Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Calor motiva aviso laranja no interior. Máximas aliviam na segunda-feira

19 ago, 2017 - 14:10

As condições atmosféricas têm propiciado a propagação dos incêndios que fustigam o Centro do país. Governo decretou estado de calamidade pública.

A+ / A-

Céu pouco nublado ou limpo e temperaturas a rondar os 40 graus é a previsão meteorológica para este fim-de-semana em Portugal continental. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), só na segunda-feira deverá haver algum alívio no calor.

“De salientar a subida da temperatura máxima no domingo, mais significativa nas regiões Norte e Centro”, diz a meteorologista Cristina Simões à Renascença.

Por isso, foi lançado “aviso amarelo para quase todos os distritos”, sendo que chegará ao laranja em “alguns distritos do interior. Esta situação é para permanecer no domingo e segunda”, adianta.

“A partir de segunda-feira já se prevê uma diminuição da temperatura máxima no litoral das regiões Norte e Centro”, acrescenta ainda.

Os distritos em aviso laranja da meteorologia são Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre e Braga.

A escala tem quatro níveis: verde, amarelo, laranja e vermelho.

O tempo quente é grande responsável pelos avisos para o continente. Na Madeira, a velocidade do vento junta-se às altas temperaturas.

As condições meteorológicas, com muito calor, vento e pouca humidade relativa, têm favorecido a propagação dos incêndios florestais e dificultado o combate às chamas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+