Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seis regras para observar o eclipse solar em segurança

21 ago, 2017 - 15:27

Esta segunda-feira é dia de eclipse solar, que será parcial em Portugal. Saiba como observá-lo em segurança.

A+ / A-

Os olhos de muitos cidadãos da Terra vão estar, esta segunda-feira, postos no céu. É dia de eclipse solar, fenómeno que será parcial em Portugal, uma vez que o processo só começa no momento do pôr-do-sol.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), em algumas localidades ainda será possível observar o ponto máximo do eclipse, às 20h22, mas só nos Açores será visível desde o início, às 18h40 (hora local), até ao fim, às 20h13.

O OAL informa que deverá ser possível observar até 22% de área solar coberta em Portugal continental, e até 33% e 28% na Madeira e Açores, respectivamente.


No seu site, o OAl deixa seis regras para observar o sol em segurança:

1 – Nunca observar o sol directamente sem filtros solares oculares.

2 – Nunca usar óculos escuros, vidros negros de fumo, películas ou negativos fotográficos, radiografias, disquetes, CDs, DVDs, filtros de gelatina, polaróides, filtros Wratten, folhas de alumínio em quaisquer ocasiões e circunstâncias na observação do Sol. Não é recomendável o uso de quaisquer filtros de soldador abaixo do #14.

3 – Nunca usar os filtros solares oculares< combinados com binóculos, câmaras fotográficas, telescópios ou outros instrumentos ópticos. estes filtros solares só devem ser usados para observação ocular directa, fazendo intervalos frequentes para descanso para que o olho não aqueça demasiado.

4 – Nunca colocar os filtros solares na ocular do instrumento óptico, ou seja, na lente onde se espreita para ver através dos binóculos ou telescópio. Nesta situação, o filtro solar derrete deixando entrar intensidade suficiente para queimar a retina.

5 – Nunca fazer uso dos filtros solares oculares já utilizados ou que estejam guardados antes de os testar adequadamente porque podem ter microfuros, arranhões ou imperfeições que deixem passar mais radiação do que a permitida. Lembre-se que a queimadura do olho é indolor, o perigo é demasiado e arrisca a sua saúde. Antes de usá-los, deve testar a segurança olhando através deles para uma luz muito forte (e próxima)em casa e procurar por falhas, furos e riscos.

6 – Nunca exceder a observação contínua com óculos de protecção especial por períodos de mais 30 segundos, fazendo sempre intervalos de três minutos de descanso. Evita-se, desta forma, a acumulação de calor na retina. É importante lembrar que o aquecimento da retina não é sentido tal como se sente o aquecimento da pele, uma vez que a queimadura da retina é indolor. Se prolongar demasiado a observação, a retina aquece sem se aperceber e pode causar lesões irreversíveis incluindo a cegueira parcial ou total. Além disso, evita-se que o filtro aqueça em demasia, reduzindo a possibilidade de deteriorar o plástico do filtro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ronaldo Gianforti
    21 ago, 2017 Viseu 18:05
    Boa tarde. Se bem percebi as seis regras só dizem o que nunca deve-se fazer mas nao dizem o que deve ser feito para observar em segurança e para mais quais sao os filtros solares recomendados. Obrigado!

Destaques V+