Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vai nascer uma ponte transparente de meio quilómetro sobre o rio Paiva

21 ago, 2017 - 19:26

Orçada em 1,7 milhões de euros, a ligação pedonal vai ser instalada a 150 metros de altura. Deverá estar terminada no Verão do próximo ano.

A+ / A-

O Câmara de Arouca adjudica na terça-feira a construção de uma ponte pedonal de 480 metros sobre o rio Paiva à única empresa disposta a executar essa obra, cujo piso transparente estará suspenso a 150 metros de altura.

A construtora que assume a obra é a Conduril, que, nos dois concursos públicos realizados para o efeito pela autarquia, foi a única que não desistiu do processo na fase de definição do preço da empreitada, orçamentada em cerca de 1,7 milhões de euros.

O presidente da Câmara Municipal de Arouca defende, em declarações à agência Lusa, que a reduzida participação nos concursos se deveu ao facto de a nova ponte ser "uma obra especial, tecnicamente muito exigente".

"Vai estar apoiada por apenas dois cabos e ligar ambas as margens do rio na zona da Garganta do Paiva, permitindo apreciar a cascata das Aguieiras e a escadaria monumental dos passadiços a partir de uma cota superior, já que todo o piso será totalmente transparente", explica José Artur Neves.

Com 1,20 metros de largura em toda a extensão, a estrutura em causa chegou a ter um prazo de execução de apenas cinco meses, mas, após desistências com base no argumento de que essa margem temporal era curta, a autarquia alargou o 'deadline' para o dobro do inicialmente previsto.

"Como o primeiro concurso ficou deserto, tivemos que realizar outro logo a seguir, mas, mesmo assim, em cinco concorrentes só a Conduril apresentou um preço para a obra quando convidámos os candidatos a avançarem com valores concretos", realça o presidente da Câmara de Arouca.

O Tribunal de Contas deverá agora aprovar essa despesa "no prazo máximo de dois meses", após o que o autarca pretende arrancar com as obras "logo de seguida, para que fiquem concluídas antes de terminado o Verão de 2018".

José Artur Neves antecipa que, nessa altura, a nova ponte "deverá ter efeito no preço dos Passadiços do Paiva", cujo usufruto custa actualmente um euro por pessoa.

"Mas isso ainda se está a estudar", admite o presidente da Câmara, realçando que esse percurso pedonal sobre o rio superou hoje a marca dos 350.000 visitantes desde que o acesso à estrutura é pago.

"A juntar às 200.000 pessoas que estimámos ter recebido entre Junho e Setembro de 2015, enquanto o percurso funcionou sem controlo de entradas até ser fechado devido a um incêndio, isto dá mais de meio milhão de visitantes nos passadiços", avalia.

"Esses números demonstram bem que esta aposta foi um sucesso tremendo, revolucionou a região e resultou na maior atracção turística do país na vertente de natureza", afirma.

O incêndio florestal que em setembro de 2015 motivou a primeira interrupção no acesso ao percurso integral dos Passadiços do Paiva obrigou a autarquia a "repensar o modelo de acesso" à estrutura.

Segundo José Artur Neves, até essa data o acesso livre ao local resultara "numa avalancha de visitantes" nas localidades de Areinho e Espiunca, onde se situam as duas extremidades do percurso linear de oito quilómetros sobre as escarpas do rio.

"Chegámos a ter cá 5.000, 7.000 e 10.000 pessoas, o que entupia completamente as estradas, parava o trânsito durante horas e criava problemas de gestão muito complicados em caso de evacuação, por exemplo", recorda.

O controlo de entradas revelou-se assim "uma forma de garantir ao local uma afluência contínua, regrada, em que os parques de estacionamento estão adaptados à lotação diária dos passadiços, em que a hotelaria tem capacidade para responder à procura e em que não há pegada negativa sobre o ambiente".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Agostinho Couto
    23 ago, 2017 USA 01:34
    Ca por mim ate acho bem , e uma novidade em Portugal penso que neste momento nao havera nenhuma igual ,,no nosso pais ,,,so espero e que nao apareca por esses lados nenhum elemento da EDP,,faminto de dinheiro e ,,fortuna facil com a idea de construir mais ,umas ,,barragens ,,assassinas como as que poe esses lados ,,proliferam ,,,diabo seja ,,surdo e mudo
  • decadência
    22 ago, 2017 Santarém 22:22
    Será que também já pensaram em construir um quartel de bombeiros ao lado? Penso que será melhor prevenirem-se a tempo!.
  • triste
    22 ago, 2017 amora 12:52
    Para arder e encher alguém de uns bons milhares de euros !
  • DR XICO
    22 ago, 2017 LISBOA 09:13
    Mais uma para arder logo no ano seguinte. As Câmaras municipais do norte que se preocupem com as limpezas das matas, cumprir e fazer cumprir a lei, é uma vergonha SILVAS, GIESTAS ATÉ AO TELHADO DAS CASAS, ARMAZÉNS E PALHEIROS. Os desgraçados dos bombeiros a bulir para salvar as coisas destes porcos, não há asseiros nas propriedades, não há zona de proteção nas estradas de 10m nada é tudo á balda. IRRA QUE É DE MAIS
  • Bela
    21 ago, 2017 Coimbra 22:41
    Para quê? Não haverá algo mais prioritário? Raio de país onde só se procura fazer obras de ocasião.
  • ----------
    21 ago, 2017 ------- 21:13
    Foi uma boa ideia mas começa a ser um bocado cansativo para os locais tanta "confusão" principalmente aos fins de semana! Aumentar preços para "controlar" a coisa...

Destaques V+