Tempo
|
A+ / A-

MP abre inquérito às viagens de políticos pagas pela Huawei

16 ago, 2017 - 19:53

O caso já motivou uma saída do Governo e está sob investigação.

A+ / A-

O Ministério Público abriu um inquérito ao caso das viagens de políticos pagas pela Huawei, a multinacional chinesa de equipamentos para redes e telecomunicações, confirmou Procuradoria-Geral da República à agência Lusa.

Após a recolha de elementos por parte da PGR, estes foram enviados para o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP) “para inquérito”, encontrando-se o assunto a ser investigado, respondeu o gabinete de imprensa da Procuradoria.

Na última quinta-feira, o jornal Observador noticiou uma quebra do Código de Conduta por parte do adjunto do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Nuno de Almeida Barreto, indicando que este “fez uma viagem à China em que a estadia foi paga pela empresa chinesa [Huawei] em Janeiro de 2017”, já depois de ter sido aprovado o Código de Conduta do Governo.

No mesmo dia, Nuno Barreto colocou o lugar à disposição e foi exonerado do cargo.

Ao abrigo do Código de Conduta, “os membros do Governo abstêm-se de aceitar a oferta, a qualquer título, de pessoas singulares e colectivas privadas, nacionais ou estrangeiras, e de pessoas colectivas públicas estrangeiras, de bens, consumíveis ou duradouros, que possam condicionar a imparcialidade e a integridade do exercício das suas funções”.

Segundo o Observador, estão também em causa deslocações feitas por Sérgio Azevedo, deputado e vice-presidente da bancada do PSD, Ângelo Pereira, vereador do PSD na Câmara de Oeiras e candidato nas próximas eleições autárquicas, e Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia da Estrela, em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    17 ago, 2017 Seixal 17:33
    É incrível. Onde há vigarice e corrupção lá está a gente dos partidos que estão no poder à quarenta anos. Como é costume o PSD voltou a ganhar. PSD 3 PS 1.

Destaques V+