Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Greve dos inspectores do SEF vai afectar principais aeroportos

22 ago, 2017 - 22:25

Sindicato decretou dois dias de greve em protesto contra a falta de meios humanos e informáticos, exigindo a abertura imediata de concurso externo de admissão para 200 novos inspectores.

A+ / A-

A greve dos inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), marcada para quinta e sexta-feira, vai afectar sobretudo locais de maior tráfego de passageiros, como os aeroportos, avisa um dirigente sindical.

O presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF, Acácio Pereira, considera que a greve irá afectar sobretudo os aeroportos de Lisboa, Porto e Faro.

O mesmo responsável assegurou que, apesar da greve, serão assegurados os serviços mínimos, embora estes não garantam a normal "fluidez de passageiros".

Acácio Pereira admitiu que com a greve haja mais "demoras e maiores constrangimentos", mas assegurou que os inspectores do SEF continuarão a garantir as "condições mínimas de segurança de todos os cidadãos do país", numa altura em que a Europa vive sob a ameaça do terrorismo.

O sindicato decretou dois dias de greve em protesto contra a falta de meios humanos e informáticos, exigindo a abertura imediata de concurso externo de admissão para 200 novos inspectores.

Rever e modernizar o Estatuto de Pessoal do SEF e obter públicas garantias da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, sobre o aumento da capacidade operacional do SEF são outras das reivindicações que levaram o sindicato a convocar o protesto.

O presidente do sindicato dos inspectores do SEF acusou a ministra Constança Urbano de Sousa de pretender tornar "essencialmente burocrática" e de "controlo documental" a actividade principal do SEF.

"É por causa desta visão redutora que, no SEF, os inspectores que deviam estar dedicados exclusivamente à investigação criminal ou à fiscalização são constantemente requisitados para reforçar os aeroportos de Lisboa, Porto e Faro nos meses de Junho a Setembro", criticou.

Acácio Pereira disse que é contra isto, em primeiro lugar, que a greve se realiza, acrescentando que o protesto pretende criar uma solução para "essa vergonha nacional que são os tempos de espera nos aeroportos para controlo documental, fruto de absoluta falta de meios humanos e que estão a prejudicar gravemente a economia nacional".

Outra das exigências do sindicato prende-se com a publicação imediata do regime de piquete e prevenção dos inspectores do SEF, negociado há um ano e meio e que continua parado no Ministério das Finanças.

Segundo Acácio Pereira, com os serviços mínimos durante o período de greve haverá uma a redução para cerca de 1/3 do pessoal que estará a assegurar as tarefas urgentes e essenciais previstas na lei.

O dirigente sindical disse estimar que a greve de dois dias venha a ter uma "adesão maciça".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+