Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jovem de 17 anos é o principal suspeito do ataque em Barcelona

18 ago, 2017 - 09:59

Moussa Oukabir é irmão do primeiro suspeito detido e tido como o condutor da carrinha que atropelou fatalmente 13 pessoas nas Ramblas.

A+ / A-

As autoridades espanholas consideram que Moussa Oukabir é o condutor da carrinha que matou 13 pessoas e feriu mais de 100 pessoas na Praça Catalunha, em Barcelona, na quinta-feira à tarde.

Continua a caça ao homem. Moussa Oukabir tem 17 anos e é irmão de Driss Oukabir, o primeiro dos três suspeitos detidos em Ripoll.

Segundo a agência Efe, os dois irmãos estavam registados no consulado marroquino em Girona e têm dupla nacionalidade (supostamente marroquina e espanhola).

Driss Oukabir tem 28 anos e nasceu em Marrocos. Foi o primeiro suspeito do ataque com uma carrinha Fiat branca.

As primeiras informações sugeriam que Driss tinha alugado a viatura, mas ao final do dia de quinta-feira já se dizia que o marroquino se tinha entregado às autoridades quando viu a sua fotografia circular na internet e nos meios de comunicação social.

Uma vez detido, terá dito à polícia que os seus documentos tinham sido roubados antes do ataque, garantindo que nada teve a ver com o caso. A polícia veio depois afirmar que Driss não era o condutor da carrinha.

A sua detenção ocorreu em Ripoll, a localidade onde vivia, a norte de Barcelona.

De acordo com a sua página no Facebook, entretanto desactivada, Driss Oukabir viveu na cidade francesa de Marselha antes de chegar a Espanha, sendo portador de um cartão de identidade específico para os estrangeiros que vivem no país.

Segundo o jornal “ABC”, Driss já tinha sido alvo de um mandado de captura na sequência de alegados actos de violência doméstica, mas não constava entre os suspeitos de actividades de inspiração jihadista.

O “El País” adianta que o indivíduo já tinha estado preso em Figueres, na Catalunha, tendo sido libertado em 2012.

Fontes policiais adiantaram ainda ao jornal que Driss Oukabir esteve em Madrid no início deste ano. As autoridades estão a tentar perceber com quem se terá encontrado na capital espanhola.

Terá chegado a Barcelona a 13 de Agosto, proveniente de Marrocos, onde nasceu a 13 de Janeiro de 1989, na cidade de Aghbala.

Espanha encontra-se em nível 4 de alerta terrorista, numa escala de cinco. Significa que as autoridades consideram que existe um elevado risco de atentado. O nível 4 foi accionado em Junho de 2015, na sequência dos atentados quase simultâneos em França, Tunes, Kuwait e Somália.

Duplo atentado em Espanha. Detido terceiro suspeito, condutor continua em fuga
Duplo atentado em Espanha. Detido terceiro suspeito, condutor continua em fuga
Barcelona em silêncio em homenagem às vítimas do atentado
Barcelona em silêncio em homenagem às vítimas do atentado
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ângela Veloso
    18 ago, 2017 Lisboa 20:08
    Na verdade, não percebo este ataque. Não há imagens da carrinha a chocar os turistas e os videos dos feridos não são bem definidos. Uma das testemunhas do ataque, é um americano que já apareceu no ataque do «Bataclan» e descreve todo este episódio a sorrir (será que alguém sorri durante um acto desta natureza?) Precisamos de mais dados sobre o que se passou, mas num instante, o estado espanhol (e que estado é este?) encerra as investigações e parte imediatamente para as cerimónias de pesar. É caso para dizer, «se não vos agrada a explicação, é o que têm e mais nada».
  • ZÉ DO TRIGO
    18 ago, 2017 LISBOA 18:00
    ZÉ DO MILHO, só um detalhe: se nasceu a 13 de Janeiro de 1989 tem 28 anos, como a notícia refere e bem, que é a idade de Driss Oukabir o irmão de Moussa Oukabir, este sim com 17 anos. Convém ler com mais atenção!
  • luis
    18 ago, 2017 Lisboa 15:04
    Portugal não tem que ter receio dos actos terroristas deste tipo porque, tem por cá gente que faz pior com a sua irresponsabilidade e com a benevolência para com os terroristas,senão vejamos; Incompetência total da "Protecção Civil" e Juízes que aplicam leis sem fazer mossa. Porque razão está a ser preso um incendiário que foi libertado no ano passado pelos mesmos motivos?Os terroristas já cá estão mas disfarçados. E já agora quem é o responsável por uma árvore cair fazendo os mesmos mortos que os terroristas em Barcelona? Estamos bem servidos.
  • Zé do Milho
    18 ago, 2017 Amadora 14:47
    Só um detalhe: se nasceu a 13 de Janeiro de 1989 tem 18 anos, e não 17. Condolências às famílias das vítimas e as melhoras rápidas para com os feridos.
  • afterlife
    18 ago, 2017 porto 13:59
    Quase toda a gente sabe que o terrorismo esconde as negociatas do petroleo das grandes empresas e dos interessados no negocio em geral, includino todos os governos do mundo e que usam o petroleo. Toda a gente sabe que os terroristas nao estao nem ai para atacar ricos e poderoso. Os illuminati estao sempre em cima destas coisas pois sao eles quem convoca estes acefalos para matar inocentes num ritual de adoracao a satanas ou mais propriamente a Baal. O resto e' conversa e muitos abutres jornalistas a tentar vender o sangue dos inocentes.Infelizmente este e' o mundo real. Pesquisem e espantem-se com o que nao veem no escuro durante o dia!
  • JMC
    18 ago, 2017 USA 13:50
    É exactamente por isso (pelo menos é uma das razões principais) que o povo americano escolheu Donald Trump como presidente dos Estados Unidos––proteger os cidadãos contra o terrorismo. Embora eu não tenha votado nele, Trump gabava muito sobre um fim ao terrorismo. Infelizmente, ao presente momento, não fez practicamente nada para aliviar o problema mundialmente. Como dizemos em inglês, “The beat goes on.”
  • Antonio Rodrigues
    18 ago, 2017 Viseu 13:29
    Tirem os guarda-costas à organização republicana, "EUA" e a todos seus apoiantes, a nível mundial e o mundo viverá em paz.
  • 18 ago, 2017 12:40
    Quando. Se da um ataque terrorista justifica-se a presenca de estado no local uma vez que e uma coisa que ninguem estava a espera de acontecer! Mas quando existe um incendio ou uma queda de arvore nao se justifica a ida ao local de presencas do estado quando elas proprias sao culpadas!
  • rosinda
    18 ago, 2017 pallmela 12:26
    Um pais quenao esta preparado para os incendios tambem nao esta preparado para nada a nao ser tirar forografias e falar para a comunicacao social!
  • TU TAN CAMONE
    18 ago, 2017 VILA NOVA DE TRÁS-DOS-CHOURIÇOS 11:40
    O cenário é o seguinte: se for capturado será julgado e condenado a viver una quantos anos num hotel com cama, mesa a roupa lavada. Três refeições diárias (peq. almoço, almoço e jantar), recreio, biblioteca, sala de jogos, etc, etc. Depois de cumprir a pena, perdão, as fárias pagas, voltará alegremente ao seio dos seus amigos jihadistas a regressará às prtáticas muçulmanas, ou seja, 5 orações diárias e boom-boom de vez em quando para agitar as coisas. A Europa transformou-se num imenso prostíbulo onde qualquer um entra a faz o que quer...

Destaques V+