Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump conta história falsa na reacção aos ataques na Catalunha

18 ago, 2017 - 20:57

Não foi a primeira vez que o Presidente norte-americano recuperou episódio, desmentido várias vezes ao longo dos anos, sobre o general John J. Pershing.

A+ / A-

O Presidente norte-americano, Donald Trump, reagiu aos ataques na Catalunha com uma história que nunca aconteceu sobre um general que executou terroristas no início do século XX.

Donald Trump condenou o atentado e, numa segunda mensagem no Twitter, recuperou o episódio falso, para defender mão pesada contra o extremismo.

Não foi a primeira vez que o milionário recuperou o “mito urbano”, desmentido várias vezes ao longo dos anos, sobre o general John J. Pershing, militar que serviu durante a I Guerra Mundial.

Em Fevereiro de 2016, num comício de campanha na Carolina do Sul, Trump contou à multidão que Pershing capturou 50 terroristas islâmicos nas Filipinas, “que tinham causado estragos tremendos e matado muitas pessoas”.

O general mandou depois executar 49 terroristas, com balas embebidas em sangue de porco. Um terrorista foi perdoado e mandado regressar a casa, para servir de exemplo e para contar a história ao seu povo, “e durante 25 anos não houve problemas”, disse Trump.

Os historiadores dizem que não há qualquer prova de que a história seja verdadeira, mas o Presidente norte-americano voltou a recuperar o episódio falso na reacção aos atentados em Barcelona e Cambrils, na Catalunha, que provocaram 14 mortos e 130 feridos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Horacio
    22 ago, 2017 Lisboa 18:13
    Quando morei em nova York ouvia o Trump a dar entrevistas na rádio e na televisão e em geral ou estava mentindo ou estava errado .isso já nos anos 80 quando ainda na era político mas já era celebridade local devido ao divórcio com a Ivana Trump. Ele se metia nos assuntos da cidade e quase sempre exagerava os problemas ou mentia sobre casos como o famoso central park five onde atirou culpas a cinco rapazes por violentarem uma jovem no central park ,quando estes foram absolvidos e os verdadeiros criminosos encontrados Trump continuou a dizer que eram culpados .teve que pagar uma multa indenizatória mas continuou a dizer que tinha razão e depois mais tarde negou que tinha culpado os rapazes. Isto é Trump uma pessoa inconsequente que não pensa antes de falar e que na cabeça dele nunca erra. É comum ver Trump afirmar que tem provas sobre algo .diz que as vai apresentar em breve ,nunca as apresenta e depois nega que disse que tinha provas.a seguir diz que muita gente acredita que aquilo aconteceu que ele leu em vários lugares o que afirmou.ou que "pessoas" muito importantes também acham que ele está certo. O caso mais recente foi a afirmação de Trump que Obama não tinha nascido americano e por isso não podia ser presidente .apesar de isto ser absurdo e apesar do Obama o ter envergonhado em publico apresentando documentos e feito piadas sobre o assunto ,Trump continuo a mentir. Isto é Trump mentiras,exageros,desordem e polêmica.
  • Ó andré
    20 ago, 2017 port 19:05
    Também deves ler muitas historias da carochinha e afirmas que o João Ratão caiu no caldeirão!...Também queres que os historiadores coloquem isto na história?...Vai dar ao banho ao canito!
  • A Trampa
    20 ago, 2017 pt 19:01
    Para além da incultura vê muitos filmes de ficção da treta!...Para os americanos incultos ele deve ser o maior!
  • André
    19 ago, 2017 Lisboa 11:31
    Jornalistas, deixem de se vender aos interesses dos amigos do dinheiro... A história não é falsa. É algo que correu dezenas de anos entre membros do exército americano, só que os historiadores não conseguem encontrar registos de que acontecia. Mas, também aceitamos que existiram centenas de milhões de mortos no Mediterrâneo em 2016, tendo por base declarações de associações de refugiados que usam esses números para exigir a aceitação de refugiados nos países europeus. Se o número for pequeno, não tem espaço para publicidade...
  • Vítor Silva
    19 ago, 2017 Setubal 10:23
    Porque........sempre a criticar está pessoa
  • CArlos Santos
    19 ago, 2017 Porto 09:50
    O mais triste desta noticia é que continua a existir uma grande quantidade de "pessoas" que defendem o trump e as suas accoes, vao na conversa das fake news e afins e recusam-se a enfrentar a realidade como ela é. Um homem que a cada declaracao publica diz tudo e o seu contrário,, que fez fortuna com mafiosos oligarcas russos e italianos, eleito pela direita radical puritana americanana, tem do pior que a humanindade pode produzir. Um dia, os ignorantes que o defendem e atacam outros como os democratas perceberao o erro que cometeram, talvez seja tarde de mais....
  • CArlos Santos
    19 ago, 2017 Porto 09:27
    O mais triste desta noticia é que continua a existir uma grande quantidade de "pessoas" que defendem o trump e as suas accoes, vao na conversa das fake news e afins e recusam-se a enfrentar a realidade como ela é. Um homem que a cada declaracao publica diz tudo e o seu contrário,, que fez fortuna com mafiosos oligarcas russos e italianos, eleito pela direita radical puritana americanana, tem do pior que a humanindade pode produzir. Um dia, os ignorantes que o defendem e atacam outros como os democratas perceberao o erro que cometeram, talvez seja tarde de mais....
  • Ulisses Lusitano
    19 ago, 2017 Amadora 09:20
    Mais uma de um imbecil que chegou a presidente sem saber como. O problema reside no facto dele ser presidente do país que tem o maior arsenal nuclear. O imbecil pede meças a outro idiota que passou por ali, um tal Bush (filho pq o pai era bem mais inteligente). Esta choldra da política é apoiada financeiramente pelos grandes interesses económicos, ideológicamente pela extrema direita, religiosamente pelas seitas e nas urnas pela América profunda e ignorante, manipulada pela TV e que ainda acredita no Pai Natal.O grande problema que agora se coloca nos USA é como é que os republicanos e já agora o mundo, se poderão livrar deste imbecil.
  • Cidália Ramos
    19 ago, 2017 Senhora da hora 05:17
    Nao tendo muito em comum com o regime / ideias que este governante politico possuiu, tentem ser um pouco mais coerentes para todos temos a chance de avaliarmos." Os historiadores dizem que não há qualquer prova de que a história seja verdadeira, mas o Presidente norte-americano voltou a recuperar o episódio falso" Não faz sentido algum....
  • João
    19 ago, 2017 Sintra 00:49
    O Islão não proíbe ninguém de ser alvejado com balas embebidas em sangue de porco. O que o Islão proíbe é que algum fiel consuma porco. Portanto a estória devia ser que obrigaram os "terroristas" a comerem uma boa feijoada ou favas com chouriço, algo que eles provavelmente até iam gostar, acompanhado de um bom vinho tinto. Iam para o Inferno mas morriam com a barriga bem cheia.

Destaques V+