Tempo
|
A+ / A-

Finlândia. Dois mortos e seis feridos em ataque

18 ago, 2017 - 14:57

Ataque em Turku, cidade do sul do país. Suspeito foi detido pelas autoridades.

A+ / A-

Várias pessoas foram esfaqueadas esta sexta-feira em Turku, no Sul da Finlândia. Há registo de pelo menos dois mortos e seis feridos, avança a polícia.

Um suspeito foi baleado numa perna e detido pelas autoridades.

Os motivos do ataque na praça Puutori ainda não são conhecidos, bem como a identidade da pessoa detida.

A polícia ainda não determinou se este ataque está relacionado com terrorismo.

As autoridades lançaram um alerta à população para evitar o centro da cidade de Turku, porque outros suspeitos podem estar em fuga.

A segurança no aeroporto de Helsínquia e nas principais estações de comboios foi reforçada após o incidente em Turku, adianta a polícia.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou "as mais sentidas condolências" ao seu homólogo finlandês pelo ataque que ocorreu no centro de Turku.

"Foi com grande consternação que tomei conhecimento do ataque ignóbil ocorrido hoje em pleno centro da cidade de Turku. Quero, por isso, manifestar a Vossa Excelência o meu maior repúdio por tão vil ataque, que condeno da forma mais veemente", lê-se numa mensagem enviada pelo chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, ao Presidente da Finlândia, Sauli Niinisto.

Na mensagem, divulgada na página da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa transmite, em seu nome e no do povo português, "sentidas condolências, bem como toda a solidariedade" para com o povo finlandês e, de modo particular, para com a população de Turku.

[notícia actualizada às 19h12]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • al
    19 ago, 2017 adelaide 09:05
    ...no panico ....nos estamos todos UNIDOS......os terroristas nao nos vencem .......(coitados daqueles que morrem ) e eles la nos vao vendendo a propaganda do "coitadinho" .....geracao de gente perdida !
  • MOHAMMED
    18 ago, 2017 ARABIA 20:25
    Provavelmente o nome do ataque é Mohammed ou Abdul qualquer coisa..
  • domingos gonçalves
    18 ago, 2017 olhão 20:19
    Para gente que provoca atentados desta natureza não à que ter dó a lei do dente por dente e acabou .
  • Arnaldo Figueiras
    18 ago, 2017 sacavem 18:50
    Pois ! O Salazar mandava que a censura de então, no tempo do outro fascismo, utilizassem um lápis azul para corrigir distorções jornalísticas e Peniche ou Ilha do Sal.. Na Rússia, para além da tal censura, havia um corrector chamado Goulash e Sibéria. Os nazis, tinham outros meios, mais irredutíveis.
  • José Manuel
    18 ago, 2017 Leiria 18:38
    Os países membros da UE deveriam criar um sistema digital tipo controlo de ponto e abrir os postos fronteiriços. Quem não fosse identificado, deveria apresentar o seu passaporte e a sua residência. Em caso de dúvidas, ficaria preso até se averiguar quem é, o que anda a fazer e do que vive.
  • Almague
    18 ago, 2017 Lisboa 17:28
    Está bonito o panorama da UE. E os países da UE a vê los matar e estratégia comum da UE contra o terrorismo nada.
  • rosinda
    18 ago, 2017 palmela 16:57
    Pois rick! Quem diz azul diz verde cor da esperanca!
  • Rick
    18 ago, 2017 Porto 16:35
    A Rosinda tem muita razão, aliás eu até acho que devia haver uma comissão responsável por autorizar as notícias que a comunicação social eram supostas cobrir. Para o efeito deviam ter algo, digamos um lápis azul, para riscar as notícias indesejáveis. Não queremos dar protagonismos, não tem nada a ver com deturpar a imagem da realidade para que as pessoas apenas vejam o que lhes é permitido.
  • José
    18 ago, 2017 Vila do Conde 16:29
    "Em cidade da" ... é que está correto. A cidade não está identificada. Finlândia é um país com muitas cidades.
  • rosinda
    18 ago, 2017 palmela 15:58
    A esta hora na cmtv ja deve haver uma conferencia de imprensa sobre atentados!

Destaques V+