Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Castro Daire

Piloto morre em queda de helicóptero de combate a incêndio

20 ago, 2017 - 13:15

O aparelho combatia um reacendimento em Cabril quando colidiu com cabos de alta tensão.

A+ / A-
Piloto morre em queda de helicóptero de combate a incêndio
Piloto morre em queda de helicóptero de combate a incêndio

Um helicóptero que combatia um incêndio em Castro Daire, Viseu, caiu este domingo às 12h25. A informação foi oficalmente confirmada por Rui Esteves, comandante da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

A notícia tinha sido avançada pela SIC Notícias e confirmada à agência Lusa pelo presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro, e pelo comandante dos bombeiros, Paulo Almeida.

Segundo apurou a Renascença, o aparelho é um Esquilo AS 350 B3 e estava ao serviço da Everjets, colocado no Centro de Meios Aéreos (CMA) de Armamar.

Colidiu com cabos de alta tensão e incendiou-se ao colidir com o chão. O piloto, "experiente" e de nacionalidade portuguesa, morreu. Era o único ocupante do aparelho.

O helicóptero trabalhava no reacendimento de um incêndio, ao final da manhã, em Cabril. O fogo estava, ao início da tarde, a ser combatido por 92 operacionais, 18 veículos e três meios aéreos.

Segundo fonte oficial do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) citada pela agência Lusa, vai dar início um processo de investigação ao acidente.

Este é o terceiro acidente aéreo com mortos ocorrido este ano em Portugal, elevando para oito o número de vítimas mortais ocorridas desde Janeiro.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já lamentou, em comunicado, a morte do piloto.

[Actualizado às 15h47 após conferência de imprensa de Rui Esteves]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Guimarães
    22 ago, 2017 Lisboa 00:27
    O País entregue aos porcos ! Nunca mais ouvi falar os capitães de Abril sobre a grande desgraça que causaram a Portugal!
  • Filipe
    20 ago, 2017 évora 23:20
    Pois é , o ACT devia investigar as horas de descanso neste teatros , porque se na 2ª Guerra Mundial andavam os pilotos munidos de anfetaminas para não dormirem e aguentarem o stress , cafés não chega .
  • rosinda
    20 ago, 2017 palmela 13:34
    O caos instalou-se! Somos um pais a deriva!

Destaques V+