Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Chaves. Ponte romana de Trajano será palco de um jantar galaico-romano

18 ago, 2017 - 13:51 • Olímpia Mairos

Artesãos, gladiadores, senadores, falcoeiros, personagens mitológicas e divindades juntam-se na Festa dos Povos.

A+ / A-

Chaves vai celebrar a história e a cultura dos povos que, em tempos remotos, habitaram e fizeram vida em “Aquae Flaviae”. É a quinta Festa dos Povos, que começa esta sexta-feira e termina no domingo.

Serão três dias de festa e viagem por dois mil anos de história, até ao império de Tito Flávio Vespasiano, que pretende promover a cidade, a gastronomia, o património e atrair visitantes.

O presidente da autarquia, António Cabeleira, diz que a Festa dos Povos valoriza “a matriz local, cultural e social, através da preservação de valores e da constante afirmação da identidade da memória colectiva”.

A iniciativa oferece recriações históricas, cortejos, 30 espectáculos de animação e quatro acampamentos, acampamento galaico, dos soldados pretorianos da Legião VII Gemina Felix, um acampamento com jaulas, onde estão encarcerados os gladiadores, e várias actividades para os mais novos num acampamento infantil.

O evento centra-se nas alamedas de Trajano e do Tabolado e nas ruas circundantes, onde se irão misturar artesãos, gladiadores, senadores, músicos, bailarinos, mendigos, escravos, falcoeiros, personagens mitológicas e divindades.

O programa inclui também a terceira edição dos jogos de “Aquae Flaviae”, que contam com o envolvimento das juntas de freguesia, simulações bélicas entre galaicos e romanos, recriações mitológicas, interpretações musicais e bailados, “circus maximus” (luta entre gladiadores e jogo com varapaus) e vários cortejos diurnos e noturnos pelas principais artérias da cidade.

A ponte romana de Trajano será o palco de um jantar galaico-romano, que será confeccionado por uma instituição particular de solidariedade social do concelho.

Segundo a organização, a Festa dos Povos atraiu no ano passado “mais de 65 mil visitantes” e tem vindo a contar com um envolvimento cada vez maior por parte dos cidadãos do concelho.

“É importante que os flavienses adiram e participem”, apela Carlos França, chefe da Divisão de Desenvolvimento Social e Cultural, defendendo que “está na altura de dar passos para uma outra dimensão porque a Festa dos Povos tem potencialidade para se afirmar como um evento internacional”.

A Festa dos Povos – Mercado Galaico-Romano é organizada pelo município de Chaves e pela empresa Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso.

Aquae Flaviae. A origem

As legiões romanas chegaram ao território há cerca de dois milénios. Fixaram-se onde hoje é a cidade e distribuíram pequenas fortificações, edificaram a primeira muralha que envolveu o aglomerado populacional, construíram a ponte de Trajano, tiraram proveito das águas minerais, implantaram balneários termais, exploraram filões auríferos e outros recursos.

Este núcleo urbano adquiriu tanta importância, nessa época, que foi elevado à categoria de município, quando no ano 79 dominava Vespasiano, primeiro César da família Flavia. Será esta a origem de Aquae Flaviae, designação antiga da actual cidade de Chaves.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+