Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa. Portugal não sobe “nível de risco"

17 ago, 2017 - 22:11

Atentado de Barcelona com uma carrinha fez pelo menos 13 mortos e mais de 100 feridos.

A+ / A-
O que sabemos sobre o atentado às Ramblas de Barcelona
O que sabemos sobre o atentado às Ramblas de Barcelona

O primeiro-ministro garante que até agora não existe "nenhum indicador" que justifique alteração do "nível de risco" em Portugal depois do ataque em Barcelona e adianta que o Governo não tem conhecimento de portugueses entre as vítimas.

"Os nossos serviços têm estado em contacto com as autoridades espanholas e até ao momento não há nenhum indicador que justifique alteração do nível de risco por parte do país", afirmou o chefe do executivo, António Costa, também em Castanheira de Pera.

Questionado sobre se entre as 13 vítimas mortais e os mais de 100 feridos já confirmados no ataque terrorista em Barcelona existe algum português, António Costa disse que, "até agora", o Governo não tem "qualquer indicação" nesse sentido.

O primeiro-ministro sublinhou ainda que o ataque demonstra, "mais uma vez, que a ameaça terrorista é uma ameaça global".

"Todos temos de estar preparados e temos sempre de nos ir aperfeiçoando", defendeu.

Costa lembrou que esta semana foi promulgado pelo Presidente da República "um diploma muito importante" que permite aos serviços de informações o acesso a dados de comunicações, os metadados.

"A experiência tem indicado ser uma ferramenta muito importante para, em vários pontos da Europa, terem sido evitados atentados", salientou.

António Costa admitiu, contudo, que "é impossível evitar" algumas situações, como a que aconteceu esta tarde em Barcelona, "mesmo com todo o arsenal de ferramentas".

Mas, insistiu, "quanto mais e melhores forem os recursos" para prevenir, "menor é o risco".

Ao final da tarde, o Presidente da República e o primeiro-ministro enviaram uma mensagem conjunta ao chefe do executivo espanhol e ao rei de Espanha manifestando "total solidariedade" e condenando o "ato terrorista" de Barcelona.

O ataque terrorista na capital da Catalunha ocorreu pelas 17h00 locais (16h00 em Lisboa), quando uma furgoneta branca galgou um passeio na zona da Praça da Catalunha, nas Ramblas, gerando pânico na zona diariamente frequentada por milhares de turistas.

Terror em Barcelona. Carrinha atropela dezenas de pessoas
Terror em Barcelona. Carrinha atropela dezenas de pessoas
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isabel Crespo
    18 ago, 2017 lisboa 18:46
    sr antonio costa se voces forem tao bons como a prevencao de fogoa.no caso de alguma ocorrenica,nao me digam que tambem vao culpar o siresp.atencao!
  • rão arques
    18 ago, 2017 penteado 08:52
    Essa posição publica será apenas inconsciência? O Sr. 1º ministro não terá a noção de quem possam ser os principais interessados na divulgação aberta dessa pista? Mandaria o mínimo de prudência guardar essa trovoada seca no silêncio dos nossos corredores.
  • Cidadao...
    18 ago, 2017 Viseu 00:07
    Portugal nao sobe o nivel de risco, mas nao deve facilitar, olhos e ouvidos bem abertos agora mais que nunca. Prevencao, e medidas discretas de proteccao nos grandes centros e locais de muito turismo e fluxo diario de pessoas. Lisboa e Porto. O que este tipo de pessoas quer e mediatismo e publicidade gratuita para a sua causa, nao olha meios, seja onde for. Muita cautela, la por sermos pequeninos, nada quer dizer.
  • Manuel
    17 ago, 2017 Lisboa 23:11
    Fia te na virgem e não corras. Com os incêndios havia muita confiança e morreram 34.

Destaques V+