Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bruxelas avança com 45 milhões para Portugal

17 ago, 2017 - 11:41

Dinheiro destina-se a região Centro, fustigada pelos incêndios, e a economia do país.

A+ / A-

Veja também:


A Comissão Europeia aprovou esta quinta-feira uma mudança no Programa Regional da Política de Coesão, no sentido de disponibilizar 45 milhões de euros a Portugal.

"Esta reorientação dos fundos ajudará a Região Centro a retomar o seu curso normal e ajudará os portugueses a virar a página deste capítulo doloroso”, afirmou comissária europeia para a Política Regional no final da votação.

“Quero expressar a nossa sincera solidariedade com os portugueses, numa altura em que os incêndios florestais continuam a devastar o país. Também gostaria de manifestar a nossa profunda gratidão àqueles que, em Portugal e no resto da Europa, lutam incansavelmente contra as chamas", adiantou Corina Cretu.

Do total de 45 milhões, 25 milhões de euros podem ser usados para restaurar a capacidade de produção das empresas do Centro do país, incluindo equipamentos e máquinas que tenham sido destruídas nos incêndios.

Outros 20 milhões podem ser investidos em serviços públicos e no restauro das infra-estruturas críticas como reparos nas estradas, restauro dos sistemas de distribuição de água ou substituição de veículos de transporte municipais, acrescenta o comunicado enviado às redacções.

Sandra, a gestora a quem os apoios ainda não chegaram. E há 50 pessoas que dependem deles
Sandra, a gestora a quem os apoios ainda não chegaram. E há 50 pessoas que dependem deles

A decisão no sentido de uma "uma reorientação dos fundos" surgiu na sequência de um pedido de Portugal.

"A UE está pronta para reforçar o seu apoio quando e onde os europeus mais precisam", frisou a comissária europeia.

Dois grandes incêndios começaram no dia 17 de Junho em Pedrógão Grande e Góis, tendo o primeiro provocado, pelo menos, 64 mortos e mais de 200 feridos. Foram extintos uma semana depois e consumiram 10 mil hectares por dia, num total de 53 mil hectares de floresta.

Estes fogos terão afectado perto de 500 imóveis, dos quais mais de 200 eram casas de primeira habitação.

Os prejuízos directos dos incêndios ascendem a 193,3 milhões de euros, estimando-se em 303,5 milhões o investimento em medidas de prevenção e relançamento da economia.

Segundo a Comissão, Portugal continua a ser apoiado pelo Mecanismo Europeu de Protecção Civil no combate aos incêndios florestais que decorrem no país.

Desde 12 de Agosto, depois de um segundo pedido de ajuda de Portugal este ano, o Centro de Coordenação de Emergência da Comissão Europeia enviou mais de 160 bombeiros, 27 veículos e 4 aeronaves de combate a incêndios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    19 ago, 2017 Viseu 21:41
    Todos aqueles ou aquelas que fossem apanhados em flagrante a pregar FOGO deveriam ser condenados a replantar toda a área ardida , independentemente do tempo que tal trabalho demorasse a concluir. Provavelmente da próxima talvez pensassem duas vezes antes de fazer asneiras, isto de ir para a cadeia comer, beber e dormir à conta de quem paga impostos é muito pouco, tinham render, ai tinham!
  • Barbeiro
    17 ago, 2017 Braga 16:33
    Pena é esse dinheiro ir para o bolso dos proprietários dos terrenos que arderam. Não limparam os terrenos, quem sabe? Chegaram ou mandaram chegar fogo, ficaram com os matas limpas e em vez de gastarem dinheiro para limpar ainda vão receber ajuda financeira. enquanto não houver um governo com a coragem de por uma lei, que quem não cuida do que lhes pertence, e está a por em risco bens e vida de outros, não pode ser o proprietário desses terrenos, a que dar poderes autárquicos, para que esses mandem fazer as respectivas limpezas, e apresentar os custos aus proprietários. Caso estes não assumam os custos, a desapropriação desses imóveis, posta em venda para quem assuma as despesas. Penso que seria justo para todos e mais econômico para o País, e menos miséria e tragédias para todos. O Narbeiro
  • rosinda
    17 ago, 2017 palmela 16:30
    Quando e que o homem se convence que o dinheiro nao restitui a vida de quem morre!
  • Antonio H.Fagundes
    17 ago, 2017 Alfornelos 14:28
    Com algum jeito ainda ensaco algum também .Vou tentar .
  • DR XICO
    17 ago, 2017 LISBOA 14:24
    Na proxima reflorestação e recuperação de infraestruturas cometam os mesmos erros: ESTRADAS SEM ZONA DE PROTEÇÃO SEM ARVORES DE PELO MENOS 10M , 50M DA FLORESTA DE CASAS, PALHEIROS, ARMAZÉNS ETC. ASSEIROS ENTRE PROPRIEDADES E CAMINHOS PUBLICOS ETC. Metam a GNR e cãmaras a fiscalizar tudo
  • rm
    17 ago, 2017 14:06
    Com esse dinheiro comprem mais avioes e helicopteros
  • mendes
    17 ago, 2017 braga 13:42
    o dinheiro e sempre bem vindo pena que vai ficar pelo caminho nos bolsos de alguem aos pobres e a quem realmente devia chegar nunca chega
  • Alberto
    17 ago, 2017 FUNCHAL 13:36
    ALERTA! Atenção Sr. Jaime Soares: é urgente ver quanto cabe aos Bombeiros!
  • FIlipe
    17 ago, 2017 évora 12:46
    Seria melhor colocarem a gasolina com desconto 50% para incentivar mais subsídios para arderem Portugal e acabarem de vez com a floresta ou o que resta dela ... até que o Governo devia fazer um cartão desconto aos incendiários e permitir parcerias com hipermercados .

Destaques V+