Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Maduro diz a Trump: "Vamos falar?"

22 ago, 2017 - 20:23

“Infelizmente, vivemos o pior momento de relacionamento com o Governo dos Estados Unidos”, lamenta o Presidente da Venezuela.

A+ / A-
Maduro quer falar com Trump e estabelecer um “diálogo frutuoso”
Maduro quer falar com Trump e estabelecer um “diálogo frutuoso”

As relações entre Caracas e Washington desceram ao ponto mais baixo de sempre, declarou esta terça-feira o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que apelou ao reatamento de relações entre os dois países.

“Infelizmente, vivemos o pior momento de relacionamento com o Governo dos Estados Unidos”, afirmou Maduro numa intervenção no palácio presidencial.

O líder venezuelano fez depois uma espécie de apelo à normalização das relações entre os dois países: “Nós os dois devíamos falar. Só falando podemos compreender-nos melhor”, apelou.

Afirmou que ele e o Presidente norte-americano, Donald Trump, devem respeitar-se mutuamente e que as duas nações deveriam reatar o diálogo.

As declarações de Maduro surgem semanas depois de Trump ter chegado a admitir uma intervenção militar na Venezuela, porque “a população está a sofrer e a morrer”.

O Governo da Venezuela está mais isolado da comunidade internacional, depois da convocação de uma Assembleia Constituinte que já retirou o poder legislativo ao Parlamento, que é controlado pela oposição.

Na intervenção desta terça-feira, Maduro criticou as intervenções norte-americanas na América Latina e noutros locais do mundo, referindo especificamente ao Iraque.

Os Estados Unidos são apontados pelo Governo venezuelano como os responsáveis pelos graves problemas económicos e políticos no país.

Nicolás Maduro ordenou nas últimas semanas a detenção da ex-procuradora-geral, Luisa Ortega, que foi obrigada a fugir para a Colômbia e que agora seguiu com o marido para o Brasil.

O Presidente venezuelano anunciou esta terça-feira que vai emitir um mandado de detenção internacional para a antiga procuradora e para o marido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    23 ago, 2017 18:36
    Mas será que Maduro estará disposto a receber conselhos de Trump também este um anormal politico tal como ele e cada qual à sua maneira, não me parece! Portanto se Tramp tivesse juizinho quanto a mim não lhe passava cartão mas também nada terá que meter o nariz onde não é chamado ao ameaçar o Madurinho, o tempo se encarregará de o julgar quando a fome já não der tréguas ao seu povo.
  • Marco Visan
    23 ago, 2017 Lisboa 15:18
    Posso acrescentar mais algumas notas ao bom comentário de Carlos Pascoal. Na verdade, o regime da Renascença nada disse sobre a Venezuela após a votação da Constituinte, para agora aparecer com breves notas sobre Maduro e Trump (de modo a que muito comentador apareça a tecer do pior que desconhece daquele país). Nada dizem acerca do poder da procuradora-geral, Luísa Ortega, durante os 4 meses de violência que aquele país assistiu, entre Abril e Julho. Esta nada fez em relação às mortes que ocorreram e fez campanha com a oposição contra o seu presidente. Pior, foi vê-la a fugir do país e a pedir auxílio ao país do narcotráfico e dos paramilitares (Colômbia) e sem que o regime da Renascença soubesse, a senhora já pediu para se exilar no Brasil. Se, na verdade, Luísa Ortega nada temia em relação ao governo e ao seu presidente, porque é que fugiu do país. O regime da Renascença passa as notícias sem esclarecer nada do essencial.
  • Carlos Pascoal
    23 ago, 2017 Orelhudo 09:05
    Colocando de lado a questão de estarmos na presença de dois GRANDES SACANAS, a análise que faço de toda esta questão é a seguinte: Seguindo a regra de que entre marido e mulher ninguém meta a colher, a Venezuela é um país INDEPENDENTE e os seus problemas só ao seu POVO diz, ou melhor, DEVIA DE DIZER RESPEITO. Se Maduro é de esquerda ou direita, quem o lá meteu, que o tire. Mas também é verdade que Maduro tem muita povo a seu lado e creio que são os mais desprotegidos, logo dá para entender que quem é abastado, não se sente bem que o pobre viva melhor. Depois temos a AMÉRICA com todo o seu poderio e não esteja ela em todos os conflitos no Mundo! É o quero posso e mando. O Mundo está a ser dominado pelo capitalismo e MADURO deve ter acordado para a realidade e vê que são escassos e fracos os apoios que tem e portanto se mostra a vergar perante um outro grande DITADOR, LOUCO e MUITO PERIGOSO. E isto é tal e qual como na minha aldeia, onde MEIA DUZIA ENDINHEIRADOS, FAZEM VERGAR E ACOBARDAR UNS MILHARES QUE VÃO TRABALHANDO PARA ENGORDAR ESTA MEIA DÚZIA E VÃO CONTINUANDO A VIVER NA MISÉRIA. É assim que eu vejo a questão.
  • Horacio
    23 ago, 2017 Lisboa 00:12
    Dois incompetentes e o que Maduro e Trump são. Só que Trump também está Com o olho no petróleo venezuelano. Como diz Trump constantemente não entendo porque na ficamos com o petróleo do Iraq e os direitos minerais do Afeganistão. Tal como Hitler Trump quer o que não é dele. E está disposto a fazer guerra para conseguir. Muito triste o que está a acontecer no mundo .pessimos líderes como Maduro ,Trump ,Teresa May, Lê pen ,Lula e Dilma e Temer . O parvalhao da África do Sul e outros por aí. Se as pessoas não acordarem e votarem em gente séria vamos todos acabar mal. Deixem de lado está lorota de esquerda ou direita .deixem de lado está lorota tribalista de partidos e votem em homens sérios com um passado moral impecável .nada de celibridades fabricaras e populistas falsos.
  • Pedro
    22 ago, 2017 Porto 23:15
    Palhaço..............
  • Miguel Botelho
    22 ago, 2017 Lisboa 22:10
    Mas pior que o vosso video (que nada explica e nada diz), é a vossa ditadura em impor a publicidade antes do video. O vosso regime da Renascença aplica esta medida em quase todos os videos. Não há um que sobre. Para mal perceber o que se está a passar, a estação de emissão impõe os 30 segundos de publicidade. Esta imposição já cansa e não há nada que vocês na Renascença consigam fazer, porque sem a publicidade não sobrevivem.
  • Fernando
    22 ago, 2017 Lisboa 22:00
    Já agora, quem assina esta notícia ? É o fantasma da meia-noite da Renascença ? ou é quem .... ? não é obrigatório, moralmente, dar a cara quando se escreve coisas destas, desta forma ?.... ou têm medo de quê ?..... ou escondem-se porquê ? ................... pois ................. é ! Vá lá, censurem, vocês adoram fazer isso ...............
  • Manuel Santos
    22 ago, 2017 Gondomar 21:42
    Maduro é de esquerda. Sendo de esquerda mandou farpas contra o Trump para ficar bem visto entre os seus (é vaidoso). Agora que acabou o dinheiro (não sabe gerir) quer conversar... Tão típico de governos de esquerda...
  • Joao
    22 ago, 2017 Lisboa 21:37
    Pensava q ele estava-se nas tintas para os usa e o Trump, mas afinal quer conversa. Não lhe está a correr tudo como planeado

Destaques V+