirigir tais palavras ao arbitro. Mas vir um responsável corroborar a atitude de juiz da partida só demonstra o baixo nível a que chegou algum dirigismo em Portugal .

Destaques V+