Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caçadores contra permissão de caça em Mértola e Almodôvar

20 ago, 2017 - 00:09

Lembram declaração de calamidade pública por causa dos incêndios que está em vigor até segunda-feira.

A+ / A-

A Federação Nacional de Caçadores e Proprietários (FNCP) e o Movimento de Caçadores "Mais Caça" criticaram que seja possível caçar em Mértola e Almodôvar (Beja), no domingo, e revelaram que vão protestar junto do Governo.

"Vamos pedir um esclarecimento ao primeiro-ministro" sobre "como é que foi possível isto acontecer, a falta de respeito sobre os seus despachos e a falta de respeito destas autarquias perante os cidadãos dos outros concelhos", afirmou à agência Lusa Eduardo Biscaia, secretário-geral da FNCP.

O Movimento de Caçadores "Mais Caça" também se insurgiu, em declarações à Lusa, por a caça ser possível nestes concelhos alentejanos, abrangidos pela declaração de calamidade pública decretada pelo Governo e que vigora até segunda-feira.

"Estamos revoltados por numas zonas se poder caçar e noutras não. Na segunda-feira, vamos apresentar a nossa repulsa perante o primeiro-ministro, a ministra da Administração Interna, o Presidente da República e a Assembleia da República", argumentou José Batista, do Movimento de Caçadores "Mais Caça".

Os autarcas de Mértola e de Almodôvar, Jorge Rosa e António Bota, respectivamente, disseram à Lusa que se vai poder caçar nas zonas florestais locais, no domingo, por indicação da GNR e por ausência de planos municipais de defesa da floresta contra incêndios.

Almodôvar e Mértola são dois dos três concelhos do distrito de Beja - o outro é Odemira - abrangidos pela declaração de calamidade pública com efeitos preventivos, em vigor em 155 concelhos do país.

O diploma do Governo proíbe o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessam.

Na sexta-feira, a GNR anunciou que esta declaração inclui a proibição da prática de caça, cuja época abre no domingo, assim como pesca desportiva e outras actividades.

Contactado pela Lusa, o Comando Territorial de Beja da GNR indicou que, em Mértola, Almodôvar e Odemira, vai ser "permitido que as pessoas tenham acesso aos espaços florestais", no domingo, e que "não há matéria para proibir a caça", porque os planos municipais de defesa da floresta contra incêndios "não estão em vigor" nestes concelhos.

Em Odemira, o presidente da Câmara, José Alberto Guerreiro, disse à Lusa que, apesar de aguardar aprovação pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) da revisão do seu plano municipal, o município "recomendou que não se deve caçar", no domingo, mas esse não é o entendimento dos autarcas de Mértola e de Almodôvar, que afirmaram que vai ser possível caçar.

O secretário-geral da FNCP considerou "lamentável que os comandantes locais da GNR e os autarcas desses dois concelhos não tenham noção do que está a acontecer no país", em matéria de incêndios e dos prejuízos que estes provocaram "na maior parte dos caçadores deste país e nas espécies".

"É uma discriminação em relação a outros concelhos do país e aos caçadores que ficaram com as suas propriedades e casas ardidas. E é uma situação discriminatória em relação às próprias espécies cinegéticas, estão acantonadas e fora do seu habitat", alegou Eduardo Biscaia.

A GNR, continuou, "deveria ter tomado uma atitude diferente e, se tinha dúvidas sobre a aplicação do despacho do Governo, deveria ter pedido esclarecimentos ao gabinete do primeiro-ministro".

"O despacho é para cumprir e a GNR e as câmaras não se podem sobrepor a um despacho governamental", criticou, igualmente, José Batista, do movimento de caçadores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mértola
    21 ago, 2017 Mértola 18:29
    Estes senhores do Mais Caça deveriam louvar os presidentes dos concelhos de Mértola e Almodóvar por defenderem os caçadores e os seus direitos
  • Litos
    21 ago, 2017 Mértola 16:43
    Jota, Enfim....... És um egoista e parvalhão!
  • Jota
    21 ago, 2017 Albufeira 10:59
    Anda tudo maluco.... Agora até parece que onde se caçou é que estava mal. Parece que há alguns caçadores que são iguais aos pans.... Companhia.... Se eu não posso ninguém pode..... Pensei que no mundo da caça isso não acontecesse. Onde não há nem havia razão para não caçar, porque não se poderia caçar. Quanto aos outros locais, talvez os seus representantes não tenham conseguido expor a sua posição convincentemente. Enfim.......

Destaques V+