Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios. CDS vê "extraordinária falta de coordenação" no terreno

21 ago, 2017 - 19:32

"A única coisa" que o Governo fez foi "arranjar uma porta-voz centralizada em Carnaxide", critica Assunção Cristas.

A+ / A-

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou esta segunda-feira que existe uma “extraordinária falta de coordenação operacional no terreno”, entre as várias autoridades envolvidas no combate aos incêndios, apontando que não vê “o Governo mexer”.

“O que eu ouço é uma grande falta de coordenação no terreno, não vemos o Governo a mexer e a dar indicações mais claras sobre esta matéria. Pelo contrário, manteve tudo como estava, da ministra [da Administração Interna] até tudo por aí abaixo, parece que essa não é a sua preocupação”, disse.

Falando aos jornalistas em Lisboa, à margem de uma visita inserida na campanha autárquica, Assunção Cristas, que é a candidata do CDS-PP à Câmara da capital, apontou que “a única coisa” que o Governo fez foi “arranjar uma porta-voz centralizada em Carnaxide", numa referência à adjunta nacional de operações da Autoridade Nacional da Protecção Civil, Patrícia Gaspar.

“Não parece que isso esteja a resolver o problema operacional no terreno e, portanto, certamente que o senhor primeiro-ministro está a errar no foco nesta matéria”, advogou a líder centrista, acrescentando que “uma porta-voz pode coordenar a comunicação, mas não coordena operacionalmente o que se está a passar nos vários teatros de incêndios um pouco por todo o país”.

Assunção Cristas adiantou que estas informações têm sido apontadas “um pouco por todos: bombeiros, autarcas das várias regiões”.

Falando nas condições meteorológicas, a líder do CDS-PP referiu que este ano “não são piores” do que em anos anteriores, apontando uma diminuição no número de ocorrências.

“Não corresponde à verdade quando se ouve dizer que se atingiram recordes do número de ocorrências este ano, não é isso que os relatórios e os dados mostram”, sublinhou.

Assunção Cristas defendeu ainda que “depois de Pedrógão, era necessário ter visto mais alguma coisa acontecer, e isso não aconteceu”, porque “o que as populações no interior sentem e vão dando nota é de uma grande sensação de abandono”.

“Os fogos continuam a acontecer, continuam a propagar-se, fogos que não tinham razão para se tornarem tão grandes. Este ano tudo parece que alcança proporções desmesuradas”, disse aos jornalistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ó joão
    23 ago, 2017 lis 16:08
    Você fazia melhor!...leve a taça! Comparar com o presente, o que se passava há 70 anos e pretender usar as mesmas técnicas e os mesmos equipamentos, é estar mesmo desatualizado! Sugiro-lhe que não veja tantos filmes do Rambo! Passe bem e que continue a viver por muitos anos!
  • João
    22 ago, 2017 abrantes 21:46
    OH, Ó JOÂO: Por acaso usa óculos ? Se usa, é porque já é pelo menos meio ceguinho. Presidentes de Câmara não são comandantes de bombeiros; os comandantes de bombeiros é que devem pedir reforços a outros concelhos, se lá tiverem bombeiros. Era assim à mais de 70 anos ( EU JÁ ESTOU PROX. DOS OITENTA ) e era o comandante dos bombeiros do concelho onde se registava o fogo, que comandava os reforços que vinham doutros concelhos e estes só atuavam se o comandante do concelho autorizasse e não tenha dúvidas que tudo funcionava bem e SEM TANTO PARASITA A MAMAR, que de fogos apenas sabem que com um fósforo ou isqueiro se faz um fogo, mas combate-lo, não é com paleio e com boinas armados em RAMBOS. Por outro lado e se não é CEGUINHO, já devia ter reparado, que com tanta gente a combater os fogos, tantas viaturas, aviões e helicópteros, os FOGOS SÓ SÃO DADOS COMO EXTINTOS, DEPOIS DE TUDO ARDIDO, ou quando o S.Pedro manda uns baldes de água. MAS NA VERDADE TEM RAZÃO QUANDO DIZ: SANTA IGNORÂNCIA !. Sua, ou minha ? ! Olhe, meus comentários raramente são publicados e se calhar para meu bem, porque não somos anónimos e até por vezes fico grato à R.R., porque se tudo o que penso fosse publicado, já estava preso ou morto. Mas pelo menos desabafo, o que já é uma alegria. Mentalize-se: Quem mais mamar, mais gordo fica e hoje, só tenho pena de não me ter juntado às quadrilhas, pois não ganho nada em andar aqui a LADRAR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! mas não mordo.
  • Ó joão
    22 ago, 2017 lx 17:17
    Consigo ao leme dos incêndios, o concelho arderia todo numa penada! Pense bem antes de debitar como treinador de bancada!...vá dizer isso aos presidentes de câmara quando estão a pedir reforços!...Santa ignorância!
  • joão
    22 ago, 2017 abrantes 12:49
    Sim senhora, é mesmo posição de tacada ! Falta de coordenação ! PUDERA ! Pois é tanto tacho a mandar e que a única coisa que sabem fazer é CHULAR, como pode isto funcionar bem ? CADA CONCELHO COM OS SEUS BOMBEIROS e somente o seu comandante é que deve comandar os seus bombeiros e ponto final. Agora como isto funciona, que na verdade nem FUNCIONA, é só para tachos e empresas de apagar fogos se encherem à custa do povo.
  • Ó bela
    22 ago, 2017 Pt 08:43
    Pois anda, anda! O diabo que pediam que aparecesse e o crime organizado andam por aí! Resta saber qual é a organização que está por detrás disto! Das "esquerdas" parece não ser, pois apoiando o governo não lhes interessa nada em desestabilizar!...
  • Esta
    22 ago, 2017 Lx 08:35
    Continua a jogar bilhar às 2 tabelas porque não vê a terceira! É só show-off! Como não tem propostas credíveis, limita-se a arranjar discurso de diversão para passar o tempo e chamar os media para a promoverem. Será que ainda não percebeu no ridículo em que cai?
  • Bela
    21 ago, 2017 Coimbra 22:39
    Infelizmente, talvez tenha razão. Com tanto incêndio e durante tanto tempo, algo anda mal.
  • António Lapa
    21 ago, 2017 AMADORA 21:07
    Ó Assunção, vai à missa. Chega de tanta baboseira!...
  • João Guedes
    21 ago, 2017 Ovar 20:16
    Já eu vejo é uma incrível falta de vergonha na cara do partido que criou a lei do eucalipto.
  • 21 ago, 2017 aldeia 19:59
    A seguir....vai jogar á bisca lambida?

Destaques V+