Tempo
|
A+ / A-

MAI anuncia reforço de bombeiros em Mação e “número recorde de detenções”

16 ago, 2017 - 23:27

A maior parte dos incêndios "tem origem humana negligente ou intencional", afirma ministra da Administração Interna. Desde o início do ano foram detidos 91 suspeitos.

A+ / A-

A ministra da Administração Interna, Constança Urbana de Sousa, anunciou esta quarta-feira à noite um reforço de bombeiros no fogo de Mação, em Santarém, e um “número recorde de detenções” de incendiários.

Constança Urbana de Sousa falava aos jornalistas após uma reunião na sede da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), em Carnaxide.

"A Mação estão a chegar reforços a cada minuto. Estamos com 720 operacionais e vai aumentar para mil", disse a governante, que descreveu um cenário muito difícil, com temperaturas elevadas e o "vento muito muito forte a causar projecções horríveis".

O fogo chegou esta quarta-feira à noite ao perímetro urbano da vila de Mação e obrigou à evacuação de aldeias no caminho das chamas.

O outro incêndio mais preocupante lavra em Vila de Rei, onde estão 420 operacionais e 140 viaturas, destacou a ministra.

Desde as 00h00 desta quarta-feira deflagraram em Portugal um total de 184 fogos, salientou.

Sobre a causa da vaga de incêndios, Constança Urbana de Sousa disse que "a maior parte tem origem humana negligente ou intencional".

"Foram registadas 91 detenções este ano. O número de detenções é um recorde em comparação com períodos homólogos", afirmou a ministra da Administração Interna, que disse ser "prematuro falar em crime organizado".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    17 ago, 2017 aveiro 20:03
    Sr. Mario das 10,46........tem toda a razão , penso exactamente o mesmo!. A saber que nem os cães trabalham de graça !...as mãos destes criminosos estão untadas por quem ????
  • Helena
    17 ago, 2017 Povoa de lanhoso 13:50
    Senhora ministra e o dinheiro do Pedrógão grande?? Vitimas que perderam a vida pessoas que ficaram sem casa familias destruidas por favor e senhora ministra lagrimas de crocodilo a gente dispensa e bem
  • Maria Fumeiro
    17 ago, 2017 Góis 11:47
    Óh senhora ministra podia-nos ter poupado o tempo para dizer o que disse.De qualquer forma há que reonhecer o seu esforço.Mas há um ditado que diz:quem dá o que mais sabe,nada é mais obrigada".Por isso a pobreza da explicação era evitável.Mas obrigado ,mesmo assim.
  • Mario
    17 ago, 2017 Portugal 10:46
    Resta saber quem e que esta por de trás desses incendiários. pois tenho duvidas que todos eles tenham alguma psicose ou problemas patológicos. se isso e verdade entao algo esta muito mal.
  • Cansado disto
    17 ago, 2017 Lisboa 10:43
    Mais tempo de antena desperdiçado para dizer o obvio e que toda a gente (com experiência de vida mínima e com dois dedos de testa) sabe. Já em Pedrógão mentiu descaradamente, disse que assim que soube largou tudo e foi a correr para o local, afirmando que tinha chegado por volta das 20 horas, depois foi filmada pela tvi em direto a chegar ao local às 2 da manhã, ainda a compor os cabelos e com cara de estremunhada. Mau demais, tinha que ser demitida, mas está tudo bem a culpa é da Pt. O outro faz o contrato ruinoso de ppp do siresp, que nunca funcionou, gastam mais 200 milhões e continua a não funcionar, mas está tudo Espetacular!!! Consequências, responsabilidade ZERO!!!
  • Francisco
    17 ago, 2017 Lisboa 08:05
    As populacoes sabem quem sao os responsaveis Quando as populacoes comecarem a agir em defesa propria os incendios irao regredir Poupavam se fundos e meios a PJ e tribunais ,libertavamo nos de muitos criminosos que nos destroem.
  • joao123
    17 ago, 2017 lisboa 07:36
    Os telejornais em vez de estarem sempre a passar imagens de chamas deviam era passar a cara dos incendiários
  • passado adiado
    17 ago, 2017 lisboa 06:58
    não há dúvida, desde que temos uma "porta-voz" para o ponto de situação dos incêndios que tenho a sensação de estes cada vez serem mais. só pode ser impressão minha! e mais ainda estava a fazer muita, mas muita falta esta "porta-voz" . . . como é bom a política na Tugolândia!
  • Fausto
    17 ago, 2017 Lisboa 01:33
    90 devem ser 180...uma conspiração para arder a floresta...ou loucura coletiva...
  • Antonio Azevedo
    17 ago, 2017 Calvaria 01:33
    Com tantos records batidos esta Ministra precisa de ser louvada com algumas medalhas de ouro... So falta marcar a data, porque para a entrega o nosso Presidente ou o Chefe do Governo podem e devem encarregar-se de tal missão!

Destaques V+