Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa contra “expulsões colectivas e arbitrárias de migrantes e refugiados”

21 ago, 2017 - 12:34 • Aura Miguel

Francisco pede "assistência consular adequada" aos migrantes e "a garantia de uma subsistência vital mínima".

A+ / A-

“As expulsões colectivas e arbitrárias de migrantes e refugiados não são uma solução." A frase consta da mensagem do Papa Francisco para o próximo Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que se assinala a 14 de Janeiro de 2018.

Na mensagem, divulgada esta segunda-feira, o Papa reitera a sua preocupação pela “triste situação de tantos migrantes e refugiados que fogem das guerras, das perseguições, dos desastres naturais e da pobreza”.

O Papa pede para os migrantes e refugiados “uma assistência consular adequada, o direito de manter sempre consigo os documentos de identidade pessoal, um acesso equitativo à justiça, a possibilidade de abrir contas bancárias pessoais e a garantia de uma subsistência vital mínima”.

“As expulsões colectivas e arbitrárias de migrantes e refugiados não são uma solução idónea, sobretudo quando são feitas para países que não podem garantir o respeito da dignidade e dos direitos fundamentais”, diz o líder da Igreja Católica.

Acolher, proteger, promover e integrar

O Papa pede que, "desde a partida e a travessia até à chegada e ao regresso”, as respostas se articulem “à volta de quatro verbos fundados sobre os princípios da doutrina da Igreja: acolher, proteger, promover e integrar”.

Cada um destes verbos é quase um capítulo com indicações concretas do Papa.

Por exemplo, “acolher significa criar possibilidades mais amplas de entrada segura e legal nos países de destino", "simplificar a concessão de vistos humanitários e para a reunificação familiar” e levar a que "um número maior de países adopte programas de patrocínio privado e comunitário e abra corredores humanitários para os refugiados mais vulneráveis".

Francisco conclui a mensagem defendendo que, “se as capacidades e competências dos migrantes e refugiados forem devidamente reconhecidas e valorizadas, constituem verdadeiramente uma mais-valia para as comunidades que os recebem".

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), este ano já chegaram à Europa mais de 119 mil migrantes, por mar, e 2.410 pessoas estão dadas como mortas ou desaparecidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • antonio Jorge Carnei
    21 ago, 2017 Lagos 20:25
    Ó Sua Santidade.por favor não nos dê mais canções.Só um cego e maior que cego é aquele que não quer ver que parece o seu caso e de outras "boas almas" por sí reunidas .Será que Sua Santidade acha que aqueles pseudo-migrantes /refugas não são emigrantes económicos? e muitos deles a 5ª divisão dos sub-humanos do EI? será que Sua Santidade acha que pode evangelizar sarracenos/maometanos e fazê-los ser cristãos, se não leu leia as notas inciclicas do seu antesessor Bento 16 neste assunto parece-me muito mais actualizado que Sua Santidade.Sabe nós portugueses sabemos muito bem há mais de 500 anos que essa gente não é reciclável mas se tem tanta pena deles poderá colocá-los nos vossos mosteiros e palácios e ainda dar-lhes um subsidio dos cofres do Vaticano.Abra os olhos Sua Santidade e deixe de querer que os nossos se fechem já nos basta os policores Bruxelenses deixe-nos pelo menos acreditar em Deus mas não num Deus ´otário e ingénuo.Quando Cristo diz amai-vos uns aos outros e ofereçam a outra face ao vosso agressor o Maomas ainda não tinha nascido nem a religião de "paz" estava feita.Aquela corja só entende a lei do cassete parece que só os russos sabem como lidar com eles!
  • 21 ago, 2017 19:16
    E quando a Europa estiver cheia de muçulmanos e estes matarem e cremarem os Europeus nas mesquitas que hoje existem o que vai dizer o Papa ? Esta ameaça é real, uma vez que o iman da mesquita de Barcelona deu guarida aos terroristas, ele também terrorista !
  • José
    21 ago, 2017 lousada 14:32
    o sr. Papa que mude o vaticano para o médio oriente. é amante das liberdades e das tolerâncias mas para entrar no vaticano é cada vez mais preciso ser revistado e controlado. abra as portas do vaticano e dê-lhe asilo a todos.
  • Mario
    21 ago, 2017 Portugal 14:24
    Sera que este também já se converteu ao islao nao me admirava nada......
  • Álvaro de Jesus
    21 ago, 2017 Porto 14:06
    Meus Queridos Irmãos da Igreja Católica Apostólica Romana, por favor, ouçam o que o nosso Divino Mestre, Senhor Jesus, está a pedir... Sim, Amados, Ele pede, pois o nosso Divino PAI criou-nos portadores de três Faculdades, onde uma delas é a Liberdade. Por sermos Livres, o Senhor Jesus, o Cristo, pede, e pede para que, dois mil anos depois d' Ele, façamos passar a Sua Mensagem, a qual, segundo Ele, não passou. Neste passar que Ele solicita, consta o ressuscitar da Reencarnação, que muita falta vos faz para poderdes justificar muito do que dizeis pertencer à Lei de DEUS. Sem falardes da Lei de Causa e Efeito, uma das leis inserida nessa Teoria da Reencarnação, não tendes como validar muito do que defendeis, pois faltar-vos-á justos e divinos argumentos. A contrário, se já tivésseis ressuscitado essa Teoria, a qual deixaste de defender aquando do Imperador Justiniano, muito mais fácil vos seria Evangelizar o Povo, qualquer que ele seja, pois aí teríeis os argumentos vindos dessa Lei de Causa e Efeito, a Lei do 'aqui se fazem, aqui se pagam'. Tenham bem presente que o Cristo, nas Suas Cartas, ditadas entre os anos 2000 e 2002, ditou a 'sorte' de todas as Igrejas que seguiram um cristianismo erróneo, e, essa 'sorte', creiam, em nada vos ajuda, pelo contrário. Sou um vosso Irmão, Sacerdote Melquisedeque, que apenas deseja ajudar-vos... Na Luz, Eu Sou Álvaro de Jesus ***
  • António Carlos Pires
    21 ago, 2017 Almada 13:45
    Pergunto ao Papa, quantos milhões a Arábia Saudita lhe distribuiu para a sua obra. Para ter posições tão desastrosas para os cristãos

Destaques V+