Tempo
|
A+ / A-

Atentado em Barcelona. Portuguesa de 74 anos entre os mortos, neta está desaparecida

18 ago, 2017 - 11:57

É uma das 13 vítimas mortais do ataque nas Ramblas. A neta de 20 anos está também desaparecida.

A+ / A-
Duplo atentado em Espanha. Detido terceiro suspeito, condutor continua em fuga
Duplo atentado em Espanha

Uma mulher de nacionalidade portuguesa, nascida em 1943 e residente em Lisboa, é uma das 13 vítimas mortais do ataque registado na quinta-feira, nas Ramblas, no centro de Barcelona, confirmou à Renascença o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. A neta, de 20 anos, está desaparecida.

Apesar da lista das nacionalidades afectadas pelos ataques divulgada pelas autoridades não incluir portugueses, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, confirmou a morte de uma mulher de nacionalidades portuguesa, bem como o desaparecimento de outra.

“A informação que conseguimos confirmar, hoje, ainda durante a manhã, foi a de que há, de facto, uma vítima mortal, nascida em 1943, natural da região de Lisboa. Temos também a informação de que há uma segunda pessoa, da qual não se conhece paradeiro, que estaria a acompanhar em turismo esta senhora de mais idade falecida nos atentados de ontem. É em torno dessa preocupação que estamos agora concentrados, para tentar verificar se é possível apurar o seu paradeiro e se eventualmente será ou não uma das vítimas que ainda falta identificar”, disse José Luís Carneiro à Renascença.

O secretário de Estado já informou a família da vítima mortal portuguesa, a quem transmitiu “disponibilidade para apoiar em tudo o que for necessário”, nomeadamente na identificação e nos procedimentos para a trasladação do corpo.

Segundo as informações recolhidas pelo Governo junto dos hospitais que receberam vítimas do ataque, entre os feridos não há portugueses, disse José Luís Carneiro à Lusa, adiantando que há cerca de 35 mil portugueses inscritos nos serviços consulares na região da Catalunha.

“Mas há depois uma população flutuante, sobretudo do fluxo de turismo, fluxo de trabalho, fluxo de investimento, há, de facto, muitos fluxos, que têm como destino Barcelona. Portanto, temos de continuar, como sempre dissemos, a aguardar por todas as informações até às ilações finais”, sublinhou.

Marcelo e Costa acompanham luto da família

O Presidente da República lamentou a morte de uma portuguesa no atentado em Barcelona e deixou uma mensagem aos familiares:

"Não posso deixar de exprimir desde já, em nome de todos o pesar pela morte de uma concidadã numa tragédia relacionada com terrorismo", disse Marcelo Rebelo de Sousa em entrevista telefónica à RTP.

"Acompanho o luto da família", acrescentou ainda o Presidente da República, que censurou aquilo que classifica como um acto "ignóbil".

Também o primeiro-ministro, António Costa, lamenta a morte de uma cidadã lusa, tendo informado que estão neste momento a ser desenvolvidos esforços para encontrar a familiar que acompanhava a vítima.

Barcelona em silêncio em homenagem às vítimas do atentado
Barcelona em silêncio em homenagem às vítimas do atentado
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anonimo
    19 ago, 2017 Porto 03:00
    Sr. eborense com o devido respeito o sr. tenha mas é consideração neste momento triste em que morreu um portuguesa e uma jovem de 20 está desaparecida. O seu comentário é no minimo infeliz, neste momento de dor em que tambem morreram outras pessoas inocentes sem razão, pelo que o mais importante é ajudar aqueles que estão de luto
  • Eborense
    18 ago, 2017 Évora 18:24
    Mais uma choradeira para a Constança.
  • Gonçalo Fezas vital
    18 ago, 2017 Lisboa 12:20
    Gosto da r. R.

Destaques V+