Tempo
|
A+ / A-

​“FUGIR, PROTEGER, LIGAR". Os conselhos da PSP em caso de ataque

22 ago, 2017 - 00:06

Portugal mantém nível de ameaça terrorista mas o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP garante que, "desde há alguns meses, tem vindo a proceder ao reforço de vigilância e segurança em áreas e locais de maior concentração de pessoas".

A+ / A-

Fugir, proteger e ligar são os três conselhos básicos de segurança deixados pela Polícia de Segurança Pública (PSP) à população em caso de um atentando.

“FUGIR. Esta é a melhor opção para se proteger. Não tente enfrentar, não tente negociar”, começa por referir a PSP, em comunicado.

Quem não conseguir fugir deve proteger-se. “Esconda-se, barrique-se num edifício ou estabelecimento até que as autoridades cheguem ao local”, recomendam as autoridades.

Por fim, quando em segurança, os cidadãos são aconselhados a ligar para os serviços de emergência.

“Use o 112. A sua descrição dos acontecimentos pode ajudar a polícia. Se estiver escondido, diga onde se encontra, isso vai facilitar o seu socorro”, refere o comunicado da PSP, divulgado poucos dias depois dos ataques na Catalunha.

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP garante que, "desde há alguns meses, tem vindo a proceder ao reforço de vigilância e segurança em áreas e locais de maior concentração de pessoas".

Lisboa começou nos últimos dias a colocar blocos de betão nas zonas mais movimentadas e turísticas da capital, como o Mosteiro dos Jerónimos, Chiado e a Rua Augusta, para evitar um ataque com viaturas como aconteceu nas Ramblas, em Nice ou Londres.

Apesar do grau de ameaça terrorista em Portugal se manter moderado, a PSP sublinha que, em conjunto com a Câmara de Lisboa, “encontra-se a implementar no terreno medidas, que já estavam a ser pensadas há algum tempo, antes dos recentes atentados em Barcelona".

A Polícia garante que estão a implementadas “soluções compatíveis com o acesso rápido para eventuais operações de socorro, em particular por parte dos bombeiros e ambulâncias”, e admite, no futuro, a colocação de barreiras de segurança noutros pontos da cidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • zé pita
    03 set, 2017 vila franca das naves 15:59
    Mas que grandes conselhos ! Se calhar ia-mos parar, dar o corpo ao manifesto e quanto ao telefonar, só se me pagassem a chamada . MAS PRONTO, TEMOS MALTA FARDADA CÁ COM UMA INTELIGÊNCIA !
  • rosinda
    23 ago, 2017 palmela 03:36
    por muito bonito que seja qual sera o interesse de andar a pluir a cidade do porto com fumo de avioes?Quando sera que as pessoas se tornam menos interesseiras e mais ecologicos?
  • Bela
    22 ago, 2017 Coimbra 23:55
    Os conselhos são úteis, na prática nem sempre é possível fazê-lo, há sempre muitos imprevistos. Pelas experiências que já tive, num passado longínquo, acredito que só nos 'safamos' porque acaso.

Destaques V+