Tempo
|
A+ / A-

Em directo. Barcelona de luto. Portugal presente

17 ago, 2017 - 16:17 • Ricardo Vieira , Carlos Calaveiras , Conceição Sampaio , Carla Caixinha , Marta Grosso

Ataques na Catalunha acabam com 16 mortos, a maioria dos quais atropelados nas Ramblas, no centro de Barcelona. O Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado.

A+ / A-
Reis de Espanha visitam vítimas. "Não temos medo e nunca teremos"
Reis de Espanha visitam vítimas. "Não temos medo e nunca teremos"

O que sabemos:

  • Dois atentados na região de Barcelona provocaram 16 mortos e mais de 100 feridos
  • O primeiro ataque aconteceu pelas 16h00, de quinta-feira. Uma carrinha branca atropelou dezenas de pessoas nas Ramblas, em Barcelona
  • Autoridades confirmam 14 mortos e pelo menos 100 feridos nesta acção
  • Há ainda dois outros mortos a registar: um foi atacado por um terrorista em fuga; o segundo ataque ocorreu sexta-feira de madrugada, em Cambrils, a 120 km de Barcelona. Terminou com cinco terroristas mortos. Atropelaram várias pessoas antes de serem neutralizados. Uma mulher morreu e cinco outras pessoas ficaram feridas
  • Duas portuguesas morreram: uma de 74 anos, residente em Lisboa, e uma de 20 anos, sua neta
  • O Estado Islâmico reivindicou o ataque
  • Quatro suspeitos foram detidos
  • Autoridades confirmam que há ligação entre o atentado de Barcelona, o ataque de Cambrils e o rebentamento numa habitação em Alcanar, onde estariam a ser preparados explosivos. Uma pessoa morreu


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mendes
    20 ago, 2017 braga 12:26
    a ipocresia deste 1 ministro ja cheira mal entao um homem que nao e catolico que nao acredita o que vai fazer a uma missa
  • Ângela Veloso
    19 ago, 2017 Lisboa 09:49
    Alguém pode dizer o que faziam duas ambulâncias paradas na Plaza Cerda e Hospitalet Plaza Europa às 6 da tarde, uma hora antes do atentado? Segundo alguns habitantes da cidade, helicópteros sobrevoaram a cidade, antes do atentado. Porque razão, algumas mensagens de políticos do PP espanhol a dar os pêsames pelas mortes aparecem nos seus «tweets» muito antes do atentado?
  • fanã
    18 ago, 2017 aveiro 19:58
    Estes cães raivosos não merecem prisão, merecem serem extintos . Está comprovado que o Ódio que os motiva não se pode combater com o Amor. A história da raça humana desde a sua existência, foi escrita com letras de sangue. Está nos nossos genes, somos a maior raça predadora a superfície da Terra. Estamos talvez a viver, o prenúncio de uma guerra global, só que desta vez risca de ser Apocalíptica!
  • Vasco
    18 ago, 2017 Santarém 18:17
    Eu começo por duvidar se teriam mesmo abatido o assassino de Barcelona isto baseando-me pelo que se passa por cá caso dos incêndios, Tancos e agora mais recentemente da árvore caída na Madeira, vejo todos a empurrar as culpas uns para os outros, no dia seguinte a culpa já não é de ninguém e a seguir aparecem mais uns quantos suspeitos e razões diferentes para a suspeição, portanto se na Catalunha as autoridades forem da mesma qualidade de que por cá temos, possivelmente nunca se descobrirá a verdade sobre o criminoso, outra coisa também parece cada vez mais tomar consistência, se não se tomarem verdadeiras medidas contra esta gente e teimarem em não separar o trigo do joio daqui por alguns anos os políticos terão conseguido transformar os verdadeiros europeus todos em Hitlerianos, como derradeira forma de sobrevivência.
  • CAMINHANTE
    18 ago, 2017 LISBOA 17:52
    Depois dos esfaqueamentos na Finlândia, jáse repetiu cena semelhante na Alemanha... por aqui nada se diz?
  • CARLOS GONÇALVES
    18 ago, 2017 ALMADA 15:34
    MEU COMENTÁRIO FOI CENSURADO . TALVEZ A IGREJA SE INCOMODE COMO SEMPRE, DESDE DA IDADE MEDIA SEMPRE SE INCOMODOU. O COMENTÁRIO DO FELIPE ESTÁ MUITO BEM ELABORADO, DE UM RADICAL TOTAL, MAS ENFIM, A IGREJA APROVA . O ESTADO NOVO ACABOU, A IGREJA DA RR PARECE QUE AINDA NÃO ACORDOU PARA A REALIDADE . VIVEMOS NUMA REPUBLICA, ONDE EXISTE UMA DEMOCRACIA, E ONDE EXISTE LIBERDADE DE EXPRESSÃO, MAS PARA A " IGREJA " NO SÉCULO XXI AINDA NÃO ABRIU OU NÃO QUER ABRIR AS PESTANAS PARA A REALIDADE . E VENHO MAIS UMA VEZ ATRÁS, DESDE DA IDADE MÉDIA QUE IGREJA TEM ESTE COMPORTAMENTO. ( NADA A SABER PARA A POPULAÇA , POVO INCULTO É QUE LHES CONVÉM ) .
  • manuel bessa
    18 ago, 2017 lisboa 13:25
    Li num jornal diário de hoje, que ontem houve um colapso com o INEM, não havia ambulâncias disponíveis e parece que ajudaram o Sr. de idade que tinha caído e ferido a cabeça através do telefone !!!!! O mais grave e gostaria de saber se é efectivamente verdade é que o INEM tem 12 ambulâncias em Lisboa!!!!!!!!!!!!!!!!!!. Caso seja efectivamente verdade como é que se resolveria uma situação como em Barcelona.
  • rosinda
    18 ago, 2017 palmela 13:00
    Um estado que veste um colete da protecao civil e vai ao local e um estado de fotografia! Um estado de fotografia e facebook nao pode actuar em caso de catastrofe!
  • desatina carreira
    18 ago, 2017 queluz 12:29
    já são 14 os mortos atualizem-se
  • Paulo Silva
    18 ago, 2017 Lisboa 12:18
    As evidências apontam para a incapacidade dos estados de direito democrático em defender cabalmente os respectivos cidadãos. Creio que a proposta do Sr. Trump ao recordar os resultados do facto histórico ocorrido nas Filipinas há décadas em consequência de uma decisão do General Pershing após uma revolta da minoria muçulmana, não é descabida de todo...Isso, em conjunto com a política de penalização de familiares de terroristas aplicada no estado de Israel, certamente que obteria melhores resultados do que a complacência dos países ditos civilizados na luta contra o terrorismo islâmico...

Destaques V+