Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismo em Itália. Irmãos Ciro, Mattias e Pasquoal salvos dos escombros

22 ago, 2017 - 06:59

As três crianças sobreviveram ao sismo que atingiu a ilha de Ischia, ao largo da costa de Nápoles, que fez pelo menos dois mortos e 39 feridos.

A+ / A-
Sismo em Itália. Família retirada dos escombros com vida
Sismo em Itália. Família retirada dos escombros com vida

No meio da tragédia em Itália, há uma história com final feliz. Os cinco membros de uma família foram resgatados dos escombros após um sismo de 4.0 na escala de Richter ter abalado a ilha italiana de Ischia, ao largo da costa de Nápoles.

Os pais e Pasquoal, um bebé de sete meses, foram os primeiros a serem retirados com vida. Após 14 horas, as equipas alcançaram o irmão Mattias, de 11 anos. E, finalmente, foi resgatado Ciro, de sete anos.

“Ciro salvou o irmão”. De acordo com um dos elementos no terreno, citados pelo jornal italiano "Corriere della Sera", após o choque, o menino empurrou o irmão Mattias para debaixo da cama. “Um gesto que certamente lhes salvou a vida”, reconhece. Mais tarde, conseguiu agarrar numa vassoura e usou o cabo para bater contra os destroços, acabando por ser ouvido pelos operacionais.

Segundo o "Corriere della Sera", o sismo terá feito pelo menos dois mortos e 39 feridos, um deles em estado grave, e 2.600 deslocados. A primeira vítima mortal identificada foi uma mulher, atingida por pedras que caíram de uma igreja na localidade de Casamicciola.

Casamicciola, no norte da ilha, parece ter sido a localidade mais atingida, com a derrocada de uma dezena de edifícios, a queda de algumas estruturas e a interrupção do abastecimento de electricidade, segundo a imprensa local, que cita fontes dos bombeiros.

As equipas de bombeiros e protecção civil foram reforçadas há poucos dias na ilha devido a fogos florestais.

A ilha, próxima da de Capri, é um dos destinos turísticos mais populares do Golfo de Nápoles.

Ischia tem registado vários tremores de terra. O mais grave, em Julho de 1883, de magnitude 5,8, fez mais de 2.000 mortos

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) anunciou inicialmente que o sismo, que ocorreu às 20h57 (19h57 em Lisboa), teve uma magnitude 3,6 na escala de Richter, mas horas depois corrigiu a informação para 4,0 de magnitude na mesma escala.

Outros institutos geológicos anunciaram magnitudes diferentes: o Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (US Geological Survey, USGS) avançou com uma magnitude 4,3 e o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (European-Mediterranean Seismological Centre, EMSC) 4,5.

Os três institutos indicaram que o tremor de terra teve epicentro a 10 quilómetros de profundidade, a noroeste da ilha.

O sismo de segunda-feira ocorreu a dias do primeiro aniversário do sismo que fez 299 mortos em Amatrice, no centro do país, em Agosto de 2016.

[Notícia actualizada às 12h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+