Tempo
|
A+ / A-

Rui Pereira defende "plano nacional de videovigilância" para combater terrorismo

22 ago, 2017 - 14:35

O ex-ministro da Administração Interna defende o reforço da segurança para evitar atentados. Algumas autarquias já o fizeram, mas Rui Pereira defende que a estratégia deve ser nacional.

A+ / A-

O ex-ministro da Administração Interna Rui Pereira defende que os serviços de informação em Portugal deviam liderar “um plano de videovigilância em termos nacionais e de protecção de zonas pedonais”. Para o ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, esta matéria não deve ser liderada pelas autarquias.

Lisboa foi a primeira cidade a anunciar medidas de segurança em pontos turísticos e de grande concentração de pessoas, com a introdução de barreiras no Chiado, na Rua Augusta e no Mosteiro dos Jerónimos. Porto e Vila Nova de Gaia preparam-se para adoptar medidas para o Red Bull Air Race (2 e 3 de Setembro), evento em que são esperadas um milhão de pessoas. O plano contempla a instalação de blocos de betão com quatro toneladas e meia.

“Não se pode deixar tudo à acção autárquica”, diz à Renascença Rui Pereira, que defende que o combate ao terrorismo exige um plano mais abrangente e de âmbito nacional.

“São medidas necessárias e quanto mais cedo forem tomadas melhor. É necessário preservar através de mecanismos de segurança a zona de acesso a veículos indesejáveis utilizados por terroristas. Há também uma grande necessidade de recorrer à videovigilância. Por outro lado, devemos desencadear a investigação criminal sempre que necessário”, enumera .

O ex-ministro de José Sócrates acredita que um atentado terrorista, como o de Barcelona, gera sempre réplicas, ou seja, novos ataques. Este efeito pode ser amplificado pelos meios de comunicação social. Uma frase da ex-primeira-ministra inglesa Margaret Thatcher tem sido usada para dar corpo a esta discussão. “Temos de encontrar formas de privar os terroristas e sequestradores do oxigénio da publicidade de que dependem”, disse a então líder britânica.

O agora comentador de assuntos de segurança da CMTV afirma que “é evidente que o terrorista se alimenta da publicidade e é evidente que se alimenta da comunicação social”. “Mas, no lado oposto, temos outro valor, que é o da liberdade de imprensa. No entanto, a auto-regulação é bem-vinda”, sublinha.

O ex-ministro diz que o terrorismo se combate através das “informações e investigação criminal” e “de mecanismos de defesa fixos, mas que sejam deslocáveis”.

O especialista não exclui a possibilidade de novos atentados na Europa, pensa até que são muito prováveis, mas isso não significa uma derrota face aos grupos extremistas. “O terrorismo está a perder a batalha. É uma ilusão pensar que o Daesh [Estado Islâmico] está ganhar por causa destes atentados. Tem procurado outro tabuleiro, o Ocidente, mas é evidente que este canto do cisne não vai ser rápido, vai ser demorado”, remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fausto
    24 ago, 2017 Lisboa 12:45
    Estamos cá há muitos anos...sem câmaras de vigilância...e sempre houve terroristas...para além que...olhar para a gravação para ver o que já aconteceu...é dinheiro mal gasto...
  • Zé Povinho
    23 ago, 2017 Jardim à beira mar plantado 07:52
    Este senhor está a ver mal o problema. Primeiro de tudo, as cameras de vídeo vigilância não previnem coisa nenhuma. Se assim fosse, as cameras de vídeo vigilância teriam a capacidade de gravar em video o futuro. Ora como isso não acontece, a afirmação é falsa. Portanto, não previnem o terrorismo, quanto muito gravam para a posteridade o acontecimento. As cameras de vídeo não previnem nenhum crime. Isso está bem patente, nos crimes que são cometidos em locais com vídeo vigilância. As cameras de video não previnem assassinatos. Quanto muito, gravam assassinatos. As cameras de video vigilancia não previnem roubos, quanto muito gravam para a posteridade os roubos. Para prevenir atentados terroristas é necessário não deixar entrar no nosso País terroristas. Não é abrindo as portas e deixando-as escancaradas que se consegue prevenir atentados terroristas. Sou levado a crer que este senhor mais valia manter fechada a boca, porque quando abre é um desastre. É o eterno problema, quando abre a boca, ou entra mosca ou saí asneira. Será que este senhor também deseja instalar uma camera de vídeo na minha casa de banho ? É que lá, também pode acontecer alguma coisa errada ... ou não ? Tanta diarreia mental é obra. O que tem de ser feito é ter policia na rua. Isso é que era! Não é policia, numa sala cheia de ecrans nas paredes a vigiar o comum do cidadão que não faz mal a uma mosca que se evita coisa nenhuma. Ponha-se é a policia na rua.
  • FR
    23 ago, 2017 Portugal 03:14
    Isto devem ser directivas lá de Bruxelas ou alguma coisa para vigiar as pessoas, a escala do terrorismo é muito pequena comparado com os que morrem por doenças tratáveis, ou se matam, acidentes de trabalho ou acidentes simplesmente. Mas acho bem no entanto, mas se me filmarem a tirar macacos do nariz e publicarem sem consentimento, tem que haver consequências pesadas, acesso às camaras só em caso de crime e apagamento automático ao fim de 30 dias e fiscalizado pela ASAE. Mas como disse em comentários no passado, o objetivo desta paranóia perpetrada com o terrorismo há de ser mesmo com esta intenção de vigiar, se os média mostrassem todos os que suicidam em portugal e passassem todos os dias começava uma paranóia de psquiatria, se os média só passarem futebol, começa uma paranóia do futebol (esta está sempre na berra), se os média passarem só uma versão, é essa versão que fica para um país inteiro!!! Se só passarem notícias do Alentejo, de repente o Alentejo é maior que Lisboa...a propaganda tem um poder que é uma brutalidade sobre a população. Basta olhar para o passado que não é nada bonito. A propaganda foi um dos grandes motores das grandes guerras que limparam o sebo a milhões.
  • JP
    22 ago, 2017 Lisboa 23:17
    Este sr. já foi ministro da AI, depois repescado para a TV do "crime" e ao fim de meia dúzia de baboseiras virou especialista. Já dizia a outra; este País é um colosso com tanta genialidade. Provavelmente, terá responsabilidades em alguma empresa de segurança.
  • Pedro
    22 ago, 2017 Sintra 22:13
    Em Barcelona não deve haver câmaras de vídeo, nem em Paris idem, nem em Bruxelas, nem em Manchester...Londres deve ser a cidade com mais câmaras no mundo e mesmo lá houve atentados. As câmaras evitam alguma coisa? Totalmente contra o Big Brother com a desculpa do combate ao terrorismo. A seguir vão querer pôr uma câmara na nossa casa. NÃO!
  • joao
    22 ago, 2017 Lisboa 17:38
    É inaceitável que Portugal não tenha um Sistema Nacional de Videovigilância, muito útil no combate e prevenção do crime, como em todos os outros países! A policia perde o rasto a muitos criminosos, anda a pedir imagens a lojas, a vida e segurança das pessoas está em causa, porque não há um Sistema Nacional de Videovigilãncia e para cúmulo e de forma inaceitável ainda há uma comissão inútil que proíbe à toa! A ideia não é dele é defendida por muita gente há anos! 1º está a vida e segurança das pessoas e depois, muito depois falsas privacidades na via pública, como se fizesse sentido haver privacidade na via pública! Foram logo a correr por blocos na rua augusta, mas o mais importante era terem posto videovigilância!
  • vitor
    22 ago, 2017 Lisboa 17:07
    Vai aparecer muita gente a dizer que é contra a liberdade, etc, etc. Mas será que é contra a liberdade ou é contra aqueles que andam na ilegalidade?
  • Manuel Fonseca
    22 ago, 2017 Vila Nova de Paiva 16:51
    Vamos então ALARGAR a "SIRESP"... tenho que estar de olho aberto para me meter nesta nova chulice...
  • Bela
    22 ago, 2017 Coimbra 16:09
    De facto em Portugal há sempre muita rapidez em criar leis, o pior é pelas em prática. Temos o exemplos das florestas e as tristes consequências porque quem devia viajar não o faz e quando surgem os 'problemas' é um Deus nos acuda. Diz o ex-ministro que: " o terrorismo se combate através das “informações e investigação criminal” e “de mecanismos de defesa fixos, mas que sejam deslocáveis”. Outro serviço de informação que depois só tralhe quando lhe apetece, assim como o SIRESP? Ou câmaras de vigilância, tipo aqueles de "enfeitar" para enganar os intrusos?
  • Francisco Torres
    22 ago, 2017 Viana do Castelo 16:03
    Realmente para além do controlo das populações, o que impede um acto terrorista a tal vídeo vigilância????...Sempre e em nome dos mais elevados interesses da comunidade, assiste-se com paralelo aos tempos da Alemanha Nazi, ao restringir das liberdades dos cidadãos. VOLTA SALAZAR, ERAS DEVERAS UM DEMOCRATA COMPARADO COM ESTES PROGRESSISTAS LIBERAIS!!!

Destaques V+