Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Terroristas queriam atacar a Sagrada Família em Barcelona

22 ago, 2017 - 16:06

Os suspeitos ouvidos em tribunal revelaram um plano de maior escala que envolvia muitos monumentos da cidade.

A+ / A-

Mohammed Houli Chemlal, um dos terroristas ferido na casa de Alcanar, em Tarragona, na noite anterior aos ataques de Barcelona e Cambrils, afirmou em tribunal que o plano da célula terrorista era atacar a Sagrada Família e outros monumentos da capital da Catalunha. A informação está a ser veiculada pelo jornal espanhol "El Mundo".

A Catalunha foi palco de um duplo atentado terrorista, na quinta-feira. Em Barcelona, 13 pessoas, entre as quais duas portuguesas, morreram atropeladas por uma carrinha e mais de 100 pessoas ficaram feridas. Horas mais tarde, em Cambrils, um veículo subiu o passeio da marginal e atropelou várias pessoas antes de embater numa viatura policial. Este ataque matou uma pessoa e feriu outras 15. Esta segunda-feira, o número de vítimas dos ataques subiu para 15.

Os planos de um ataque maior, que já tinham sido ventilados, foram confirmados no interrogatório desta terça-feira perante o juiz do caso, Fernando Andreu.

Durante quase 1h20, Houli Chemlal, de 21 anos, residente em Melilla, repetiu as informações que forneceu à polícia quando foi preso, confirmando assim que a célula terrorista a que pertencia estava a preparar ataques de "grande dimensão", como já tinha revelado o responsável máximo da polícia de Barcelona, Josep Lluís Trapero.

Os investigadores já tinham alertado que os terroristas estavam a manipular material muito sensível para fazer bombas no momento em que a explosão ocorreu na casa de Alcanar. Trapero informou logo que os ataques em Barcelona e Cambrils foram uma alternativa "desesperada" depois de o plano inicial, que foi preparado durante meses, falhar.

O presidente da câmara e o responsável policial de Barcelona revelaram, numa das conferências de imprensa diárias, que o grupo estava a financiar a produção de bombas com a venda de jóias.

O procurador público pediu prisão preventiva para Houli Chemlal, mas o advogado de defesa solicitou a libertação com medidas cautelares. A decisão do juiz será conhecida quando os interrogatórios do resto dos detidos forem concluídos.

O "El Mundo" avança que os interrogatórios deverão ficar concluídos esta terça-feira. O juiz Andreu e os procuradores Dolores Delgado e Ana Noé tiveram cinco horas para ler a acusação antes de os detidos serem ouvidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alberto Sousa
    22 ago, 2017 MONTIJO 18:01
    Para nós Europeus, o atentado em Barcelona, não foi um fracasso do DAESH. Temos a lamentar o numero de vitimas, mortais, e dos que se encontram hospitalizados e os danos provocados pela insegurança que se sente por toda a Europa. E assim acontece em todos eles, pois inocentes estão a morrer, numa morte inglória, e sem saberem porquê? Para o DAESH, SIM, FOI UM FRACASSO, Pois não só, não conseguiram os seus intentos, como viram dizimadas as suas hostes malignas, e assim irá continuar a ser. Esta está a ser uma "guerra sem quartel", e na qual, não há vencedores nem vencidos. Que tipo de Deus, invocam estes bandidos? Um Deus de ódio e de vingança? Que Deus pode ser assim?, Que é exactamente ao contrário, daquilo que o imaginamos? O mundo está doente, e terminal. NOVA ORDEM MUNDIAL, É PRECISA URGENTE.

Destaques V+