Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Fui muito bom a ser um completo idiota”. Morreu o actor e comediante Jerry Lewis

20 ago, 2017 - 18:58

Dizia que o segredo da sua carreira era uma boa dose de infantilidade. Conquistou a América e, quando o público de lá se cansou, foi resgatado pela Europa. Jerry Lewis morreu este domingo, aos 91 anos, junto da família.

A+ / A-

Morreu em Las Vegas, com 91 anos, o actor e comediante norte-americano Jerry Lewis. A notícia está a ser avançada pelo Las Vegas Review-Journal, que adianta a confirmação do óbito pelo agente do actor.

De acordo com a família, o actor morreu este domingo, de causas naturais. “Comediante famoso, actor e lendário animador, Jerry Lewis faleceu hoje, pacificamente, de causas naturais, aos 91 anos, na sua casa de Las Vegas, com a família ao seu lado”, lê-se num comunicado divulgado por familiares.

A sua porta-voz, Candi Cazau, adiantou que o actor morreu pelas 9h30 de Los Angeles (17h30 de Lisboa).

Jerry Lewis nasceu a 16 de Março de 1926 em Newark, Estados Unidos. Filho de artistas de “vaudeville”, tornou-se uma estrela em 1946, quando formou parelha com o cantor e actor Dean Martin. Tornaram-se uma dupla de humoristas de enorme sucesso na década de 1950, em filmes, programas de rádio e televisão e também nos palcos. Chegaram a ter uma legião de fãs histéricos, ao estilo dos que seguiam Frank Sinatra ou os Beatles. Ao fim de uma década, a relação entre os dois terminou de forma brusca e Lewis seguiu com os seus próprios filmes.

Brincalhão empedernido, Lewis chegou a resumir da sua carreira dizendo: “Fui muito bem-sucedido a ser um completo idiota”. O segredo, afirmava, era saber manter uma boa dose de infantilidade.

“Vejo o mundo pelos olhos de uma criança, porque tenho 9 anos”, disse à Reuters em Novembro de 2002. “Mantive-me aí. Fiz carreira a partir disso. É um óptimo sítio para se estar”.

A Europa resgatou-o quando os norte-americanos se cansaram

A personagem que vestia não variava muito de filme para filme. Era o “simplório”, o “maníaco”, gritava e fazia vincadas caretas enquanto enfrentava inúmeras situações fora do seu controlo.

Fez mais de 45 filmes, em cinco décadas de carreira. Nem sempre teve a crítica do seu lado – as suas artimanhas com olhos de vesgo geravam comentários de desprezo –, mas foi um enorme sucesso de bilheteira durante algum tempo.



À medida que o seu tipo de humor foi perdendo público nos Estados Unidos, o inverso aconteceu na Europa: Lewis fazia grande sucesso em França, onde o apelidaram de “rei da loucura”. Em 1984 recebeu mesmo a Legião de Honra, o mais alto título francês – e repetiu-o em 2006, quando completou 80 anos.

Jerry Lewis explicava assim a popularidade deste lado do Atlântico: “Os franceses são muito guiados pelo lado visual, apesar de serem cerebrais. Gostam do que vêem e riem-se. Só mais tarde perguntam ‘porquê’?”

O actor tinha 87 anos quando fez um dos seus últimos filmes, “Max Rose”, que se estreou em 2013. Interpretava um pianista de jazz que questiona todo o seu casamento de 65 anos, quando descobre que a sua mulher pode ter sido infiel. Em 2016 deu ainda vida ao pai da personagem Stone (Nicolas Cage), no filme "Polícias Corruptos".

Desde cedo, o Lewis usou a sua popularidade para chamar a atenção para algumas causas, incluindo a distrofia muscular. Organizou maratonas televisivas de angariação de fundos que, em cerca de 40 anos, conseguiram reunir mais de dois mil milhões dólares.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    21 ago, 2017 aveiro 19:31
    Mais uma Estrela que se apagou . Obrigado Jerry por os hilariantes momentos que vivi ao ver-te nos teus melhores filmes !

Destaques V+