Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Entrada gratuita no Castelo de São Jorge e outros monumentos aos domingos e feriados de manhã

19 ago, 2017 - 10:01

A decisão aplica-se a todos os cidadãos residentes em Portugal. O Padrão dos Descobrimentos também vai abrir as portas.

A+ / A-

A entrada no Castelo de São Jorge e nos outros monumentos da cidade de Lisboa vai passar a ser gratuita aos domingos e feriados, entre as 10h00 e as 14h00.

A medida entrou em vigor no dia 14 de Agosto. O objectivo é alargar aos equipamentos municipais a reposição da gratuitidade no acesso aos monumentos nacionais, a vigorar desde 2 de Julho.

A mudança aplica-se a “apenas aos residentes nacionais”, esclareceu à Renascença a EGEAC, empresa municipal responsável pela gestão dos equipamentos culturais.

Até agora, a entrada no Castelo de São Jorge era gratuita só para os cidadãos residentes no concelho de Lisboa. O Padrão dos Descobrimentos tinha entrada paga todos os dias. E os restantes museus municipais já eram de entrada gratuita para todos aos domingos de manhã.

Para poderem usufruir das condições especiais, os visitantes precisam de apresentar um comprovativo de morada.

A proposta de alteração foi apresentada pelos vereadores do PCP da Câmara de Lisboa e aprovada por unanimidade na reunião da autarquia de 28 de Julho.

“Aquilo que foi aprovado na Assembleia da República diz respeito aos monumentos nacionais. Não aos de âmbito municipal. E, portanto, faz todo o sentido que estas questões de âmbito municipal tenham o mesmo seguimento e o mesmo tratamento”, disse à Renascença Carlos Moura, vereador do PCP.

Na opinião do vereador, os museus e monumentos municipais “deveriam ser até de acesso gratuito durante todo o dia”, aos domingos e feriados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sónia Velez
    20 ago, 2017 Montijo 22:55
    Melhor que nada é uma verdade, mas o dia inteiro seria muito melhor.
  • António Carrilho
    19 ago, 2017 Amadora 17:04
    E os Palácios de Sintra também são grátis.???

Destaques V+