Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vai viajar? Esta app pode ser útil em caso de emergência

18 ago, 2017 - 09:27

Depois do ataque em Barcelona, o secretário de Estado das Comunidades deixa na Renascença dois conselhos para quem vai ou está de viagem. Um deles pode levar no bolso.

A+ / A-

Existe uma aplicação destinada a todos os portugueses e lusodescendentes que estejam ou viajem para o estrangeiro. O “Registo Viajante” permite que eventuais vítimas de um ataque terrorista ou de uma catástrofe natural sejam mais facilmente contactadas.

“Procurem utilizar a aplicação Registo Viajante, disponível para telemóvel e que permite, em situações [como a do atentado em Barcelona] accionar de imediato o contacto com as autoridades, porque conseguimos detectar quem está nestes locais, e ao mesmo tempo ter os contactos de quem está nestes locais”, afirma o secretário de Estado das Comunidades.

Em directo na Manhã da Renascença, José Luís Carneiro explica que “a aplicação é gratuita” e “os seus dados ficam protegidos no gabinete de emergência consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros”.

Em situações de emergência, “permite identificar imediatamente se há portugueses no local, ter os seus contactos e mobilizar o apoio das autoridades do país de acolhimento àqueles que se encontrem em perigo”.

O “Registo Viajante” permite, deste modo, ter acesso também aos contactos dos portugueses que não estão registados nos postos consulares por estarem num país estrangeiro de modo temporário (em viagem de turismo, por exemplo).

Descarregar a aplicação é um dos conselhos deixado pelo secretário de Estado das Comunidades, em reacção ao ataque em Barcelona, na quinta-feira, onde morreram 13 pessoas.

Ainda no âmbito dos conselhos, José Luís Carneiro pede a “todos os que estejam em viagem que evitem locais de grande concentração populacional”.

Não há notícia de portugueses entre as vítimas

“Até ao momento, entre os feridos que ontem deram entrada nas várias unidades hospitalares, não há qualquer português”, afirma o secretário de Estado das Comunidades.

O mesmo acontece no que toca às vítimas mortais, ainda que não tenham sido identificados todos os corpos.

“Foram identificadas durante a noite quatro das 13 vítimas mortais. Uma tem nacionalidade belga, outras três têm nacionalidade alemã e ainda falta identificar nove dessas 13 vítimas”, adiantou.

Lamentando “estes acontecimentos horríveis”, José Luís Carneiro reafirma que “não há, para já, registo de nenhum português” entre as pessoas directamente afectadas pelo ataque.

Na quinta-feira à tarde, uma carrinha atropelou dezenas de pessoas na Praça Catalunha, em Barcelona, e andou cerca de 600 metros até chocar com um quiosque.

Ao início da madrugada desta sexta-feira, cinco alegados terroristas atropelaram várias pessoas em Cambrils, a sul de Barcelona, tendo sido depois abatidos pela polícia.

No total, há 13 mortos oficialmente confirmados e cerca de 100 feridos, 15 dos quais estarão em estado mais grave. Estima-se ainda que entre as vítimas estejam cidadãos de 24 países.

Até agora, foram detidos três suspeitos na localidade de Ripoll.

O autodenominado Estado Islâmico já reivindicou o ataque.

O que sabemos sobre o atentado às Ramblas de Barcelona
O que sabemos sobre o atentado às Ramblas de Barcelona
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • porra
    18 ago, 2017 carvalhosas 11:33
    Também dá dinheiro, ou só mama?

Destaques V+